quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ATUAÇÃO DA ONG AÇÃO CULTURAL

ATUAÇÃO DA ONG AÇÃO CULTURAL

A Ação Cultural busca fortalecer o trabalho de agentes e grupos culturais que atuam na periferia, realizando de forma compartilhada: reuniões, pesquisas de diagnóstico, oficinas de elaboração de projetos, produção de artigos/release, organização de portfólios, fóruns de debates e oficinas e mostras artísticas.
Para garantir um alcance mais amplo e eficaz das atividades elencadas acima, a Ação Cultural tem buscado participar de fóruns e redes, como também incentivar a participação dos agentes e grupos culturais comunitários nesta modalidade de organização.

Rede de Agentes Culturais do SEBRAE (participante) – 2001/2002
Rede de Agentes Culturais do Conjunto Jardim (mobilizadora) – 2002/2003
Rede do Programa de Iniciativas Culturais (mobilizadora) – 2003/2005
Rede Sergipe de Cultura (participante) – 2005/2006
Fóruns Populares de Cultura (organizadora e mobilizadora) – 2005/2006/2007
Consórcio Cultural do Conjunto Augusto Franco e Adjacências. (participante e mobilizadora) – 2007/2008/2009

Principais atividades culturais desenvolvidas pela Ação Cultural

2003 e 2004 - Nesse período, sem a personalidade jurídica Ação Cultural e atuando como Rede de Agentes Culturais do Conjunto Jardim e Rede do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (PROVAI).

Agosto de 2003 – Realização do 2º Fórum de Políticas Públicas no Conjunto Jardim, município de Nossa Senhora do Socorro, com o tema: Arte e Cultura nos Rumos da Cidadania.

2003/2004 - Mobilização vitoriosa em torno da aprovação, pela Câmara Municipal de Aracaju, da Lei que cria o Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), que tem como objetivo apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades artístico-culturais realizadas principalmente por jovens de baixa renda e de regiões do município desprovidas de recursos e equipamentos culturais.

Maio de 2004 – Realização da I Mostra Arte e Cidadania no teatro Juca Barreto (Cultart)- Aracaju.





Setembro de 2004 – Realização do módulo I da Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Socioculturais, tendo como facilitador Álvaro Pantoja, do Centro Nordestino de Animação Popular do Recife-PE, com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil.

2005

Janeiro - Escolha de integrante da Ação Cultural, como delegado representando Sergipe no I Seminário de Culturas Populares em Brasilia.

Maio – Realização do I Fórum Popular de Cultura.

Outubro - Escolha da Secretária da Ação Cultural, Lucy Paixão, como delegada representando a cidade de São Cristóvão, na I Conferência Nacional de Cultura

2006

Todo o ano – Realização de oficina de dança na casa Santa Zita, no bairro Siqueira Campos, em parceria com a Companhia de Dança Rick di Karllo.

Fevereiro – Criação do blog http://acaocultural.blig.ig.com.br(inativo) atualmente http://acaoculturalse.blogspot.com

Março – Realização de oficina de teatro com jovens do bairro Coqueiral

Março – Lançamento do numero 1 do boletim informativo impresso da Ação Cultural.

Julho a Dezembro – Realização do Projeto Oficinas Ecarte (Educando com Arte) - Teatro e Dança - no Conjunto Jardim, município de Nossa Senhora do Socorro, com o patrocínio do Colégio Leão Magno Brasil.

Agosto – Realização do II Fórum Popular de Cultura – Tema: “A inserção dos jovens na sociedade através da arte”, no Espaço Sebrae, em Aracaju, com o patrocínio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

Setembro - Eleição de integrante da Ação Cultural , para compor a delegação de Sergipe no I Encontro Sul-Americano das Culturas Populares e no II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, em Brasília, promovido pelo Ministério da Cultura.

Agosto, Outubro e Dezembro - Participação de dirigentes e colaboradores nos módulo I, II e III do curso de Gestão Cultural promovido pela Rede Sergipe de Cultura.

Novembro - Apoio à iniciativa de mapeamento de experiências sociais com arte e cultura que envolve jovens no Estado de Sergipe, promovida pela Ong Centro de Estudos em Políticas Públicas do Rio de Janeiro.

Dezembro - Escolha do projeto “III Fórum Popular de Cultura” no concurso de projetos do Prêmio BNB, edição 2007.

2007
Janeiro - Realização da II Mostra Arte e Cidadania no Teatro Lourival Batista.

Agosto - Escolha do nome do Professor Maxivel Ferreira, para o cargo de Diretor-Presidente.

Setembro - Transferência da sede da Ação Cultural para São Cristóvão.

Novembro – Realização do 3º Fórum Popular de Cultura

A partir de maio de 2007 - Participação da Ação Cultural no esforço de organização do Consórcio Cultural do Conj. Augusto Franco e Adjacências. O Consórcio Cultural tem como objetivo reunir os agentes culturais ligados, principalmente, ao território onde “O Gonzagão” está localizado, visando buscar capacitação na área de produção e gestão cultural, desenvolver parcerias para potencializar as iniciativas culturais populares e buscar meios que possibilitem dar visibilidade aos artistas e grupos culturais emergentes.

A partir de 2007 - A Ação Cultural assume a coordenação da realização dos Encontros de Danças Circulares (semestrais), que é realizado desde o ano de 2001 em Aracaju, trazendo à nossa capital o educador Àlvaro Pantoja, radicado na cidade de Olinda(PE)

Confira mais detalhes abaixo:



Nenhum comentário: