domingo, 15 de junho de 2014

PONTOS DE CULTURA SERGIPANOS REALIZAM PRIMEIRA REUNIÃO PÓS TEIA NACIONAL DA DIVERSIDADE



A primeira reunião após a realização da Teia da Diversidade em Natal, realizada  em solo sergipano, aconteceu na sede administrativa da Ação Cultural e espaço da oficina de audiovisual do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, localizado no calçadão da Rua São Cristóvão,  centro de Aracaju,  no dia 14 de junho de 2014.

A reunião contou com a presença de representantes de  5 Pontos de Cultura – Juventude e Cultura/Ação Cultural; Batuque de Angola/ Associação Abaô de Arte-Educação e Cultura Negra (AAECN) ; Axé Ô/- Centro de Promoção de Desenvolvimento Sustentável Ile Ase Opo Oxogum Lade; Mobilização Cultural/ Clube das Mães de Tomar do Geru; Albertina Brasil/ Federação Nacional de Arte Albertina Brasil

As principais deliberações giraram em torno da necessidade de ampliar e consolidar o diálogo reiniciado com a Secult, nos dias anteriores a viagem da delegação formada por 13 agentes culturais  ligados aos Pontos, que representaram Sergipe na Teia Nacional, além do inicio de  uma frente de diálogo com o poder legislativo estadual, já iniciado com a realização da audiência pública sobre o Sistema Estadual de Cultura organizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, presidida pela deputada estadual  Ana Lúcia.

Da mesma maneira,  pretende-se iniciar contatos  com deputados federais sergipanos em torno  do voto favorável a aprovação da Lei Cultura Viva, a qual estará em votação final no dia 01 de julho, lei esta que garante a continuidade e o aprimoramento dos Pontos de Cultura para além das gestões do governo, transformando-os em politica pública do Estado Brasileiro.

Outra frente de diálogo que se deseja abrir, será com a sociedade sergipana, por meio da imprensa e das redes sociais,  utilizando como mote a importância e a necessidade de  aprovação da Lei Cultura Viva pela Câmara Federal.

No caso da reunião com a Secult, a primeira,  na ordem de prioridade,  será solicitado informações sobre em que situação se encontra o encaminhamento discutido na reunião realizada antes da partida da delegação Sergipe para a Teia Nacional  e incluído  nas deliberações estaduais de cultura para Sergipe, documento oficial do Fórum Nacional de Pontos de Cultura trata-se do acompanhamento, capacitação técnica e assessoramento na prestação de contas, mediante a contratação de uma empresa especializada na área de gestão pública e terceiro setor.

Neste documento,  a delegação de Sergipe presente a Teia Nacional também  deliberou como encaminhamento para o Ministério da Cultura,  sugestão de criação de uma plataforma digital para prestação de contas, onde por exemplo,  o lançamento de informações e/ou documentos  contábeis/financeiros poderia ser em tempo real ou o  mais rápido possível, com amplo acesso à população, além de outras formas de prestação de contas como por meio de relatórios, fotos e vídeos . Da mesma maneira, um serviço de tira dúvidas poderia ajudar bastante aos gestores e produtores culturais. Esta plataforma digital também facilitará o trabalho de fiscalização  e acompanhamento dos órgãos públicos, imprensa e pesquisadores acadêmicos 

Carta de Natal: deliberações estaduais para cultura de Sergipe. AQUI

Acompanhe a continuidade do processo de  mobilização cultural e politica,  iniciado na Teia Nacional. AQUI

Para saber como foi a preparação de Sergipe para participar da Teia Nacional. AQUI 

Para saber mais sobre a Teia 2014 dos Pontos de Cultura, clique AQUI


AUTORIDADES PROMETEM APROVAÇÃO DA LEI CULTURA VIVA E PEC 150






Comentário sobre o post acima:

1º - QUE BOM QUE ESSA EQUIPE DE DISCUSSÃO ESTÁ CHEIA DE VONTADE PARA QUE SE POSSA RETOMAR AS ATIVIDADES DEIXADAS NO MEIO DO CAMINHA. POIS AS INFORMAÇÕES SÃO POUCAS OU QUASE NENHUMA EM RELAÇÃO A TERCEIRA ETAPA DOS PONTOS DE CULTURA. SINCERAMENTE, PERDI A EMPOLGAÇÃO! GOSTARIA DE ACREDITAR NESSA EQUIPE FORMADA, ANTES "TEIA" E PÓS "TEIA". PORQUE A ANTERIOR (TEIA 2010) SÓ BLÁ, BLÁ, BLÁ!
ABRAÇO. RAIMUNDO PONTO "LIRA DA CIDADANIA" SIMÃO DIAS.

-----------------------------------------------

2 comentários:

AUTISMO SIMÃO DIAS INCLUSÃO disse...

QUE BOM QUE ESSA EQUIPE DE DISCUSSÃO ESTÁ CHEIA DE VONTADE PARA QUE SE POSSA RETOMAR AS ATIVIDADES DEIXADAS NO MEIO DO CAMINHA. POIS AS INFORMAÇÕES SÃO POUCAS OU QUASE NENHUMA EM RELAÇÃO A TERCEIRA ETAPA DOS PONTOS DE CULTURA. SINCERAMENTE, PERDI A EMPOLGAÇÃO! GOSTARIA DE ACREDITAR NESSA EQUIPE FORMADA, ANTES "TEIA" E PÓS "TEIA". PORQUE A ANTERIOR (TEIA 2010) SÓ BLÁ, BLÁ, BLÁ!
ABRAÇO. RAIMUNDO PONTO "LIRA DA CIDADANIA" SIMÃO DIAS.

Anônimo disse...

O INSTITUTO SÓCIO EDUCACIONAL SOLIDARIEDADE ISIS-OSCIP-ISES APOIA ESTA AÇÃO.