sábado, 9 de março de 2013

Mais um vídeo de agressão contra professor alerta para violência nas escolas públicas

Banheiros incendiados, paredes destruídas e armas apreendidas se misturam a hematomas, fratura e depressão. Só na capital paulista mais de 70 mil servidores da educação estão afastados em consequência de estresse. Mas este não é um problema exclusivo da rede pública. Marcados pela violência, muitos dos que sonharam dedicar a vida ao ensino abandonam a carreira.

reportagem produzida e veiculada pela Rede Record em  06/03/2013.   AQUI

Assista também.
 
  Documentário: Pro Dia Nascer Feliz

                 Um documentário sensacional e ao mesmo tempo angustiante do diretor João Jardim, lançado em 2006. O filme aborda a educação brasileira em um angulo pouco visto, dentro da sala de aula, abordando os dramas dos jovens e professores de diferentes regiões do Brasil. A precariedade das instalações, preconceito, violência e o abandono são temas presentes no filme.

            O documentário é fundamental para jovens estudantes, pois perceberão que apesar dos cenários  e classes sociais diversificadas, os dramas são em alguns aspectos semelhantes, tanto no sertão nordestino quanto nas grandes metrópoles do sudeste, claro guardando as devidas proporções. Para educadores ou futuro educadores, é extremamente valido pois demonstrará os grandes abismos da educação brasileira, os dramas dos professores que abdicam de muitos lazeres e dedicam a educação.

               A angustia que e o filme passa é no sentido que o problema da educação brasileira é profundamente grave e abrange todo o Brasil e infelizmente sem perspectivas de melhoras.

AQUI  

Nenhum comentário: