sexta-feira, 7 de junho de 2013

Quando a policia e a prisão não são a solução para resolver todos os problemas da segurança pública.



 Uma disputa ideológica  que precisa ser melhor realizada pelos setores da sociedade que acreditam, lutam e trabalham por mais democracia, mais educação, mais cultura, mais esporte enfim, por  mais vida. Com música, cinema, teatro, literatura e outras linguagens artísticas - armas de sedução em massa -   obteremos mais êxitos, tanto para ajudar a mostrar os equivocos de quem pensa dessa maneira, como também para realizar ações preventivas de enfrentamento as causas geradoras das diversas formas de violência. Vamos nessa??

 
07.06.13 - Mundo
Drogas, equívocos e soluções

Frei Betto
Adital



O fenômeno das drogas atinge todos nós. Não há exceção. Ainda que você não tenha um dependente químico na família, o perigo reside no assalto. Nada pior do que ser assaltado por uma pessoa drogada. Qualquer gesto, por mais inocente, pode representar na cabeça dele uma reação que merece a morte.
Não é apenas nas ruas que a existência de grande número de viciados preocupa. Em todas as classes sociais há quem seja dependente de drogas. Não somente das proibidas, como cocaína e ópio, mas também das que se podem adquirir em farmácias (com receitas falsas) ou em hospitais (por desvio). Nos dois casos, uma grana extra faz do funcionário um corrupto, e a droga de tarja preta chega fácil às mãos do usuário.
Famílias de classes média e alta conhecem a tortura do que significa ter um parente dependente químico. Por sua vez, o poder público, incomodado com a paisagem urbana das cracolândias, advoga a internação compulsória. Medida, aliás, adotada por certas famílias com recursos para pagar internação em clínicas de (suposta) recuperação.
Restam as perguntas que não querem calar, mas que famílias e poder público insistem em abafar: o que induz uma pessoa a consumir drogas? Qual a solução para o problema?
Se amanhã hóstia de igreja, que é oferecida gratuitamente, virar grife, terá preço de mercado, como jeans esfarrapados vendidos hoje em lojas sofisticadas. Ocorre que só quem comunga por razões religiosas consome hóstias. Do mesmo modo, o narcotráfico –que deve ser combatido com todo rigor – só existe porque há um amplo e voraz mercado de consumo.
O que leva uma pessoa a consumir drogas é a carência de autoestima. Sentindo-se inferior, desamada, pressionada pelo estresse competitivo, ela encontra nas drogas o recurso para alterar seu estado de consciência. Assim, se sente bem melhor do que ao enfrentar, de cuca limpa, a realidade. Sobretudo com certas drogas, como a cocaína, que imprimem sensação de onipotência.
Todo drogado é um místico em potencial. Sabe que a felicidade é uma experiência da subjetividade. Nada fora do ser humano é capaz de trazer felicidade. Dê a um dependente químico barras de ouro para que abandone a droga e inicie vida nova. Ele logo tratará de vendê-las para comprar drogas.
A droga decorre de nossa escala de valores. Há nisso forte componente educativo. Se um jovem é educado priorizando como valores riqueza, sucesso, poder e beleza, tende a se tornar vulnerável às drogas. Elas funcionarão, periódica e provisoriamente, como cobertor ao frio de suas ambições frustradas.
Alerto meus amigos que têm filhos pequenos: deem a eles muita atenção e carinho, especialmente até que completem 12 anos. Internações podem ser úteis em situações de crise ou surto. Nunca como solução. Todo drogado grita em outra linguagem: "Eu quero ser amado!”
E o poder público, o que fazer diante desta epidemia química? Internação compulsória? Funciona provisoriamente como limpeza da paisagem urbana. Em um país como o nosso, em que o sistema de saúde é tão precário, difícil acreditar que existam clínicas de internação em número suficiente para atender todos os dependentes e que tenham suficiente pedagogia de recuperação.
A solução talvez não seja fácil para aqueles que já romperam vínculos familiares. Contudo, há, sim, solução preventiva se o poder público cumprir seu dever de assegurar a todas as crianças e jovens educação de qualidade. Um jovem que sonha ser um profissional competente jamais entrará nas drogas se tiver educação garantida, sobretudo centrada em valores altruístas, solidários, espirituais.
Morei cinco anos em favela. Aprendi que nenhum traficante deseja que seu filho siga os seus passos. O sonho é que o filho seja doutor. Portanto, no dia em que o poder público levar aos ninhos do tráfico mais escolas, música, teatro, academias de ginástica, bibliotecas, e menos batidas policiais e balas "perdidas”, teremos menos viciados e traficantes.
Portugal ensinou muito ao Brasil: o idioma, o prazer do queijo, a religiosidade cristã, a arte sacra, o gosto pela literatura etc. É hora de aprendermos também com Portugal como lidar com as drogas. Lisboa é a capital europeia com menor índice de homicídios.
[Frei Betto é escritor, autor do romance sobre drogas "O Vencedor” (Ática), entre outros livros. http://www.freibetto.org/- twitter:@freibetto.
Leia também: Descriminalização de drogas em Portugal surpreende nos EUA. AQUI
Todo mundo nasce artista  AQUI 
Adolescentes usuários de drogas tiram sossego no Conjunto Jardim  AQUI 
 
10/05/2013 2:05 pm
Rappers gravam vídeos contra a redução da maioridade penal.
Canal do YouTube apresenta argumentos contrários a mudança em forma de rap e poesia
Da Redação da Revista Fórum

Tubarão DuLixo, rapper, poeta e artista plástico, é um dos que expuseram argumentos contra a redução da maioridade penal em forma de rima (Foto: Reprodução / YouTube)

Recentes casos de homicídios praticados por menores colocaram a discussão sobre a redução da maioridade penal novamente em pauta no país. Argumentos são apresentados e defendidos de forma incisiva por pessoas contrárias e favoráveis à redução.
Com o objetivo colaborar com este debate, rappers e poetas de diversas cidades brasileiras estão criando raps e poesias com argumentos contrários à redução da maioridade penal. As criações ficam hospedadas em um canal do Youtube batizado de “Contra a Redução”. A intenção do projeto é também estimular mais pessoas a criarem suas rimas e assim enriquecerem a discussão.
“A ideia é que muita gente participe. Eu estou vendo com o pessoal do Rio e de outros lugares e eu quero chegar nos caras do funk porque eles são uma referência também”, afirmou o poeta Akins Kinte, idealizador do projeto.
Para Kinte, o rap é “a música da revolução” e argumenta de maneira clara e direta. Segundo ele, os meios de comunicação tradicionais são tendenciosos e favoráveis à redução. “É até uma covardia, pegam pessoas que nunca nem leram o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Elas estão de ‘calças curtas’ na rua. Mostram um vídeo de um assassinato, que é triste, daí é claro que ela vai dizer que é favor”, defende o poeta.
De acordo com Kinte, os interessados em colaborar com o projeto podem gravar os vídeos sem grandes produções, com webcam ou celular por exemplo. “A ideia é focar na mensagem mesmo”, afirma. Os interessados podem entrar em contato através do facebook do projeto ou pelo email contramaioridadepenal@gmail.com .
 Para assistir todos os vídeos do projeto clique AQUI.


Nenhum comentário: