quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dificuldades jurídicas na prestação de contas prejudicam Programa Ponto de Cultura,

Início


Dificuldades jurídicas na prestação de contas prejudicam Programa Ponto de Cultura, dizMarcelo Brandão - Agência Brasil 03.04.2013 - 21h49 | Atualizado em 03.04.2013 - 22h07



Ministra da Cultura Marta Suplicy  (Foto: José Cruz/ABr)
Brasília – Durante audiência pública, hoje (3), na Comissão de Cultura da Câmara, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, manifestou preocupação quanto a viabilidade ao Programa Ponto de Cultura, que considerou como um dos mais importantes do ministério. Ela explicou para os parlamentares que o programa enfrenta dificuldades por causa de questões relacionadas à prestação de contas.
“Das políticas que eu encontrei no ministério, [a dos pontos de Cultura] é a mais abrangente e democrática. Mas ela periga naufragar se não tiver uma política de prestação de contas que a parte jurídica aceite. Porque aí não dá, você faz a política e depois o Ministério Público não deixa a gente fazer o terceiro pagamento para o Ponto de Cultura porque eles [os agentes] não conseguiram prestar contas da forma adequada na lei”, explicou a ministra. “Nós temos que, agora, tentar equacionar isso com a parte jurídica, para que a gente possa fazer mais pontos de Cultura, e fazendo exatamente do jeito que eles foram criados”, completou.
O Ponto de Cultura é uma ação que auxilia na promoção de atividades culturais nas comunidades populares. Não conta com um modelo pré-determinado de estrutura ou programação. A efetiva promoção dessas atividades depende da participação de agentes culturais. Para aderir, esses agentes devem responder a um edital, apresentando projetos culturais para análise do ministério.
A presidenta da Comissão, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), concorda com a importância dos pontos de Cultura. Na avaliação dela, eles são um dos pontos focais do trabalho do Ministério da Cultura no tocante à promoção da cultura no país. “É o programa mais transformador da gestão desses dez anos de ministério e, na minha opinião, precisa ser absolutamente apoiado porque ele é o enraizamento de uma política cultural, porque ele traz à tona aquilo que é a criatividade e a diversidade cultural brasileira. Aquilo que a grande mídia não fala, o Ponto de Cultura fala”.
Para a deputada, a presença da ministra da Cultura na Comissão fortalece o trabalho dos parlamentares envolvidos com o tema. “Uma comissão nova que acaba de surgir na Câmara e que já teve da ministra uma presença importante e que se mostra parceira do nosso trabalho. Acho que esse é o ponto político mais importante”, disse.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Acompanhei a exposição da ministra ontem via internet e ele propôe outras saídas para o impasse, via outros formatos de repasse dos recursos para os Pontos de Cultura, como prêmios. Sendo que este novo formato já está começando a ser utilizado em conjunto com a prefeitura de São Paulo.

Há uns dois anos atrás estive conversando com representantes de Pontos de Cultura, sediados em Recife e por causa destes problemas tem grupos culturais que nem querem falar do Cultura Viva, em razão do desgaste que sofreram por causa  do modelo da prestação de contas, mais  grave ainda, aqueles que ficaram inadiplentes.




Zezito de Oliveira - Educador e Produtor Cultural


 LEIA TAMBÉM:


Relato da Reunião dos Pontos de Cultura com a Ministra Marta Suplicy 

aqui

Assista:


Dep. Jandira Feghali (PCdoB-RJ) - Comissão de Cultura

 13/03/2013 07:45 - Duração: 00:10:44

AQUI


A Câmara ganhou uma comissão exclusiva para cuidar dos assuntos da cultura, responsável, entre outras atribuições, pela proteção dos patrimônios histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico; acordos culturais com outros países; e liberdade da manifestação de pensamento e expressão da atividade intelectual. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) foi eleita presidente da nova comissão e assumiu com uma série de prioridades — entre elas, os projetos que tratam de direitos autorais e cultura popular, além da proposta de criação do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura.
 
Ao baixar e usar o vídeo, você automaticamente declara estar de acordo com o Termo de Uso.


Nenhum comentário: