domingo, 28 de outubro de 2012

Tem inicio as atividades do cineclube itinerante da Ação Cultural




A primeira ação do cineclube itinerante do Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania/Ação Cultural, teve  inicio com a exibição dos curtas de animação infantil, selecionado pela curadoria da Mostra Dia Internacional da Animação, a qual convidou a Ação Cultural para se somar a esta iniciativa.

A proposta do cineclube, cujo inicio estava programado para acontecer no próximo ano, mostrou ser uma iniciativa cultural promissora. Por esta razão,  agradecemos a “acelerada” proporcionada pelo convite realizado.

O público de 40 pessoas reunidos nesta tarde de domingo (28/10/2012), na Escola Estadual Júlia Teles, localizada no Conjunto Jardim (Socorro),  foi formado por crianças, adolescentes e mães que se divertiram bastante com a programação diferente e especial que foi oferecida a eles e a elas.

Outra proposta estimulada pelo convite dos organizadores da mostra de curtas do dia internacional da animação, é a realização de oficina de animação para os adolescentes/aprendizes que estão participando da oficina de iniciação ao  audiovisual do Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania.

A nossa pretensão é promover outra sessão de curtas no segundo momento do cineclube, no mês de novembro. Esta iniciativa conta com o apoio da Escola Estadual Júlia Teles  no Conjunto Jardim.

Aspectos interessantes da primeira vez:

Após a exibição dos 40 minutos de animação o pessoal não queria arredar o pé da sala. Embora, dispussessemos da programação do dia da animação do ano de 2011, preferimos agir dessa maneira, em razão das condições de conforto que precisam ser aprimoradas.

A despeito do estilo diferenciado dos desenhos, tanto com relação ao traço,  como naquilo que diz respeito ao tipo de argumento e roteiro, o público reagiu de forma bem legal e mostrou interesse e se divertiu com a programação.

Para melhorar o conforto estaremos providenciado a compra de emborrachados para colocar no chão, assim  como almofadas.

Da mesma maneira,  estaremos providenciando material para colocar nas janelas, visando escurecer a sala.

A perspectiva inicial das próximas sessões do cineclube itinerante é apresentar curtas metragens. Este formato oferece conteúdos diversificado e de curta duração, podendo ser exibidos vários em um periodo de 40 a 60 minutos e  nos parece apropriado para prender a atenção do público. Sendo que, mais na frente, pretendemos apresentar média e  longas metragens.

A nossa pretensão é abrir debates ao final de cada sessão de filmes e levar material de desenho para os pequenos descreverem sentimentos e opiniões sobre o que viram e ouviram.

Foi solicitado aos adolescentes e mães que escrevessem suas impressões descrevendo  sentimentos, criticas e sugestões, relativas a este primeiro momento do cineclube.

O lanche não pode faltar. Desta vez foi suco de manga e bolo de ovos.

Quem quiser colaborar com a iniciativa pode telefonar ou escrever. A forma como fazer isso, está  em um box, no lado direito (embaixo) deste blog.








 




O Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania estará participando da programação realizando uma exibição dos filmes selecionados no dia 28 de Outubro, ás 15 horas, na Escola Júlia Teles no Conjunto Jardim, municipio de Socorro.



Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania/Acão Cultural participa da programação do Dia Internacional da Animação.

28 de Outubro é um dia de festa para a animação no mundo inteiro. Neste dia, no ano de 1892, Emile Renô realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevã, em Paris. Essa foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo.

Em 2002, para comemorar esta data, a ASIFA - Associação Internacional do Filme de Animação lançou o Dia Internacional da Animação. E hoje, o evento é comemorado em mais de 30 países.
No Brasil é realizado pela Associação Brasileira do Cinema de Animação – ABCA – e neste ano chegamos à nona edição em centenas de cidades brasileiras.

Nesta data milhares de pessoas em todo o país estão unidas para comemorar o dia 28 de outubro. A produção do DIA forma uma grande família, são milhares de pessoas em todo o país, trabalhando para que o evento aconteça.

Em 2012 no Brasil, conta-se com o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à cultura do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.

Em Sergipe, o Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania/Ação Cultural e a Escola Estadual Júlia Teles são os parceiros locais.

A exibição dos curtas selecionados em Sergipe acontecerá entre 15 e 17 horas deste domingo na Escola Júlia Teles, localizada no Conjunto Jardim, mediante apresentação de convite ou agendamento antecipado.

http://abca.org.br/dia/

Nenhum comentário: