sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Primeiro dia do workshop Secult/Itaú Cultural discutiu novas mídias

 25-11-11, 08:01

Sob a temática ‘Elementos Atuais de Gestão Cultural’, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) abriu com êxito nesta quinta-feira, 24, a 2ª edição do Workshop Secult/Itaú Cultural. O evento, que visa estimular o gestor a procurar o aperfeiçoamento de suas habilidades, ampliando seu repertório em áreas imprescindíveis à boa execução do trabalho de administração no setor cultural, está ocorrendo no auditório do Palácio Museu Olímpio Campos e vai até o dia 26 de novembro.

Entre as pautas de discussão estão cultura e novas mídias, com a pesquisadora Paula Martini; produção cultural, com produtor e gestor cultural, Romulo Avelar; e desenvolvimento de ações e projetos com o gestor cultural, Gustavo Wanderley.

Para abrir o workshop foi convidada a pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio Janeiro, Paula Martini. A pesquisadora ministrou a oficina ‘Cultura e novas mídias: direitos autorais, novos modelos de negócio e comunicação digital’, que tem como objetivo discutir as novas formas de produção, distribuição e consumo da cultura em meio digital frente às questões legais.

Para Paula Martini, o tema envolvendo cultura e questões legais tem tudo a ver com a atual realidade vivenciada pelos agentes e produtores culturais, além disso, ela ressalta a importância do conhecimento das novas tecnologias para o obtenção de um objetivo.

“Nós estamos vivendo um momento em que não dá para distanciar a produção e o consumo de cultura da forma como ela é regulamentada. E a gente tem hoje que lidar com legislações e regras de mercado, que às vezes remontam  uma realidade que não faz mais sentido ou que poderia ser melhor adaptada com essas tecnologias que surgem. Como atores da economia da criativa, é importante ter essa visão geral sobre como a tecnologia pode ter ser utilizada pra gerar um objetivo positivo”, explica Paula.

A questão dos direitos autorais gerou um debate sadio entre o público, o que Paula considerou fundamental, já que para ela não existe uma realidade única. “Hoje a gente tem uma variedade de possibilidades que se baseiam num novo olhar de valor, que se move do produto para o relacionamento. Logicamente isso vai envolver interesses políticos, comerciais, ideológicos. Tem que ter debate, afinal não existe uma realidade única”, afirmou.

Participação do público

No primeiro dia do Workshop Secult/Itaú Cultural, pessoas de diversos segmentos da cultura participaram do curso. As questões envolvendo direitos autorais, novos modelos de negócio e comunicação digital atraíram dezenas de pessoas interessadas pela temática e desejando um maior aprofundamento do assunto.

De acordo com a arte-educadora, Nilma Batista, é de suma importância para ela ver como o direito atua na cultura. “Fiz uma capacitação em projetos culturais e este curso esta me trazendo informações extras acerca das novas mídias e do direito autoral. Até agora tive minhas dúvidas esclarecidas e pretendo vir nos outros dias do evento”, diz Nilma.

A bailarina e coreógrafa Maíra Magno fala que o principal motivo que a levou ao workshop foi pelo fato dele ser promovido pela Secult. “Como já fiz alguns cursos de capacitação pela Secult, achei que seria importante vir para esse. Esta é uma oportunidade impar que nos deixar a par acerca das questões culturais envolvendo o direito, como foi o caso da discussão sobre o direto autoral, que acarretou uma boa discussão entre os participantes”, ressalta a bailarina.

Para Antônio Silva, assessor de comunicação de uma ONG, este curso é complemento de um que fez ano passado sobre gestão cultural, também da Secult em parceria com o Itaú Cultural. “Em nossa ONG, como trabalhamos com produção cultural, esta é a oportunidade que a Secult nos dar de ter contato com grandes profissionais da área. Este curso é uma espécie de aprofundamento de um outro curso que fiz no ano passado, que tratava da questão do direito autoral e da política do patrimônio”, lembra.

O Workshop Secult/Itáu Cultural segue até este sábado, 26. Participarão ainda desses dois dias de curso, o produtor e gestor cultural, Rômulo Avelar; e o gestor cultural da Casa da Ribeira educação & cultura, Natal/RN, Gustavo Wanderley.

Confira a programação para os próximos dias:

Dia 25/11/2011 - das 15 às 18h; das 19 às 22h
Tema: Produção cultural: relações e processos de trabalho.
A oficina visa provocar reflexões sobre as relações que se estabelecem entre os produtores e gestores culturais e os artistas, a iniciativa privada, o poder público e o público, bem como sobre os processos de produção e gestão, com o intuito de buscar resultados mais efetivos e maior qualidade nas ações desenvolvidas na área.

Dia 26/11/2011 - das 9h às 12h; das 14h às 17h
Tema: Curadoria e gestão cultural: desenvolvimento de ações e projetos
Compreender as diferentes dimensões que integram um projeto curatorial, com suas distintas inter-relações, é essencial para que um projeto se desenvolva de forma articulada e eficiente. A oficina Curadoria e Gestão Cultural traz uma reflexão sobre gestão e viabilidade dos projetos inseridos em seu contexto cultural, social e econômico, incluindo parcerias e patrocinadores. A oficina contará com apresentações de conteúdos e cases vivenciados pelo palestrante convidado.


Nenhum comentário: