segunda-feira, 14 de julho de 2008

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA ONG AÇÃO CULTURAL – 2007

CONQUISTAS
O ano de 2007 foi um ano marcado por uma grande conquista relacionada ao prêmio do BNB que destinou R$10.000.00 para o 3º Fórum Popular de Cultura, realizado em novembro.
Foi um ano marcado também por uma grande expectativa referente a eleição do novo governador, Marcelo Déda e pela escolha do Professor Luiz Alberto como Secretário de Cultura e dos diretores dos equipamentos culturais ligados a Secretaria de Estado de Cultura, inclusive o diretor –presidente da Ação Cultural, José de Oliveira Santos, “Zezito”, foi convidado para assumir a direção do Complexo Cultural “O Gonzagão” .
Foi um ano também de eleições internas e a escolha do nome para ocupar o cargo de diretor-presidente, recaiu sobre o nome do Professor Maxivel Ferreira, escolhido em 19 de agosto e com mandato até 2010.
Em 2007 a sede da Ação Cultural foi transferida para a Academia Rick di Karllo, no Conj. Eduardo Gomes, no municipio de São Cristóvão, local de ensaios da Cia de Dança Rick di Karllo e do Grupo de Teatro Procena de Espetáculos, ficando o local situado à Rua Goiás no bairro Siqueira Campos (Aracaju) como subsede.
Maxivel Ferreira - Diretor Presidente da Ação Cultura (2007-2010)

Ensaio da turma de dança infanto-juvenil da Cia de Dança Rick di Karrlo - 2006

Apresentação da Cia de Dança Rick di Karrlo - 2006
A convite de Zezito a Ação Cultural se somou ao esforço de organização do Consórcio Cultural do Conj. Augusto Franco e Adjacências, inicialmente através da participação de Jeane Marcelino, da Lucy Guerra e atualmente através de Irene Smith. O Consórcio Cultural tem como objetivo reunir os agentes culturais ligados, principalmente do território onde “O Gonzagão”está localizado para buscar capacitação na área de gestão e produção cultural, desenvolver parcerias para potencializar as iniciativas culturais populares e buscar meios que possibilite dar visibilidade aos artistas e grupos culturais emergentes.
Uma conquista importante é o tempo de registro da Ação Cultural, a qual em dezembro de 2007 completou dois anos tornando possível requerermos o titulo de utilidade pública e a inscrição de projetos para a Lei Rouanet.

Oficina de Intercâmbio com os bailarinos participantes da II Mostra Arte e Cidadania.
Outra grande realização em janeiro de 2007 foi a II Mostra Arte e Cidadania no Teatro Lourival Batista e que reuniu artistas e grupos ligados a Academia de Dança Rick di Karllo, Projeto Ecarte entre outros.
No ano de 2007 a Ação Cultural assumiu a coordenação da realização dos Encontros de Danças Circulares que trouxe à Aracaju, o educador Àlvaro Pantoja, radicado na cidade de Olinda(PE) e que reuniu em dois finais de semana 25(vinte e cinco) pessoas envolvidas com atividades educativas e terapeuticas em diversos lugares como escolas, entidades sociais, órgãos públicos, empresas etc..
O informativo da Ação Cultural teve uma edição impressa lançada no primeiro semestre.
O blog foi reformulado e mantido, atualmente está em novo endereço. http://acaoculturalse.blogspot.com

Ações não realizadas
Uma das metas não cumpridas foi a conclusão do vídeo documentário sobre o trabalho desenvolvido no Conjunto Jardim e no Conjunto Eduardo Gomes, em parceria com a Academia Rick di Karrlo. Houve o inicio da gravação de entrevistas no Conjunto Jardim e que estão arquivadas e dispomos também em arquivo de entrevistas levadas ao ar através do programa Sergipe Comunidade da Tv Sergipe(afiliada local da Rede Globo). Algumas delas estão disponíveis no endereço http://consorciocultural.blogspot.com
Outra meta não realizada foi o fórum de cultura local, no bairro industrial.
Uma frustração foi a não realização do show com o a cantor, compositor, poeta e educador popular Zé Vicente, natural do Ceará, a despeito de uma série de reuniões realizadas na sede provisória da Ação Cultural, as quais contaram com uma expressiva participação de representantes de entidades sociais e grupos culturais, seria a quarta vinda do artista, cujo perfil e trabalho é definido pelo site MPBnet da seguinte maneira:
“Zé: artista, cidadão, ecologista, místico. Um apaixonado por seu povo, sua terra, pátria, planeta, suas raízes sagradas. Através de Shows e das Oficinas de Arte-Vida, Zé Vicente vai sensibilizando pessoas com sua poesia e música criativa , em sintonia permanente com as grandes causas humanas, sociais e ecológicas do nosso tempo.”
.

Nenhum comentário: