sábado, 6 de abril de 2013

III Encontro Funarte de Políticas para as Artes começa em Sergipe sua agenda nacional



Programação itinerante começa dia 11 de abril, em Aracaju, juntamente com premiação simbólica do Edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco

Publicado em 1 de abril de 2013 
Encontro inclui, de início, seis estados, de três regiões do país

No dia 11 de abril, começa a terceira edição do Encontro Funarte de Políticas para as Artes, com uma novidade: o evento será estendido às diversas capitais das cinco regiões do país. Os estados de Sergipe, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo serão os primeiros a serem alcançados. As demais regiões, norte e centro-oeste, receberão o Encontro em etapa posterior.
A primeira reunião é em Aracaju (SE), no dia 11 de abril, das 8h às 14h, no Museu da Gente Sergipana, no Centro. Os temas desta rodada são: “Programa Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco” e “Políticas para o teatro”.  Também está programado, na mesma data e local, o evento de premiação simbólica dos contemplados do Microprojetos em Sergipe. Realizado por edital, o programa é executado pelo Ministério da Cultura/Funarte, dirigido para o fomento a projetos culturais de baixo custo. O objetivo da versão mais recente, lançada em 2011, é incentivar jovens artistas e produtores, residentes na região da Bacia do Rio São Francisco.
Realizado desde 2011, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes é um ciclo de reuniões com participação da sociedade. Ele tem como objetivo promover a reflexão e contribuir para a formulação e aperfeiçoamento das políticas para as artes, em abrangência nacional. Isto é realizado através do diálogo entre diferentes agentes sociais: pesquisadores, gestores, artistas, produtores e articuladores, em geral, relacionados às diversas linguagens artísticas.
O tema do III Encontro, “Diálogos, territórios e conjunturas”, foi criado a partir dos debates, nas edições anteriores do evento. Neles, a Funarte detectou a necessidade de ampliar cada vez mais o campo de discussões e, ao mesmo tempo, aumentar redes de contatos, construindo novas articulações. Por isso, em 2013, o Encontro será realizado em todas as regiões do país. Ele terá parcerias com representações regionais do Ministério da Cultura e da Funarte, e com secretarias estaduais e Municipais de Cultura.
Com esta iniciativa a Fundação Nacional de Artes dá continuidade à sua política de diálogo ampliado com a sociedade. O Encontro trará para o debate diferentes perfis de pessoas que, de forma democrática, vão promover uma reflexão importante para a formulação e aperfeiçoamento da política nacional para a atividade artística.
As inscrições serão feitas no local do evento, na data de sua realização.
III Encontro Funarte de Políticas para as Artes
Programação
11/04/2013 – ARACAJU (SE)
Museu da Gente Sergipana
Rua Ivo do Prado – Centro – Aracaju (SE)
Das 8h às 14h
Programação
8h às 9h – Credenciamento
9h às 11h – Diálogo 1: Microprojetos Bacia do Rio São Francisco, com evento “Premiação Simbólica Sergipe”
11h às 12h – Intervalo
12h às 14h – Diálogo 2: Políticas para o Teatro
Mais informações: cepin@funarte.gov.br
23/04/2013 – BELO HORIZONTE (MG)
Diálogo1: Políticas para música
Diálogo2: Políticas para circo
Funarte MG
Rua Januária, 68 – Floresta, Belo Horizonte
Das 9 às 16h30
Tel.: (31) 3213-3084
funartemg@funarte.gov.br
29/04/2013 – PORTO ALEGRE (RS)
Diálogo 1: Políticas para dança
Diálogo 2: Políticas para teatro
Teatro de Câmara Túlio Piva
Rua da República, 575 – Cidade Baixa
Das 9 às 16h30
30/04/2013 – CURITIBA (PR)
Diálogo 1: Políticas para dança
Diálogo 2: Políticas para teatro
Teatro Londrina – Memorial de Curitiba
Rua Claudino dos Santos s/nº. – Largo da Ordem
Das 9 às 16h30
3/05/2013 – RIO DE JANEIRO (RJ)
Diálogo 1: Políticas para artes visuais, música e arte digital
Diálogo 2: Políticas para circo, dança e teatro
Palácio Gustavo Capanema
2º andar - Salão Portinari
Rua da Imprensa, 16 – Centro
Das 9h às 16h30
Tel.: (21) 2279-8080
cepin@funarte.gov.br
7/05/2013 – SÃO PAULO (SP)
Diálogo 1: Políticas para artes visuais, música e arte digital
Diálogo 2: Políticas para circo, dança e teatro
Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos
Das 9h às 16h30
Tel.: (11) 3662-5177
comunicacaosp@funarte.gov.br
Mais informações sobre o III Encontro Funarte de Políticas para as Artes
Centro de Programas Integrados/Funarte
cepin@funarte.gov.br
Para mais informações sobre o Edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco, clique aqui


 


 Leia também: 


ALEGRIA NA PRAÇA
cultura popular, música, teatro e sistema nacional de cultura atraem grande público de Propriá.

A Praça do Coreto ficou pequena para mais de 500 pessoas de todas as idades, de todas as cores de todos os credos, que participaram na noite do último dia 03 de abril do Seminário "Origens e Perspectivas da Cultura Popular" em Propriá - SE. O projeto é uma iniciativa do Centro Cultural de Propriá - CCP, integrado por professores, Intelectuais e estudantes da localidade, em integração com outros territórios Ribeirinhos. O objetivo é a promoção do acesso à cultura e à arte.
A noite foi marcada por uma intensa programação, composta de música, teatro e debate em praça pública. O público foi informado que o Sistema Nacional de Cultura carece de adesão das Prefeituras Municipais ao sistema que prevê a destinação de recursos na ordem de de 2% da arrecadação da União, 1,5% da arrecadação dos Estados e 1% da arrecadação dos Municípios para fomento da cultura. O SNC é um sistema com objetivos e princípios bem definidos e composto de variados mecanismos - para conhecer o Sistema Nacional de Cultura institucionalizado pela Lei nº 12.343/2010, seu marco legal e metodologia de implantação acesse http://blogs.cultura.gov.br/snc/
Durante a palestra de Virgínia Lúcia foi feita a divulgação do Edital Prêmio Culturas Populares 2013, com inscrições abertas até 05 de julho deste ano, conferindo ao todo 350 prêmios. Interessados devem acessar: http://www.cultura.gov.br/ - O Público participou formulando perguntas.
As ações do CCP de Propriá estão previstas para os bairros e povoados. Desta edição participaram o músico Banzo (voz e violão), palestra com a professora Virgínia Lúcia da Fonseca Menezes e apresentação teatral com o Grupo "Os Encantados" (O Choro da Índia Iati) projeto contemplado no edital Microprojetos do Rio São Francisco (FUNARTE/MINC). O Grupo é formado por 20 jovens de Propriá.
Grande destaque pára o esforço do incansável Professor Alberto Amorim, da Professora Mara Vilar que fez a direção teatral da peça com excelente resultado e do Professor Luiz Carlos Gomes que concebeu o texto teatral.Os agradecimentos são muitos, ao professor Claudomir da Tribuna da Praia de Pirambu, à Secretaria de Obras da Prefeitura de Propriá, a todo coletivo do CCP, aos vários apoiadores desta ação e ao grande público que vem prestigiando a iniciativa desse importante projeto Ribeirinho. Agradeço pelo carinho e reconhecimento do nosso trabalho.

Nenhum comentário: