sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Manifesto do Movimento Cultural

ABRACADABRA

ABRACADABRA - Pintura de Robson Trindade
Logomarca do Movimento Cultural ABRACADABRA
Paulo Esdras · Brumado, BA
26/12/2011 
MANIFESTO DO ABRACADABRA
Agentes Brasileiros de Cultura e Arte Democrática Brasileira

A cultura é produto da ação do homem sobre a natureza, através do seu trabalho e do seu pensamento. A natureza abrange o próprio homem e todas as demais essências em si mesmas. A arte é a representação imagética, parcial e subjetiva da realidade.


Cultura para nós são as diferentes manifestações populares de uma nação, no caso, do povo brasileiro, que visem exaltar a sua diversidade ocupacional através da criatividade que lhe é inata. Esta compõe seu mosaico a partir de pequenas peças às quais podemos denominar de produtos artísticos. Da harmonia entre cultura e arte nasce, portanto, uma sociedade mais humana e pronta para os desafios impostos pelas contingências naturais.


A cultura é o continente e a arte um dos seus melhores conteúdos.


Assim sendo, o ABRACADABRA se pretende a abarcar ambos os fenômenos, de modo que toda mutação cultural da criatividade, enquanto produto do gênio de brasileiros, na forma da Constituição Federal, nos será relevante, capacitando a interagir com o movimento de modo positivo.


Toda forma de cultura e arte, enquanto frutos legítimos da criação humana, desde que dentro dos limites de brasilidade, independente da origem, do tempo e da região do território, poderá recorrer e ser agregado ao movimento, com ele edificando vínculos de colaboração e solidariedade.


Vale frisar ainda que: tendo em vista o enorme preconceito existente sobre a produção artística colaborativa virtual, o movimento se pretende a criar uma conexão com laços afetivos e artísticos entre o meio virtual e a realidade, um intercâmbio que gerará dividendos para toda a sociedade , pois já enveredamos na Era da informação e qualquer forma de separação entre o real e o virtual é descabida e digna de repúdio.




----- Parte 2


O movimento se impõe face à seguinte conjuntura:

a) Inércia do Poder Público em fomentar mecanismos de desenvolvimento da criatividade da nação.
b) Inércia das classes produtivas em participar de ações que não sejam exclusivamente voltadas ao interesse comercial
c) Inércia da sociedade civil em agir de forma organizada no intuito de modificar substancialmente esse panorama de letargia.
A realidade artístico-cultural brasileira está viciada nas grandes mídias, nas grandes editoras, nas grandes galerias, nas grandes produtoras. Esta dependência deve-se ao fato de que tudo, inclusive a criação mais nobre, está sendo empurrado para a vala comum do simples comércio. O clima de guerra mercadológica alcançou a cultura e a arte e para estes comerciantes não interessa muito ter qualidade, o importante é que venda bem. E compreendemos qualidade como um fator inerente a qualquer cultura, fruto de um pleno amadurecimento do seu povo, desde que garantido um acesso equânime aos meios de obtenção do mesmo veio cultural (ou seja, há de bebermos todos das mesmas fontes, ou, ao menos, termos a possibilidade e consciência de que isso é possível!).

Como ainda na sociedade brasileira cultura e educação são pessimamente distribuídas, sobram aos olhos do ABRACADABRA, produtos culturais de qualidade duvidosa, uma vez que não estão respaldados no sentimento legítimo da população e nas suas mais íntegras raízes. Quanto mais vender, mais aparecerá na grande mídia e quanto mais aparecer, mais venderá. Este ciclo glorioso para os empresários vem enterrando já há algum tempo a possibilidade de artistas brasileiros e expressões culturais regionais importantes (mas sem apelo comercial) apresentarem-se e valorizarem as nossas raízes.


O ABRACADABRA é a favor da democratização da arte e da cultura, por meio de todas as ferramentas disponíveis, sejam estas virtuais ou reais. Isto quer dizer que todo artista tem direito a ser apreciado e toda cultura deve ser conhecida e preservada. Importa que selecionemos hoje uma gama infinita de escolhas para que as gerações vindouras possuam um leque ainda mais extenso de alternativas positivas de futuro.


Partindo da idéia do grande educador brasileiro Paulo Freire de que “ninguém liberta ninguém e ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão” a superação da desigualdade em suas diversas dimensões (sociais, econômicas e culturais, dentre outras) parte também da necessidade de engajamento organizado por parte dos que estão oprimidos e marginalizados. Esta descoberta não é feita somente intelectualmente, mas com ações associadas à reflexão. A arte pode possibilitar o diálogo crítico e porque não dizer libertador. Ela tem, assim, o papel fundamental de desvelar a realidade e oportunizar para aqueles que estão dispostos a ouvir a ação cultural para a liberdade.


---- Parte 3


O ABRACADABRA se pretende um movimento de brasileiros que objetivam resgatar a cultura e a arte do estado de mediocridade e pasteurização em que se encontram hoje, para tanto objetiva atuar através de ações pontuais, regionais ou nacionais, através das seguintes interfaces:


1- Como facilitador na divulgação da produção cultural e artística muitas vezes renegada pelos grandes espaços e meios.


2- Como promotor de eventos, feiras, mostras, congressos e congêneres, levando-se em consideração a temática cultura e arte brasileira.


3 - Como arquivo de referência, no sentido de tornar o produto cultural acessível a todos, do modo mais abrangente possível.

Para tanto contamos com as iniciativas do BAÚ CULTURAL e do QUADRO CULTURAL.

4 - como mídia alternativa, para difusão daqueles segmentos da nossa cultura que não encontrem o lugar e o espaço merecidos nos grande conglomerados de comunicação.


5- outras.





-----------------------------------------------

Para fazer parte, basta enviar para o e-mail pauloesdras@hotmail.com o cadastro abaixo devidamente preenchido e atualizar sempre que necessário:

NOME:

NATURALIDADE:

CIDADE/ESTADO:

CAMPO DE ATUAÇÃO:
ENDEREÇO:
SITE
E-MAIL:
MSN:
TELEFONES e operadoras:

Dados do Agente Fundador e Coordenador de expansão:


NOME: Paulo Esdras

NATURALIDADE: Salvador-BA
CIDADE/ESTADO: Brumado-BA
CAMPO DE ATUAÇÃO: Literatura (poesia e prosa), Produção, Cinema (Roteiro), Música (Letrista)
ENDEREÇO: Av. Otávio Mangabeira, 100, Bairro Nobre, CEP 46100-000
SITE: http://www.overmundo.com.br/perfis/paulo-esdras
E-MAIL: pauloesdras@hotmail.com

MSN: pauloesdras@hotmail.com
TELEFONES e Operadoras:
(71) 8872-6393 (Oi)
(71) 9282-3539 (TIM)
(77) 9992-2367 (Vivo)


Obs.: Os dados dos Agentes de seu estado será disponibilizado assim que conformarmos a sua inscrição.


comentários feed

+ comentar
Gilbson Alencar
 
Excelente iniciativa! Farei parte sim.
Gilbson Alencar · Brasília, DF 28/12/2011 13:46
sua opinião: subir

Zezito de Oliveira
 
Bem interessante! Parabéns pela iniciativa.

Pode contar conosco
Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 29/12/2011 14:14
sua opinião: subir

Zezito de Oliveira
 
Pauilo,

Obsevação necessária
. O que interessa é ampliar os espaços de produção e fruição da arte e cultura, sem restrição de ordem estética.

A raiz da questão, é a democratização do acesso, a centralidade que nos une.
Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 29/12/2011 14:22
sua opinião: subir

Braulio Silva
 
Paulo, eu enviei um e-mail para que possamos dar nossa contribuição daqui de Brasília. Vamos ver o que podemos fazer.
Inté.
Braulio Silva · Brasília, DF 29/12/2011 17:39

Nenhum comentário: