segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Colégio de Aplicação é mais uma estação satisfatória da Caravana Luiz Gonzaga.



Sentimento de felicidade muito grande depois das apresentações do Professor José Augusto e do Trio Casaca de Couro no auditório da didática V na UFS.

Conforme comentei com os dois ao final da tarde azul deste 19 de novembro, foi a primeira vez que o roteiro das duas  atividades, palestra com audiovisual e apresentação musical,  conseguiu  ser apresentado de forma completa  e com a permanência  de público que ainda poderia garantir mais atrações , como a dança ,   o que não está sendo possível em razão das dificuldades para assegurar a parceria da Secretaria de Estado da Educação, no transporte dos adolescentes da rede pública  de ensino e que integram a oficina de dança do Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania. 

Outros aspectos importantes foram a presença de quase 150 alunos do ensino médio,   como também o  interesse, a concentração e a interação  que tiveram, em especial,  cantando as músicas do velho Lua e dançando em alguns momentos,  mesmo que tenha sido, neste caso, com poucos alunos. Com destaque neste último caso para uma aluna que fez par com o professor José Augusto.

Também há que se destacar,  a qualidade das instalações  do auditório,  construído recentemente e  fruto do trabalho de ampliação física das universidades federais realizados  nestes últimos anos .


Durante a apresentação do trio Casaca do Couro fiquei a imaginar o quanto seria interessante um projeto com as características de valorização da cultura nordestina tradicional,   nos moldes do que propõe a Caravana Luiz Gonzaga, só que realizado de uma maneira que envolvesse a garotada ali presente de uma  maneira mais integral, por meio de oficinas ,  incluindo  a utilização do corpo.

Logo em seguida , na saída  em conversa com o professor Nemézio, o atual diretor, nos foi dito que o projeto pedagógico cultural permanente que tem como tema os festejos juninos,  trabalha de forma  interdisciplinar e com base na participação ativa dos alunos. Da parte do diretor e com o reforço de professores,   recebemos palavras de incentivo e de reconhecimentos pela relevância do trabalho e o convite para um retorno com outros projetos.

Por tudo que está escrito acima, não se pode ter dúvidas da inclusão do Colégio de Aplicação nos roteiros de projetos culturais itinerantes da Ação Cultural para os próximos anos.

Ouça Tudo Azul, Composição de Lulu Santos em versão formato baião.

Nenhum comentário: