terça-feira, 9 de outubro de 2012

Festival AMORSIMRUSSOMANONÂO

Chegando-se a partir da rua - novos movimentos em SP centro



Um conjunto de grupos artísticos e culturais muito ativos na tentativa de revitalizar o centro de São Paulo degradado cristalizado na semana passada em torno de uma causa única política - para se opor Evangélica-backed prefeito candidato Celso Russomanno - e pode ter evoluído para uma forma mais unificada movimento de esquerda agora que ele foi derrotado.
por Claire Rigby
Sexta à noite, no coração da selva de concreto, e uma multidão se reuniu para dançar, beber e conversar na chuva. Pelo brilho de um de 6 metros balão inflável rosa, centenas de deriva sobre a praça, onde uma banda toca em uma extremidade e um DJ na outra. É Praça Roosevelt, recentemente quadrado re-inaugurada no centro de São Paulo, e aqueles que compõem o sorriso multidão, socializar responderam à chamada das redes digitais sociais para estar aqui, depois de uma hashtag, # AmorSimRussomannoNao ('Amor sim, Russomanno não '), centro da cidade para uma festa de rua contra a candidatura a prefeito de Celso Russomanno.
Intenções de voto de até 35% para Russomanno, um político, smarmy testado com links para a Igreja Universal do Reino de Deus, uma igreja poderosa e evangélica, tinha tão alarmado uma faixa de tipos criativos da cidade que um ad hoc movimento anti-Russomanno piscaram a vida na web, em seguida, mudou-se para a rua. Conectados via Facebook e se uniram em torno de uma rede frouxa de espaços de arte, centros culturais, salas de música e clubnights, artistas, músicos, jornalistas e ofícios aliados promoveram a festa de sexta-feira em seus cronogramas e feeds de Twitter de quarta-feira em diante, postar atualizações de status e tweets com a hashtag.

Alguns deles mudaram suas fotos de perfil no Facebook para rosa-choque, a cor escolhida como tema para a festa, ou usava rosa quente T-shirts que acabaram colado ao seu corpo como a chuva veio, abafando o som de uma banda de hardcore um lado da praça, uma banda de forró em uma estrutura inflável no lado sul, e um DJ tocando hip hop e funk na outra extremidade. O último foi uma versão improvisada ao ar livre da hora sexta e noite regulares feliz na vizinha Matilha Cultural , um centro de pouco nervosa cultural cujo programa também apresenta exposições de arte e filmes.
Matilha é apenas uma de um conjunto desorganizado de socialmente conscientes eixos em torno do qual essas seções de jogo criativo da cidade gira. Outros incluem a mecha clubnight Voodoohop, A galeria de arte Choque Cultural , e coletivos de arte relacionadas, como SHN e Bijari. BaixoCentro é um grupo que tem organizado uma série de edgy rua baseados em eventos ao longo dos últimos meses, enquanto a Casa Fora do Eixoé um hub multimídia música / local / estúdio de TV improvisado no coração da Aclimação, onde uma série de debates sob a bandeira AmorSimRussomannoNão # têm sido realizadas ao longo dos últimos dias, ao vivo transmitido em PosTV.
O que está acontecendo
Um amor compartilhado de São Paulo é um dos títulos que traz esses grupos, como é a perspectiva de que a cidade está doente. "Por anos, São Paulo foi se tornando mais agressivo, cidade, individualista caro, e cada vez mais controlado", leia uma chamada à ação no Facebook na semana passada na página da festa de sexta-feira evento . Em seu próprio Facebook timeline, um dos do partido organizadores, o jornalista Bruno Torturra, elogiou o espírito da cidade de resistência - mas não antes de eloqüência expondo alguns de suas realidades mais feios: "Uma cidade que se orgulha de trabalho, e não na bondade e gentileza. Que se orgulha de seus edifícios, não seus parques. Um lugar excelente para ganhar e gastar dinheiro, mas onde é impossível esquecê-lo. Grey, caro, opressivo e estressado: Eu tenho me perguntando há anos por isso que insisto em viver em São Paulo ".
Praça Roosevelt em si, renovado ao longo dos últimos três anos, a um custo estimado de R $ 55 milhões, é emblemático de alguns dos problemas que a cidade enfrenta. Pesado em superfícies de concreto, duro e tragicamente luz sobre árvores e vegetação - que é a história da vida de São Paulo - o quadrado feito um local ideal para o partido anti-Russomanno em que chovia e chovia, mas não havia lama para lidar com eles. Mas, assim como há lama, a praça também não tem fontes de água potável e sem banheiros - e nenhum lugar para abrigar da chuva, para desencorajar rua travessas.
Partido político
O que foi sobre Russomanno que tanto agitou as pessoas? "Ele representa o pior da política brasileira", disse Torturra, falando comigo no sábado, após a festa. "Não só para a vacuidade de sua candidatura - ele é um demagogo, hipócrita, e ele vem de um fundo carreira muito sombrio. Mas também porque as pessoas por trás dele são parte de um jogo de poder pela Igreja Universal: uma igreja evangélica que é muito perigoso - sórdida. Foi assustador pensar que ele pode realmente chegar ao poder. "
Voltar na praça, na noite de sexta-feira, um espectáculo de dança irrompe em um lado da praça, enquanto do outro lado, Matilha DJs tocam para uma pista de dança improvisada ( relógio de 01h50min ). Os menos preparados para se molhar reunir ao longo do flanco oriental da praça, derramando dentro e fora dos teatros e bares que vão ao longo desse lado da praça. E, apesar de a natureza intencionalmente não-político-partidária do movimento contra Russomanno, em um dos lobbies teatro, Studio 184, há uma HQ improvisado para a campanha para outro dos candidatos a prefeito: Fernando Haddad do (PT Partido dos Trabalhadores - Partido dos Trabalhadores da presidente Dilma Rousseff). Faz sentido: para muitos dos presentes, um voto para Haddad significa um voto contra não só Russomanno mas também contra José Serra, o candidato líder e uma figura de estabelecimento, bem como um ex-prefeito de São Paulo, que deixou o cargo em 2006 a fim de executar a mais suculenta trabalho, que ele ganhou, do governador do Estado de São Paulo.
Haddad ativistas se reuniram em frente ao saguão do teatro estavam usando chocante leitura camisetas rosa, 'Se Quer amar, nao erra: NEM Russomanno, NEM Serra "(" Se você quer amar, não se engane: nem Russomanno nem Serra'). Não foi um pouco manhoso, eu perguntei William Nozale, um dos ativistas que trabalham para a candidatura de Haddad, para não endossar abertamente Haddad na camiseta? "Há muitos lugares em que a declarar-se para um candidato, mas também há espaços onde você pode declarar-se contra a outra", disse Nozale, que mora na Praça Roosevelt. "A eleição tem dois estágios, por isso a coisa mais importante agora é que um dos dois", disse ele, apontando para sua camiseta ", deve perder."
Como o fim de semana foi passando e as redes sociais continuaram a fizz com a discussão, o motivo anti-Russomanno começou a virar a pró-Haddad declarações em alguns lugares, e quentes fotos de perfil rosa para ser substituído por carta decisiva 'H. Haddad é um aliado natural, ou apenas uma escolha prática, a fim de evitar acabar com Russomanno como prefeito? "Ele é um bom candidato", diz Torturra. "De todos os candidatos, ele é provavelmente o mais aberto - ele é alguém com quem o diálogo seria possível. E se ele ganhar, nós vamos definitivamente fazer isso - através do seguinte e tentar falar com ele sobre medidas para o tipo de cidade que queremos para se viver "
Russomanno fora
Trazendo a campanha anti-Russomanno ao fim, os resultados da eleição, a primeira etapa de um processo de duas etapas, foram anunciados na noite de domingo. Serra liderou com 30,75% a 29,98% de Haddad, levando-os, tanto através de uma segunda votação, enquanto Russomanno caiu e queimou com 21%. Um evento Russomanno planejada em um clube na Avenida Paulista foi apressadamente cancelado, como Twitter zumbiam com tweets júbilo.
Foi a hashtag que salvou o dia? Quase certamente não. Um olhar sobre as cores no mapa mostrando os resultados finais para a cidade em geral mostram true-blue Serra dominando as mais ricas regiões central e ocidental eleitorais decisivamente, facilmente dobrar percentual de Haddad quase todo. Claro como o dia, não foi nos bairros frequentados pelo milhares forte # AmorSimRussomannoNão brigada mas nos milhões-fortes da classe trabalhadora fortalezas do sul da cidade, leste e norte-Oeste que Haddad eo PT ganhou sua chance na o segundo turno.
Mas qualquer que seja o número, a euforia da semana passada e ativismo pode ter ganho o movimento heterogéneo de criativos uma nova maturidade e um sentido de coesão. "São Paulo sempre prioriza o privado sobre o público", diz Torturra, citando as novas leis que restringem o direito de protesto público. "Em uma cidade como esta, ocupando as ruas para uma festa é um ato muito político - um ato de resistência, e também é um ato cultural: um ato de amor." Encontro de sexta à noite teve uma pitada de que, além de boa música e, mais do que um necessidades rua grandes partidos - incluindo um menor impasse com a polícia que, para alguns, representou a inauguração verdadeiro da nova marca Praça Roosevelt (ver meu filme de parte do que aqui , ou baixo). E uma hashtag nova marca já está fazendo as rondas prontos para a segunda fase da eleição, um segundo turno entre Haddad e ex-prefeito José Serra: # FaçaAmorNãoFaçaSerra - "Faça amor, não Serra".
incorporado por vídeo embutido

Nenhum comentário: