quinta-feira, 18 de abril de 2013

Secretária recebe a diretora da regional do MinC na BA e SE


Fonte:Portal Divirta.SE



Na manhã desta terça-feira, 16, a Secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, reuniu-se com a diretora da Regional do Ministério da Cultura da Bahia e Sergipe, Mônica Trigo, para discutir diversos projetos relacionados a cultura sergipana e nacional. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe (Secult).
Entre os pontos abordados no encontro estavam os Centros Unificados de Arte e Esporte (CEUs), que serão construídos em Sergipe. Ao todo, o Estado contará com quatro centros sendo dois em Aracaju, um em Estância e um em Nossa Senhora do Socorro.  No encontro, Mônica Trigo informou que a ministra Marta Suplicy solicitou que a secretária Eloisa Galdino, auxilie na execução dos processos junto as prefeituras dessas cidades, e informou ainda que tanto em Aracaju como em Estância o processo de licitação já está em andamento.
Outro ponto importante destacado na reunião, diz respeito ao Programa Nacional ao Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que irá ofertar vagas em cursos nas áreas da Arte e da Cultura em todo o país, e com o qual Sergipe foi contemplado inicialmente com 25 vagas. Após um breve debate, ficou definido que a Secult auxiliará o MinC na escolha dos cursos que serão oferecidos através deste programa, sempre respeitando as demandas da classe artística local.
Conferência e TEIA
Um momento chave do encontro destacou a realização da Conferência Estadual de Cultura, uma vez que 2013 é o ano das conferências estaduais em todo o país. Além disso, foi abordado também a construção da TEIA, que trata da reunião de todos Pontos de Cultura do Estado de Sergipe.
De acordo com a secretária Eloisa Galdino, o intuito é realizar uma grande semana de debate em torno da cultura, que está prevista para setembro, com data a ser definida e que deve contemplar não só a Conferência e a TEIA, mas inúmeras outras ações culturais. “Trabalharemos para que as agendas coincidam e que possamos realizar esses grandes eventos que só tendem a acrescer ainda mais a cultura sergipana”, afirmou.
Fortalecimento institucional
Além disso, com o intuito de dar continuidade a atuação do Ministério da Cultura em Sergipe, a Secretaria Estadual da Cultura vai ceder um espaço no Teatro Atheneu para que uma equipe do MinC trabalhe permanentemente no Estado.  A idéia é que seja feito o termo de seção por cinco anos deste espaço.
“Uma das primeiras ações da Ministra Marta Suplicy foi estender a representação Bahia, também para o Estado de Sergipe, através de decreto publicado no Diário Oficial em 7 de novembro de 2012. Por isso, buscamos cada vez mais fortalecer esta relação e fazer o que é possível para que Sergipe conquiste ainda mais espaço junto ao Ministério”, frisou Mônica Trigo.
Mônica Trigo se comprometeu ainda esta semana, de cuidar de alguns temas referentes a Sergipe que estão pendentes no Ministério da Cultura, como o repasse da terceira parcela dos Pontos de Cultura e o processo de evolução do Edital do Cine Mais Cultura.
A secretária Eloisa Galdino, destacou que a reunião foi extremamente produtiva e mostrou a força da relação institucional que o Governo de Sergipe construiu com o Ministério ao longo desses quatro anos de sua gestão.
“Esta parceria produziu resultados extremamente positivos, como a reabertura do teatro Atheneu, reforma do Cine Vitória e do Gonzagão, a conquista do título as Praça São Francisco, a ampliação de contemplados nos editais nacionais, dentre tantos outros, ou seja, é uma perfeita demonstração de que essa relação institucional ajuda a fortalecer a política de cultura que desenvolvemos no Estado de Sergipe”, completou.


Secult e Seides dialogam com contemplados no Edital de Oficinas




As secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) promoveram uma reunião na tarde desta quata-feira, 17, pra conversar com os contemplados no Edital de Apoio a Oficinas Culturais assuntos referentes a alterações no plano de trabalho dos projetos e a assinatura do termo de compromisso com o Estado.
Durante o encontro, os contemplados tiveram a oportunidade de expor questões quanto à verba e a prestação de contas. “Esta é uma verba que  na qual os contemplados são obrigados a prestar contas. Por isso, aproveitamos o momento para esclarecer antecipadamente como eles devem utilizar o recurso para evitar problemas com os órgãos de controle”, explica Aline Magna, assessora jurídica da Secult.
Aline frisa ainda que os contemplados que não puderam comparecer a reunião, devem comparecer o quanto antes na Assessoria Técnica da Secretaria de Estado da Cultura para assinar o termo de compromisso com o Estado.
Shaúna Nunes, que assistente social da Seides, destacou, por sua vez, que as oficinas culturais são importantes pois proporcionam a população de vulnerabilidade o acesso a cultura através de atividades complementares. "E isso tudo é fundamental para a erradicação da pobreza", disse.
Expectativa dos contemplados
O Edital de Apoio a Oficinas Culturais é uma parceria entre a Secult e Seides para capacitar e proporcionar a inclusão social a partir de ações culturais de jovens de 16 a 29 anos que residam na Grande Aracaju e estejam em situação de extrema pobreza, e contemplou 30 iniciativas que receberão verba de R$ 15 mil para executar suas atividades ao longo de 2013.
O proponente do projeto que visa discutir a discriminação racial a partir do estudo dos poemas de Castro Alves, Euler Lopes, anseia pela oportunidade de desenvolver atividades ligadas a literatura e ao teatro no município da Barra dos Coqueiros. "Através disso iremos dialogar culturalmente com os jovens daquela região", completou.
Kelly Sousa, que irá desenvolver o projeto ‘Tocando e dançando: do corpo ao instrumento’, espera conseguir vencer a evasão por vezes comum entre os jovens que estão na situação de extrema pobreza e desenvolver um trabalho atraente sobre música e percussão, tendo o forró como tema.



Nenhum comentário: