segunda-feira, 17 de setembro de 2012

2ª Jornada Ecologia e Espiritualidade vai capacitar educadores e agentes comunitários. RELEASE

O evento contará com  o compositor  e ecologista José Vicente que possui larga experiências em trabalhar arte e ecologia junto aos movimentos sociais
 
 
“Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou, juntos outravez
Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar”
 
Beto Guedes in: “Sol de Primavera”
 
Contribuir para a formação de agentes que busquem aliar temas como educação ambiental e espiritualidade em trabalhos sociais e culturais. Esse é objetivo da II Jornada Ecologia e Espiritualidade 2012 (JE-2012)  que vai acontecer do dia 21  a 23 de setembro.  O projeto vai ter sua abertura no auditório da Instituto Federal de Sergipe (antiga Escola Técnica) às 19h.  Nos dias seguintes será realizado no Centro Pastoral da Paróquia Pio X no Bairro 18 do Forte. 
 
A jornada contará com oficinas, debates e apresentações culturais. E pretende atingir além de pessoas interessadas na temática o público formado por agentes e animadores de comunidades, pastorais, movimentos religiosos, além de educadores,  lideres de comunidade e de movimentos sociais. Durante o evento serão discutidas várias formas de atuação que busquem uma maior justiça social, preservação da natureza e a atual conjuntura da realidade ecológica brasileira. Temas como a construção da Usina de Belo Monte, a transposição do Rio São Francisco e as discussões da Cúpula do Povos e Nações (evento paralelo da Rio + 20)
 
EXPERIÊNCIA E ATUAÇÃO
 
Para sensibilizar e capacitar os agentes comunitários e educadore sambientais. A jornada irá reunir nomes que possuem vasta experiência na atuação junto aos movimento ecológicos e culturais. Um deles é o compositor e ecologista Zé Vicente, definido pelo siteMPBnet da seguinte maneira: "Um apaixonado por seu povo, sua terra,pátria, planeta, suas raízes sagradas. Através de Shows e das Oficinas deArte-Vida, Zé Vicente vai sensibilizando pessoas com sua poesia e músicacriativa , em sintonia permanente com as grandes causas humanas, sociais eecológicas do nosso tempo.”
 
No domingo a agente da diocese de Propriá Marlene Ribeiro irá trabalhar uma aprofundamento em aspectos ecológicos que se encontram no texto bíblico. Também está programado para o mesmo dia uma oficina com padre Isaías Nascimento, bastante conhecido pela sua atuação com o movimento sociais da Região do Baixo São Francisco. Padre Isaías  será responsável por abordar a temática da conjuntura atual do cenário brasileiro. Durante o sábado alunos da oficina do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania estarão fazendo uma aula prática de fotografia durante a jornada.
 
NOITE CULTURAL
A programação da JE-2012 também contará com uma noite cultural (show musical, apresentações artísticas e roda de danças circulares), exposição e venda de comidas, CDs, livros e artesanato. As apresentações musicais serão com o Trio Pé de Serra Casaca de Couto, de Airton e os Canarinhos de Deus.
 
 
APOIO, REALIZAÇÃO E PATROCÍNIO
 
Realização: Ação Cultural e Paróquia São Pio X
 
Patrocinio: Fundo Nacional de Solidariedade/Cáritas Brasileira/CNBB
 
Apoio: Arquidiocese de Aracaju, Paulinas, Rádio Cultura, Rádio Liberdade FM, Gráfica Farias, Instituto Federal de Ensino e Centro Educacional FuturoFeliz
    
SERVIÇO / Contato  8864-5927 e 9993-4483 (Zezito)
________________
 
O QUE? 
II JORNADA ECOLOGIA E ESPIRTUALIDADE  2012
 
ONDE  E QUANDO?
-Abertura  -  21 de Setembro, às 19 horas no Instituto Federal de Sergipe  (AntigaEscola Técinica).
- Oficinas e debates – dia 22 de setembro  - das8h às 17h e das 19h30 às 24h
                                  - dia 23 de setembro – das 08h ás12h.
No Centro Pastoral da Paróquia São Pio X, Endereço: Av. Visconde deMaracaju, s/n°, Bairro 18 do Forte, Aracaju.
 
Mais informações noblog:
 
 
E-mail: ongacaocultural@yahoo.com.bre zezitodeoliveira@gmail.com.br


Gestos concretos para você realizar no dia da árvore (21 de setembro) e neste inicio da primavera (23 de setembro).
Confira no site do Greenpeace Brasil.
http://ligadasflorestas.org.br/

E no site do SOS MATA ATLÂNTICA.
http://www.sosma.org.br/

Nenhum comentário: