sábado, 30 de março de 2013

Espetáculos infantis encantarão crianças e adultos durante o III FEST

Fonte: Site Sergipe Cultural





O III Festival Sergipano de Teatro que acontece de 27 de março a 9 de abril, contará com mais de 20 espetáculos com acesso gratuito à população. E quem não poderá ficar de fora dessa grande festa são as crianças, que adoram ouvir histórias e ver personagens brotando detrás das cortinas, fascinando-as com sua magia.
Pensando nisso, o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura e Instituto Banese, realizadores do evento, selecionaram, via edital, cinco grupos que apresentarão espetáculos infantis e que garantirão muita diversão para os pequenos. As apresentações ocorrerão nos palcos dos teatros Tobias Barreto e Lourival Baptista.
O primeiro deles será do grupo Raízes, que levará para o Teatro Tobias Barreto o espetáculo ‘Quintal dos Sonhos’. A apresentação acontecerá no dia 1º, segunda-feira, a partir das 15h. Já no dia 2, será a vez do Grupo CIGARI levar a sua ‘Caixa de Brinquedos’, ao Lourival Baptista, também às 15h.
De acordo com Roney David, que é diretor da CIGARI, o grupo está muito contente por essa primeira participação do Festival Sergipano de Teatro. “Vai ser muito bacana para nós e também para o público. Acredito que todos irão se identificar muito com o espetáculo”, afirma.
Outros espetáculos que falam do mundo infantil são ‘Ocus Pocus!!! Mágica de um palhaço do Oriente’, da Cia. O Mínimo, ‘Sorria, Flor do Dia’, da Cia. Risos e Lágrimas e ‘Fábrica de Alegria’, do Grupo Brinquedolé.
O ator Robert Clark, conhecido como Colores, da Companhia O Mínimo de Teatro e Circo, se apresenta pela terceira vez no Festival, e tem as melhores expectativas possíveis. “Este ano terei um diferencial, que é a apresentação no palco. Nos anos anteriores foram na Praça, mas acredito que a receptividade das crianças será muito boa, pois o espetáculo é divertido, interativo e muito interessante”, frisa o ator.

Confira os dias, horários e sinopses de todos os espetáculos

Espetáculo ‘Quintal dos Sonhos’
Grupo Raízes; 1º de abril, 15h, TTB
O espetáculo infantil oferece ao público um regate das brincadeiras e jogos de fundo de quintal, comum nas cidades do nordeste. A partir de um cenário onde vários lençóis estão estendidos no varal, meninos brincam de circo, relembram boca de forno, esconde-esconde, histórias da carochinha. A brincadeira envolve reis, mosqueteiros e bruxas, vizinhos que sempre quebram o ritmo da brincadeira, animais de estimação e toda uma relação de amizade.

Espetáculo ‘Caixa de Brinquedos’
Grupo CIGARI; 02 de abril, 15h, Teatro Lourival Batista
O enredo conta a história de Aninha, e parte do ponto em que ela encontra em seu universo de sonhos uma fantástica aventura infantil. A jovem se depara com uma caixa de brinquedos encantadora e muito diferente de tudo que ela já havia criado em seu universo e lá, uma bailarina, uma boneca de pano, um boneco de madeira, dois mímicos e um palhaço, ganham vida e constroem histórias divertidas com a pequena garota, movidos pela força da imaginação que ela possui.

Espetáculo ‘Ocus Pocus!!! Mágica de um palhaço do Oriente’
Cia. O Mínimo; 05 de abril, 17h, Teatro Lourival Batista
O espetáculo retrata as peripécias de um gênio da lâmpada na tentativa de agradar seu mais novo amo lhe concedendo três desejos. Utilizando números de mágica, cômica e técnicas circenses, o gênio presenteará o seu amo com riqueza, saúde e boas gargalhadas. Trata-se de um espetáculo para todas as idades, que resgata gags tradicionais da mágica cômica e que fortalece a produção circense em Sergipe.

Espetáculo: Sorria, Flor do Dia
Cia. Risos e Lágrimas (SE), 07 de abril, 16h, Teatro Lourival Batista
O espetáculo conta a história de uma família circense que tem como pai, o palhaço Colchonete que vive tentando fazer um número magnífico, mas nunca consegue. É uma pessoa triste, deprimida em que vive mal humorada e que vive o tempo todo pensando no trabalho e esquecendo que tem uma família para cuidar e dar atenção. A mulher Marivalda e os filhos Pitomba e Florisbela fazem de tudo para ajudar o pai a voltar a sorrir.

Espetáculo ‘Fábrica de Alegria’ 
Grupo Brinquedolé; 08 de abril, 15h, Teatro Lourival Batista
O espetáculo contém fragmentos de manifestações culturais afro-descendentes, como o Maculelê e a Capoeira, que são apresentados de forma lúdica e criativa. Contação de histórias, poesias, dança e fantoches também compõe de forma interativa e criativa a apresentação. Os textos são de autoria do próprio grupo, as poesias são de autoria de Gilda Costa, Nelson Neto, e ícones como Shakespeare e Fernando Pessoa. As letras musicais são da sergipana Celda Fontes.        

 Leia progamação completa do festival   AQUI

Nenhum comentário: