sexta-feira, 23 de abril de 2010

MOSTRA Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto

Encontros e Práticas em ARACAJU

Acontece no dia 30 de abril, a Mostra “Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto – Encontros e Práticas em Aracaju”, quando multiplicadores e praticantes do método criado pelo teatrólogo Augusto Boal se reúnem para discutir seus saberes e práticas. Na ocasião será apresentada uma peça teatral “Fora preconceito” com atuação de um dos grupos de Teatro do Oprimido de Aracaju. Ao final da apresentação alguns espectadores serão convidados a subir no palco e, trocando de lugar com o protagonista, mostrar alternativas aos problemas encenados. O espectador da sessão de Teatro-Fórum (espect-ator) não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido e/ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida.


A programação da Mostra conta ainda com: o lançamento do livro póstumo do teatrólogo e ensaísta Augusto Boal, A Estética do Oprimido, considerado o testamento artístico do autor; uma exposição de produtos artísticos produzidos pelos grupos locais, palestras, exibição de um curta metragem. No dia anterior (29/4) os praticantes do Teatro do Oprimido em Aracaju participam de uma oficina teórica e prática da Estética do Oprimido ministrada pelos curingas do Centro de Teatro do Oprimido (www.cto.org.br).



As atividades do evento integram o "Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto", cujo objetivo é a capacitação e acompanhamento de novos multiplicadores do método Teatro do Oprimido em dezoito estados brasileiros e quatro países da África lusófona (Moçambique, Guiné-Bissau, Senegal e Angola), é uma realização do Centro de Teatro do Oprimido com patrocínio do Ministério da Cultura por intermédio do Programa Cultura Viva.



PROGRAMAÇÃO – 30 DE ABRIL, SEXTA-FEIRA



17:00h - Abertura da exposição



18:00h – Abertura com palavra de Monique Rodrigues, curinga do Centro de Teatro do Oprimido (CTO), seguido de exibição de curta metragem sobre as atividades do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto no Brasil e na África lusófona.



18:30h – Lançamento do livro A Estética do Oprimido, com palestra de Geo Britto, sociólogo e curinga do CTO, a respeito da aplicação desta técnica no Projeto.



19:00h – Apresentação de Sinestesia do Poema com o Grupo Nova Imagem.



19:30h – Apresentação da peça “Fora Preconceito” com o grupo Dilemas da Vida, seguido de Teatro-Fórum. Sinopse: A peça retrata a história real de Amélia, usuária da saúde mental, que possui grande desejo de ser pintora. Contudo, ao tentar se matricular na Escola de Artes da cidade é surpreendida pelo preconceito de João, professor da escola, que a impede de entrar no curso quando descobre que Amélia é usuária de um Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Para João e grande parte dos alunos dizem que “maluco” não tem o direito de estar cursando uma escola tradicional. Sobre o Grupo: O grupo Dilemas da Vida existe há um ano e é formado por usuários do Caps Liberdade.



20:30h – Coquetel



O CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO



Surgido em 1986, o Centro de Teatro do Oprimido (CTO) é um centro de pesquisa e difusão, que desenvolve metodologia específica do Teatro do Oprimido em laboratórios e seminários, ambos de caráter permanente, para revisão, experimentação, análise e sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. Nos laboratórios e seminários são elaborados e produzidos projetos sócio-culturais, espetáculos teatrais e produtos artísticos, tendo como alicerce a Estética do Oprimido. A filosofia e as ações desta instituição visam à democratização dos meios de produção cultural, como forma de expansão intelectual de seus participantes, além da propagação do Teatro do Oprimido como meio, da ativação e do democrático fortalecimento da cidadania. O CTO implementa projetos que estimulam a participação ativa e protagônica das camadas oprimidas da sociedade, e visam à transformação da realidade a partir do diálogo e através de meios estéticos. Dessa forma o CTO desenvolve projetos na área da educação, saúde mental, sistema prisional, pontos de cultura, movimentos sociais, comunidades, entre outros. Por conta de sua natureza humanística e do potencial do Teatro do Oprimido, está atuante em todo o Brasil e em países como Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal.



SERVIÇO



Evento: Mostra Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto - Encontros e Práticas em Aracaju

Local: Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória

Endereço: Rua Dr. Leonardo Leite s/n°, 13 de Julho

Tels: 3179-1907 e 3179-1935

Capacidade de público: 200 pessoas
Horário: 17 às 20h

Classificação indicativa: LIVRE

ENTRADA FRANCA



ATENDIMENTO À IMPRENSA



Ney Motta | Centro de Teatro do Oprimido
Assessor de Comunicação
(21) 2539-2873 e 8718-1965

Um comentário:

Unknown disse...

rapaz perdi essa...