sábado, 22 de março de 2008

Relatório de Atividades - 2003 e 2004.

A Ação Cultural foi criada em reunião realizada no dia 13 de agosto de 2004, na Casa da Cidadania, na Rua Maruim, 333, no centro de Aracaju. A entidade tem como missão e fim institucional criar condições e oportunidades para que crianças e jovens possam desenvolver plenamente o seu potencial como pessoas utilizando programas culturais com conscientização cidadã.

A entidade é composta por artistas e produtores culturais emergentes, além de educadores envolvidos com atividades de arte-educação na periferia. Os esforços para criar uma entidade desse tipo, vêm desde o ano de 2002, no Conjunto Jardim, município de Socorro. No entanto, após diversas reuniões no local o projeto não logrou êxito. Esse mesmo esforço foi desenvolvido pelo grupo de jovens Conexão com a Vida, no bairro São Conrado e Orlando Dantas, durante o mesmo período, sem também obter sucesso.

Vista panorâmica do Conjunto Jardim. (igreja católica ao fundo)2004

Grupo Artes em Dança, 2001

Vista panorâmica do Conjunto Jardim.



A criação da entidade em 2004 reuniu remanescentes dessas duas iniciativas e outros agentes culturais da periferia sujeitos de uma mobilização vitoriosa em torno da aprovação pela Câmara Municipal de Aracaju da Lei que cria o Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), que tem como objetivo apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades artístico-culturais, realizadas principalmente por jovens de baixa renda e de regiões do município desprovidas de recursos e equipamentos culturais.

Como o esforço de mobilização envolveu diversos artistas individuais, representantes de grupos culturais e entidades, a articulação recebeu a denominação de Rede PROVAI e foram realizadas algumas iniciativas que estão incorporadas neste relatório (em virtude de uma parte dos diretores e sócios da Ação Cultural terem tomado parte nestas ações).

Com o esvaziamento das reuniões da Rede PROVAI o grupo dos agentes culturais “resistentes” resolve priorizar o fortalecimento da Ação Cultural.

1 – Viagens de intercâmbio e troca de experiências junto a entidades, fóruns de debates e conferências.
.Julho de 2003 – Viagem à Fortaleza para conhecer a experiência da Escola de Dança para a Integração Social da Criança e do Adolescente (Edisca) e Associação Curumins. Zezito, Cristiane e Sandra.

Agosto de 2003 – Viagem à Salvador para participação no Seminário Cultura para Todos, promovido pelo Ministério da Cultura. Zezito

Novembro de 2003 – Viagem a Recife para participar do Seminário de Preparação do Fórum Mundial de Cultura. Zezito, Edílson e Elian.

Dezembro de 2003 – Viagem a Recife para participar da I Conferência de Cultura da Cidade do Recife. Zezito

Junho/Julho de 2004 – Viagem a São Paulo para participar do Fórum Mundial de Cultura. Zezito

Novembro de 2004 – Viagem a Recife para participar do Fórum Social Nordestino. Zezito

Dezembro de 2004 – Viagem a Salvador para conhecer o trabalho do Centro de Referência Integral para Adolescentes. Zezito, Denisson e Marcos.

2 - Participação em eventos políticos para destacar a importância da atenção, apoio e incentivo ao protagonismo juvenil através das ações culturais.
Abril de 2004 - Apresentação do Programa VAI na tribuna livre da Câmara de Vereadores por Josenilsom (Neném), do Grupo Conexão com a Vida.

Maio de 2004 - Participação nos debates da audiência pública que a Câmara Federal promoveu em Aracaju para recolher sugestões para a elaboração do Estatuto da Juventude. Zezito.

3 - Realização de evento para visibilizar as iniciativas e realizações, os produtos e resultados de seus trabalhos e projetos, a relevância social dos artistas e grupos envolvidos na mobilização em torno na lei que institui o Programa VAI.
MAIO DE 2004 - MOSTRA ARTE E CIDADANIA NO TEATRO JUCA BARRETO.
Diversas empresas e pessoas foram contatadas e apoiaram a realização, os grupos mostraram o seu talento, foi formada uma equipe de colaboradores voluntários que contribuíram para o sucesso do evento, sendo a divulgação através dos cartazes, faixas e divulgação na imprensa bastante satisfatória.
O teatro Juca Barreto ficou lotado e todas as avaliações comprovam a qualidade do trabalho artístico e a competência da equipe de voluntários.
Apresentação do Grupo de Dança Ecarte na 1º Mostra Arte e Cidadania.

Apresentação do Grupo de Dança da Juventude Franciscana na 1º Mostra Arte e Cidadania.

Apresentação do Grupo

Apresentação do Grupo Pro Cena de Espetáculos na 1º Mostra Arte e Cidadania.

Apresentação da Cia de Dança Rick di Karllo na 1º Mostra Arte e Cidadania.
A

4 – Divulgação das iniciativas culturais na imprensa
Fevereiro de 2003 - Com arte e com afeto (artigo) – Bilhetim (informativo do Centro Sergipano de Educação Popular)

Julho de 2003 – Arte a serviço da cidadania (reportagem) – Jornal Cinform

Abril de 2004 – “Programa VAI” (artigo) – Jornal da Cidade

Abril de 2004 – “A política cultural de Aracaju na contramão da história”. (artigo) – Jornal Cinform

Maio de 2004 – Reportagem no programa Sergipe Comunidade da Tv Sergipe sobre o Programa VAI.

Maio de 2004 – “Um outro mundo é possível, um outro olhar é necessário”. (artigo) – Jornal da Cidade.

Maio de 2004 – “Arte e Cidadania” (nota de coluna social) – Jornal da Cidade

Junho de 2004 – “Sergipanos participarão do Fórum Cultural Mundial”. (reportagem) – Jornal Cinform

Dezembro de 2004 – “Cultura para quem precisa de emprego, paz, auto-estima, alegria e saúde”. (artigo) – Jornal Cinform

5 – Eventos de Formação
Agosto de 2003 – 2º Fórum de Políticas Públicas no Conjunto Jardim
Tema – Arte e Cultura nos Rumos da Cidadania.
Realização – Rede de Agentes Culturais do Conjunto Jardim

Setembro de 2004 - Realização do módulo I da Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Socioculturais tendo como facilitador Álvaro Pantoja do Centro Nordestino de Animação Popular do Recife/PE e que contou com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil.
Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais

Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais.


6 - Dificuldades e Frustrações
No final de 2004 foi elaborado, discutido e aprovado texto e abaixo assinado para obter assinaturas para sensibilizar o Prefeito de Aracaju visando a implementação do Programa VAI. Infelizmente poucos agentes culturais se mobilizaram e só foram coletadas 150 assinaturas.

Nenhum comentário: