sábado, 6 de abril de 2013

Intervenção sócio-psicodramática no Ponto de Cultura: Juventude e Cidadania.



Foto: Zezito de Oliveira
Virginia Souza
Um grupo de adolescentes participantes da oficina de dança do  Ponto de Cultura: Juventude, Cultura e Cidadania acrescentou a sua agenda um encontro semanal que visa contribuir para a ampliação do autoconhecimento, possibilitar a adoção de ações de autodesenvolvimento e ampliar a participação dos adolescentes na vida comunitária. O trabalho é uma iniciativa voluntária de uma das colaboradoras da ONG Ação Cultural, a psicóloga e psicodramatista Maria Virginia Souza Alves, que foi bem recebida pelos adolescentes.

O trabalho tem como referencial a metodologia sócio-psicodramática, criada por J.L. Moreno, no século passado, e mais conhecida através de uma de suas vertentes, o psicodrama. A dança e o desenho são alguns dos recursos utilizados para facilitar a expressão dos anseios e conflitos emocionais vivenciados pelo grupo, e ajudam a identificar os temas emergentes, cuja discussão é aprofundada através da ação dramática.

Na adolescência o comportamento infantil já não atende às necessidades do indivíduo e a conduta do adulto ainda não se estabeleceu. Isto gera, nesta fase, um conjunto de “sintomas” universalmente presentes, mas que assume características próprias de acordo com o ambiente sócio-cultural em que o adolescente está inserido. Auxiliar o adolescente a transitar com menos sofrimento por esta fase, através da criação de um ambiente propício para o compartilhamento de experiências, é um dos objetivos do projeto que já vem mostrando os primeiros resultados.

Os conflitos no relacionamento professor-aluno, o bulling, a dificuldade de diálogo com os pais, a violência urbana e doméstica são alguns dos temas já abordados pelo grupo que vem contribuindo para a ampliação do autoconhecimento e identificação de alternativas de comportamento nas situações vivenciadas.

Mais informações sobre o ponto de cultura juventude e cidadania. AQUI

 
 Foto:  Alexandro Zambrana

Nenhum comentário: