domingo, 20 de setembro de 2015

A conferência municipal de juventude de Nossa Senhora do Socorro, que nem era para ter acontecido, foi um sucesso!!


Não era para ter acontecido porque a prefeitura não considera importante chamar a sociedade civil, para discutir e apresentar demandas e sugestões visando  melhorar os rumos da administração municipal. Assim também se sucedeu com outras conferências municipais temáticas.

E isso, paradoxalmente,  pode ter sido um fator de sucesso, pois existe uma “lógica” de organização de conferências de políticas públicas, convocadas  e organizadas  pelo poder público,  marcadas por excesso de  falas oficiais, mobilização de funcionários públicos comissionados e de lideres pseudo comunitários e outros tipos de estratégias desmobilizadoras e que tiram o tônus vital desse tipo de estratégia e metodologia,  rumo a uma verdadeira democracia participativa.

Como o regimento nacional das conferências de juventude, faculta a organizações da sociedade civil o direito de convocar e organizar a conferência municipal,quando o poder público  se omite, assim foi feito. Uma comissão foi organizada,  liderada pela Associação Cultural e Esportiva Piabinhas de Sergipe, com a participação da  Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania, coletivo de audiovisual Visage, juntamente com  outros agentes culturais, políticos e sociais. Isso tornou possivel a realização da 3ª Conferência Municipal de Juventude de Nossa Senhora do Socorro, cujo lema escolhido foi: "A juventude quer viver a cidade”.

No sentido de colaborar  para quebrar a perversa lógica das maioria das prefeituras,   ficou decidido a realização da conferência em um sábado no horário da tarde, não foi aceito a apresentação de representantes de políticos com mandato na mesa de abertura, em troca de  apoio para a realização da conferência, buscou-se convidar pessoas com vivência e/ou pesquisa nas temáticas dos grupos de discussão para colaborar na abordagem dos temas dos sub-grupos, ao invés de pessoas com uma  visão oficial  atrelada ao poder público, não houve investimento em solicitar da prefeitura ônibus para trazer jovens dos bairros, embora lideranças ligadas a partidos políticos,  tenha utilizado a estratégia de trazer o seu pessoal  utilizando esse expediente.

Importante ressaltar,  isso tudo conseguido, sem antes não ter que passar por longas e  difíceis conversas dos organizadores da conferência que integram  as organizações da sociedade civil com àqueles ligados as  organizações partidárias e/ou ao poder público municipal.

Aqui cabe uma observação “ é incrivel como a lógica patrimonialista, autoritária e clientelista de nossa  estrutura social enquanto nação,  estão presentes nas  estruturas partidárias e nos poderes públicos locais.”

Nessa perspectiva , ainda teremos um longo caminho a percorrer para a juventude viver a cidade em plenitude e inteireza, mas como escreveu Chico Science em uma canção “Um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar”.


Na apresentação sobre cultura e juventude,  que realizei no sub grupo,  utilizei  como referência um texto elaborado pela comissão organizadora da conferência nacional de juventude e em seguida um conjunto de memes da internet fazendo ligação com o mesmo texto. Vale a pena ler o texto. Os memes estão abaixo.

A contribuição da Tv Sergipe e do Sebrae, foi muito importante para o sucesso da conferência, além da presença do representante do governo estadual, Freddson Santana, o mesmo afirmou: " Estou me sentindo muito feliz em estar presente na conferência de Socorro,  por causa dessa diversidade de expressões culturais e esportivas juvenis, tanto dentro como ao redor, com jovens participando da conferência, outros jogando capoeira, de Socorro, cantando rap, andando de bicicleta e de skate, exibição de curtas metragens produzidos por jovens que moram no municipio. Tudo junto e misturado"

Reportagens da Tv  Sergipe

Cidadania será tema de debate em Nossa Senhora do Socorro

Jovens do município de Nossa Senhora do Socorro participam de projeto

As fotos e as propostas serão publicadas em outro post no decorrer da semana. Além de outros olhares sobre a histórica conferência municipal de juventude de Nossa Senhora do Socorro.

  Zezito de Oliveira - Educador e Produtor Cultural.

 

Quadro de Portinari - acima





P.S.: - Não há como negar que a prefeitura de Socorro como os demais municipios investem em cultura. Na conferência municipal de cultura de Aracaju, realizada em 2010(salvo engano), indaguei a Lucimara Passos, na época presidente da Fundação Municipal de |Cultura (Funcaju) sobre o percentual minimo de 2% para o investimento municipal em cultura, conforme demanda dos agentes da arte e da cultura e que  foi transformada em projeto de emenda a constituição. Ela me disse que o municipio de Aracaju, já investia mais do que isso, porém respondi, investir no forrocaju quase todo o orçamento da Funcaju,  não era disso que eu estava falando. Com certeza,  não é diferente com os custos do  forrósiri e com as bandas e artistas ligados a cultura de massa que a prefeitura de Socorro e de outros municipios contratam para tocar no carnaval, festas do padroeiro e etc.. Então, nesta discussão  cabem  outra duas perguntas cruciais.   A que  interesses econômicos/empresariais esse tipo de investimento interessa ou beneficia? Quais são as consequências negativas para a  cultura, a educação, a saúde e a segurança, em razão do investimento do orçamento da cultura quase exclusivamente nos tipos de eventos citados acima. As respostas para a segunda questão estão nos memes.  A resposta para a primeira, tem sido objeto de fiscalização da imprensa e do ministério público, porém é preciso fazer muito mais.

Nenhum comentário: