sexta-feira, 7 de junho de 2013

Almoço Cultural Paraense reúne 13 pessoas no atelier da Irene no primeiro domingo de junho de 2013.




Como tem acontecido há cerca de 10 anos,  o almoço cultural paraense reúne  pessoas envolvidas nos círculos de atividades da Ação Cultural. (danças circulares, ponto de cultura, caravana Luiz Gonzaga, jornada ecológica, sarau multicultural, redes sociais digitais). 

Nesta edição,  a maioria dos presentes tem atuação profissional como  professores, mas incluiu também pedagoga, estudantes de ensino fundamental e médio,  relações públicas, dançarina,   artesã e produtor cultural. Em termos de gênero, a proporção de homens e mulheres foram bastante aproximadas, 7 homens e 6 mulheres.

Dos treze presentes, três são paraenses, Irene Smith, Angelina e Alex Magalhães. Sendo que este último mora já alguns anos no interior da Bahia. Também desse estado, por pouco não tivemos a presença de uma professora universitária que fez o mestrado de educação na UFS e que participou de duas edições do almoço cultural de anos recentes.

Confirmando a consolidação do almoço cultural, tivemos duas pessoas que fizeram o pagamento antecipado e que não se fizeram presentes por motivos de doença e motivo particular não divulgado.

A comida e a sobremesa foram fartas e todos puderam repetir a dose, sinal da delicia que estava. Como nos outros anos, a chef de cozinha Angelina Magalhães foi a responsável pela produção gastronômica.

A música paraense de Nilson Chaves, Vital Lima e Lucinha Bastos como sempre surpreende e encanta aqueles que nunca ouviram estes artistas, o que era a realidade da maioria dos presentes.

Um momento forte e diferente foi a primeira  apresentação pública dos audiovisuais produzidos pela primeira turma da oficina de iniciação ao audiovisual, realizada no ano de 2012. O resultado final foi bastante elogiado e despertou o interesse de algumas pessoas em integrar a turma de 2013.

 Sintonize

Videoclipe da banda Kararoots, que conta a história de um jovem garoto que, revoltado com essa moderna dominação tecnológica/consumista, resolve fazer justiça com as próprias mãos. Video roteirizado e produzido pelos alunos da segunda turma de audiovisual do ponto de cultura: Juventude e Cidadania.



Ponto de Cultura - RECAP
É um vídeo de recapitulação de todo o processo de construção e experiencia audiovisual das turmas 01 e 02 da oficina de  audiovisual do ponto de cultura: Juventude e Cidadania.


Como sempre acontece, o encontro de pessoas em torno do  almoço cultural colabora para a troca de conhecimentos, intercâmbio de idéias, discussão de outras ações conjuntas, fortalecimento de amizades, criação de vinculos e etc..

Para quem esteve presente,  rever e para quem não pode participar,  conhecer.

Tempo e Destino - Nilson Chaves e Vital Lima

 
Sugestão para adquirir o DVD acima. AQUI

Não vou Sair - Celso Viáfora



Sugestão para adquirir o DVD acima, AQUI

Comentários de quem participou do almoço cultural.

Eita almoço cultural bom sô. Gostei muito da comida paraense e da sobremesa mais ainda. Doce e creme de cupuaçu, 'dos deuses, divino'. Nilson Chaves, Vital Lima são músicos de primeira linha, surpreendente, não tinha ouvido falar deles. A apresentação do vídeo da turma do audiovisual me fez perceber que há muitos jovens que estão traçando metas para suas vidas. É empolgante. Parabéns a equipe que reuniu esse povo bom para conversas, trocas de conhecimentos e muitas risadas.rsrsrr. Esperamos pelo próximo.  Edjane Paixão

  Comida boa, papo bom, conhecer pessoas novas e de compromisso com a vida, foi muito legal!
Narciso Machado

Nenhum comentário: