domingo, 12 de maio de 2013

Confira as sinopses dos filmes que estão em cartaz no Festival Varilux






Fizemos uma seleção com as sinopses dos filmes que serão exibidos durante o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece de 9 a 16 de maio no Cine Vitória, localizado na Rua do Turista, Centro de Aracaju, e que funcionará em caráter experimental durante o evento. O Festival tem a produção local da Casa Curta-Se e apoio da Secretaria de Estado da Cultura.
Anos incríveis (1h52)
Sexta, 10/05, às 14h30 e quinta, 16/05, às 20h50
Classificação etária: 14 anos
Jean-Lou, Yasmina, Adonis, Clara, Victor e outros amigos formam um grupo de jovens idealistas e revolucionários. Em reação contra a mídia, considerada conservadora e reacionária, eles compram câmeras amadoras e criam um novo canal de televisão: "Télé Gaucho", uma rede anarquista, libertária, com poucos recursos, mas muita criatividade. Durante cinco anos, este grupo cobre notícias sobre greves, manifestações populares e assuntos ligados aos direitos humanos.
O homem que ri (1h35)
Sexta, 10/05, 16h50 e segunda, 13, às 18h45
Classificação etária: Livre
Esta adaptação do romance de Victor Hugo traz a história de dois órfãos, Gwynplaine (Marc-André Grondin), um garoto cuja cicatriz no rosto dá a impressão de que ele está sempre sorrindo, e Déa (Christa Theret), uma garota cega. Em pleno inverno, eles são acolhidos pelo grande Ursus (Gérard Depardieu) e passam a viver com ele. Para ganharem dinheiro, os dois jovens decidem fazer um espetáculo pelas estradas, onde o sorriso de Gwynplaine desperta a curiosidade de todos que passam. Aos poucos, o garoto adquire fama e dinheiro, distanciando-o das únicas duas pessoas que sempre gostaram dele: Déa e Ursus.
A datilógrafa (1h51)
Segunda, 10/05 às 18h50 e segunda, 13/05, às 16h30
Classificação etária: 12 anos
Aos 21 anos de idade, Rose Pamphule mora com seu pai e está prestes a casar com o pacífico filho de um garagista. Ela poderia virar uma dona de casa, mas a jovem tem planos mais ambiciosos. Ela sai de sua cidade e tenta um emprego de datilógrafa no escritório de seguros de Louis. Mesmo se suas habilidades como secretária são fraquíssimas, o homem fica impressionado com a velocidade com a qual Rose consegue digitar. Logo o espírito competidor de Louis se desperta: ele decide aceitar Rose como sua secretária, contanto que ela treine para participar da competição de datilógrafa mais rápida do país.
Aconteceu em Sant-Tropez (1h40)
Segunda, 10/05 às 21h05 e quarta, 15/05, às 14h30
Classificação etária: 14 anos
Os irmãos Roni (Kad Merad) e Zef (Eric Elmosnino) se detestam. Muitas brigas já aconteceram entre os dois, por causa do trabalho, das mulheres, da maneira como vivem a religião judaica...
A situação piora quando Roni decide casar a sua filha no mesmo dia em que Zef enterra sua esposa. A partir deste momento, uma série de eventos caóticos vão tirar a família dos eixos, mas eventos inesperados podem acabar gerando uma história de amor... ou mesmo duas
O menino da floresta (1h35)
Sábado, 11/05, às 14h30 e domingo, 12/05, às 15h
Classificação etária: Livre
A família Courge vive isolada na floresta. Enquanto o pai, tirânico (voz de Jean Reno) impede o filho de sair do local, o pequeno (voz de Lorànt Deutsch) cresce como um selvagem, sem saber da existência de um mundo exterior. As únicas amizades do garoto são os fantasmas da natureza, até o dia em que um evento inesperado o força a sair da floresta. Lá fora, ele descobre a existência de um vilarejo e de uma garotinha chamada Manon.
Renoir (1h51)
Sábado, 11/05, às 16h30 e terça, 14/05, às 18h40
Classificação etária: 12 anos
Côte d'Azur, 1915. Auguste Renoir é atormentado pela perda da esposa, as dores da artrite e a terrível notícia de que seu filho Jean foi ferido em combate. Mas, quando a jovem Andrée entra em seu mundo, a vida do velho pintor se enche de inspiração novamente, assim como a de seu filho Jean, que agora está de volta à casa da família.
Além do arco-íris (1h52)
Sábado, 11/05, às 18h45 e terça, 14/05, às 14h30
Classificação etária: 12 anos
Era uma vez uma garotinha que acreditava no grande amor, nos sinais e no destino; uma mulher que sonhava em ser atriz e faria de tudo para conquistar seu sonho; um rapaz que acreditava em seu talento de compositor, mas não confiava muito nele mesmo. Era uma vez uma garotinha que acreditava em Deus. Era uma vez um homem que não acreditava em nada, até o dia em que uma vidente previu a data de sua morte, e finalmente, ele teve que acreditar.
Adeus, minha rainha (1h40)
Sábado, 11/05, às 21h e quinta, 16/05, às 16h35
Classificação etária: Livre
Julho de 1789, alvorecer da Revolução Francesa. A vida no Palácio de Versalhes continua imprudente e descontraída, distante do tumulto que reina em Paris. Quando a notícia da tomada da Bastilha chega à Corte, nobres e servos fogem desesperados, abandonando o Rei Luís XVI (Xavier Beauvois) e Maria Antonieta (Diane Kruger). Sidonie Laborde (Léa Seydoux), jovem leitora totalmente devotada à Rainha, não acredita no que ouve e permanece perto de sua adorada, confiante de que nada lhes acontecerá.
Camille Claudel 1915 (1h34)
Domingo, 12/05, às 17h e segunda, 13/05, às 20h45
Classificação etária: Livre
Inverno, 1915. O filme retrata a vida reclusa da escultora Camille Claudel (Juliette Binoche). Internada pela família num manicômio no sul da França, ela aguarda a visita do irmão, Paul (Jean-Luc Vincent). O filme é baseado na história verídica da escultora, que passando seus últimos trinta anos sem nunca mais poder seguir a sua arte novamente.
Feito gente grande (1h30)
Domingo, 12/05, às 19h e terça, 14/05, às 16h45
Classificação etária: Livre
Aos nove anos de idade, a vida de Raquel não vai muito bem: ela tem poucos amigos e recebe uma educação amorosa, mas muito autoritária por parte de seus pais, em pleno momento de crise matrimonial. Sua rotina muda quando ela conhece Valérie, garota de sua idade, muito mais aberta às experiências da vida.
Pedalando com Molière (1h45)
Domingo, 12/05, às 20h55 e quinta, 16/05, às 18h40
Classificação etária: Livre
Cansado da carreira de ator, o respeitado Serge Tanneur (Fabrice Luchini) decide abandonar os palcos e se aposentar, vivendo isolado na pequena Ilha de Ré. Sua calma é interrompida pela chegada de Gauthier Valence (Lambert Wilson), ator de televisão popular, que o convida a interpretar o papel principal em uma adaptação de 'O Misantropo', de Molière. Afinal, a nova condição de Serge combina muito bem com o personagem clássico. Após a recusa inicial, Serge propõe um desafio: ambos devem ensaiar a primeira cena da peça juntos, nos papéis de Philinte e Alceste, e depois de cinco dias treinando, ele dará a resposta sobre sua participação. Começam assim os jogos de poder e manipulação entre os dois homens.
Uma dama em Paris (1h34)
Segunda, 13/05, às 14h30 e quarta, 15/05, às 18h45
Classificação etária: 12 anos
A estoniana Anne (Laine Mägi) é contratada para cuidar de uma senhora de idade, a também estoniana Frida (Jeanne Moreau), que mora há muitos anos em Paris. Apesar de todo o esforço em trocar o seu país natal pela França, Anne é mal acolhida por Frida, que não quer ser ajudada. A única preocupação desta mulher é conquistar novamente Stéphane (Patrick Pineau), seu antigo amante. Juntas, elas descobrem a amizade e o prazer de se sentirem novamente sedutoras.
Prenda-me (1h39)
Terça, 14/05, às 20h55 e quinta, 16/05, às 14h30
Classificação etária: Livre
Vários anos após a morte do marido, uma mulher (Sophie Marceau) decide ir a polícia e dizer que, contrariamente ao laudo policial, o homem não cometeu suicídio, mas foi empurrado da janela do oitava andar, por ela mesma. Diante desta confissão inesperada, a delegada (Miou-Miou) começa a ter dúvidas: Por esta mulher confessaria agora? Seria ela a verdadeira culpada? A delegada decide então investigar o caso a fundo, descobrindo toda a verdade por trás do assassinato. Começa um jogo de poder e manipulação entre as duas mulheres, do qual apenas uma sairá vencedora.
Os sabores do palácio (1h35)
Quarta, 15/05, às 20h45
Classificação etária: 12 anos
Hortense Laborie (Catherine Frot) é uma respeitada chef que é pega de surpresa ao ser escolhida pelo presidente da França para trabalhar no Palácio de Eliseu. Inicialmente, ela se torna objeto de inveja, sendo mal-vista pelos outros cozinheiros do local. Com o tempo, no entanto, Hortense consegue mudar a situação. Seus pratos conquistam o presidente, mas terá sempre que se manter atenta, afinal os bastidores do poder estarão cheios de armadilhas.


Nenhum comentário: