domingo, 13 de janeiro de 2013

Agenda do agente cultural.



HOMENAGEM A MÁRIO JORGE
Na última sexta-feira, 11/01/2013,  estivemos participando da bela  homenagem ao poeta Mário Jorge. Legal se os poemas musicados apresentados naquela noite fossem disponibilizados em CDs. Da mesma maneira cai bem a produção de um audiovisual contando a vida e a obra do poeta.   Um site para registro e difusão da memória do poeta  também é legal e não custa muito caro. Por isso,  reitero a necessidade de mais recursos financeiros via edital, recursos do governo estadual, como dos governos municipais.
 A propósito dessa noite, escrevi e postei no facebook.
"Salve os poetas, os loucos e as crianças. Salve Mário Jorge!!
Uma noite de puro êxtase, a homenagem prestada ao poeta sergipano Mário Jorge, na segunda sexta de nosso janeiro de 2013.
A certeza de que a arte engajada, não precisa deixar de ser “arte”, na melhor acepção da palavra, para nos fazer olhar a vida com mais solidariedade e compromisso com a justiça e com a liberdade.
A alegria de poder sentir o potencial da criação artística que nos mostra outras formas de olhar um mundo cheio de imperfeições, mas sem abrir mão do encantamento e da magia que a razão nem sempre alcança.
A alegria de ter sido acompanhado por um colega professor e 6 alunos do ensino médio, tendo sido a primeira vez que 4 deles vai ao teatro.
A alegria de ter contado com o apoio da equipe diretiva e da coordenação do turno noturno da Escola Estadual Professora Júlia Teles, a qual mobilizou junto a Secretaria de Estado da Educação o transporte necessário para o deslocamento.
A alegria de participar de um evento promovido por um mandato parlamentar socialista, de fato, o qual compreende que homens e mulheres não tem somente fome somente do pão e sede de justiça, como sentem necessidade de saciar a fome de beleza e a sede de afeto.
Parabéns a todos que fizeram ou que apoiaram a noite de ontem no teatro Atheneu. Se queremos que a felicidade desabe sobre os homes, na feliz expressão de outro gênio da arte, Tom Zé, a trilha a ser seguida é esta. O abraço bem forte e carinhoso da luta pela justiça com a criação artistica.
Saiba mais, AQUI
NA CIDADE HISTÓRICA DE SÃO CRISTÓVÃO
Já ontem, sábado, 12/01/2013, estive representando a Ação Cultural em reunião com outros companheiros de outras três ongs culturais e com atuação na cidade de São Cristóvão. Foi dado  o pontapé  inicial de um planejamento de ações articuladas e coordenadas  visando cooperar com o  desenvolvimento cultural da cidade. Em momento oportuno divulgaremos os encaminhamentos.
Só que houve um lamentável contratempo. A demora para chegar ao local da reunião, localizada no centro histórico de São Cristóvão, próximo a Pça. São Francisco.  Como moro próximo a praça Dom José Thomaz (Siqueira Campos), me dirigi ao ponto de ônibus, por volta das 13h15. Em razão do  tempo de deslocamento ser de  30 a 40  minutos, poderia chegar até 14h30. Entretanto, dois micro-ônibus  não pararam por estarem lotados e ao me dirigir para pegar o transporte no ponto final, no centro de Aracaju, cerca de 15 minutos do ponto de ônibus onde eu estava , um dos micro-ônibus estava com problema no validador do cartão magnético de passagem e o que consegui embarcar teve o pneu furado durante o trajeto. Conclusão,  cheguei ao local da reunião perto das 16 horas.
E hoje,  13/01, leio a seguinte denuncia no site primeira mão: Transporte coletivo: Em andamento uma armação ilimitada
Preocupadas com a possibilidade de um mau desempenho no processo licitatório do transporte coletivo de Aracaju, algumas empresas estão dispostas a encerrar suas atividades, passando a parte boa delas, sem dívida, para uma nova marca registrada e deixando de lado a parte “podre”, formada por dívidas e ações judiciais, entre outras coisas. Os encaminhamentos desse tipo de procedimento já estão acontecendo e alguns grupos empresariais atuam no sentido de formar holding, uma espécie de “guarda-chuva” para comandar todos os empreendimentos de um mesmo grupo. As iniciativas para viabilizar empresas limpas, sem dívida, e em condições de entrar na disputa com boas chances de conquistar fatias do mercado do transporte coletivo de Aracaju e municípios vizinhos estão em andamento e, se bem-sucedidas, a licitação que está em curso vai terminar na mesmice.”

E o pior, saber que a maioria de nossos prefeitos são  reféns das empresas de transporte coletivo, em razão do financiamento de suas  campanhas. 

Zezito de Oliveira

Nenhum comentário: