domingo, 3 de dezembro de 2017

Notas para celebrar e ir além do FASC 2017 (Festival de Arte de Sâo Cristóvão).



Conversa de hoje em São Cristóvão, após uma noite da melhor  musica brasileira, acompanhada evidentemente de energias/vibrações positivas e com  gente bonita. 

https://www.facebook.com/festivaldeartesdesaocristovao/videos/208610643017373/

Para quem foi ou não foi ainda. Confira as informações principais no sobre o FASC 2017. AQUI


O que você acha que São Cristóvão tem de bom? Me perguntaram.


Respondi: As pessoas e a sua história e tradição cultural. SÃO CRISTÓVÃO TEM NO SEU PASSADO,  O MELHOR PASSAPORTE PARA UM FUTURO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DE PAZ. Reforcei


O que é preciso e isso ser entendido pelas elites locais e por seu próprio povo.  O que parece estar começando a acontecer, ao menos por uma parcela, representada pela atual administração municipal, no caso da elite local.


Uma resposta que amadureci,  depois de perceber uma baixa estima muito grande por parte de muita gente da cidade, local onde nasci. Uma pesquisa pode ser realizada para ter a dimensão do percentual da população que pensa  mais “pra baixo” com relação a cidade e os motivos disso acontecer.


E no retorno a Aracaju,  o pensamento girando em torno da necessidade do quanto é cada  vez necessário envolver mais e mais a população,  nas discussões e implementação dessa idéia de valorização e reconhecimento de valor do patrimônio cultural material e imaterial da cidade. A  maneira mais eficaz de fazer com que a população comece a se sentir parte e assuma como sujeito este papel, considerando que as gestões passam, mas precisam alimentar e fortalecer as raízes culturais, assim como o empoderamento da sociedade para fazer valer isso, não apenas como valor simbólico, mas como valor cidadão e econômico.


Em especial a juventude. Neste sentido um dos locais onde isso precisa acontecer são as escolas, por meio do apoio financeiro a realização de oficinas e saraus durante o ano todo, para  culminar no Festival de Arte de Sâo Cristóvão.  Uma idéia que conversei com o secretário de cultura da cidade, professor Gaspeu. Isso me lembra um pouco o sonho da Aldeia do Arcozelo de Paschoal de Carlos Magno,  ou as residências e interações estéticasapoiadas pelo Ministério da Cultura nas gestões dos ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira, desenvolvidos por artistas e coletivos de artistas em diversos locais, especialmente escolas e pontos de cultura.


Assim também como fortalecer os pequenos empreendedores no campo da cadeia produtiva da economia da cultura, incluído  àqueles que não trabalham com uma perspectiva estritamente capitalista ou comercial, me refiro neste caso,  as iniciativas culturais e o turismo de base comunitária, também as de caráter associativo ou coletivo.


A esse propósito considerando que gastronomia também é cultura, como motivar a produção e comercialização de produtos ligados à  culinária sergipana e nordestina? Pois é muita barraca com mais do mesmo  das comidas e bebidas de todas as festas.   




PARA A CIDADE MÃE DE SERGIPE.
"Vem me regar mãe. Vem me regar. Vem me regar mãe, êa. Vem me regar. Todo santo dia. Pois todo dia é santo. E EU SOU UMA ÁRVORE BONITA. QUE PRECISA TER SEUS CUIDADOS. Me regar mãe . Vem me regar. Vem me regar mãe, êa. Vem me regar. E ando sobre a terra. E vivo sob o sol. E as, e AS MINHA RAIZES. Eu balanço. Eu balanço. Eu balanço. Me regar mãe. Vem me regar. Vem me regar mãe, êa. Vem me regar.

Na versão original com o autor. Edson Gomes.

Uma canção que dialoga com o que escrevi e com a matéria abaixo.

Nova geração mata tradição

Fonte: portal infonet
No município de São Cristóvão a tradição folclórica que atrai turistas pode acabar e dar lugar somente a lembranças
14/04/2011 - 07:52
A tradição da cultura local corre risco

Percorrer as ruas largas, visitando casarões e conhecendo a história de São Cristovão, município distante 25 km da capital sergipana, é roteiro de vários turistas que visitam todos os dias a cidade. Igrejas centenárias, museus, a biblioteca Senador Lourival Batista, além da casa do folclore, todas localizadas na Praça São Francisco, -considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) Patrimônio Histórico da Humanidade,- recebem diariamente pessoas interessadas no turismo cultural.
Segundo os moradores, o problema é que na quarta cidade mais antiga do país, a tradição da cultura pode estar com os dias contados. A principal queixa dos moradores de mais de 60 anos

Bonecos mostram que a cultura da cidade é mantida através da história
é que a nova geração desconhece os grupos folclóricos da cidade e, com a morte de alguns fundadores os grupos podem deixar de existir, ficando apenas restrito a um acervo.
Reisado, samba de coco, a Caceteira do falecido João de Cota e a Chegança de São Cristovão. Em uma breve conversa com alguns jovens estudantes do município, muitos não sabiam quase nada ou nunca tinham ouvido falar sobre os grupos folclóricos da cidade. Mas aos 70 anos de idade, Maria Neuza dos Santos, mantém viva a memória das festanças que atraiam milhares de pessoas.  
“Meu pai [José Cardoso dos Santos] era o embaixador da Chegança, que acontecia depois do Natal no Dia de Reis. Era tudo tão bonito, aqueles homens bem vestidos cantavam o bendito dentro da igreja. Hoje os jovens
Os mestres do folclore são lembrados e preservados na Casa do Folclore
não querem saber disso, e muitos até dão risada dos idosos quando ouvem falar essas histórias”, diz dona Neuza, que expressa saudades do pai, já falecido. “Meu pai faleceu ano passado, mas tenho essa memória dele, entrando na igreja e cantando”, relembra.
A artesã e funcionária pública, Neide Quitéria Silva, que trabalha na Casa do Folclore Zeca do Noberto, reconhece que a procura por informações sobre as tradições locais é restrita a universitários da capital ou a turistas de fora do Estado. “Infelizmente os adolescentes da cidade sentem vergonha dos grupos, já foram feitas tentativas para montar grupos de jovens, mas muitos dizem que não aceitam porque é coisa do passado. Existe a preocupação de manter a tradição, mas
Nova geração confessa que entende pouco da tradição local
alguns grupos já deixaram de existir porque não tem gente que leve a tradição adiante”, lamenta.
Para as estudantes que cursam o sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Gaspar Lourenço, o conteúdo não é tratado em sala de aula. “Não sei nada sobre isso, nunca vi na escola falar sobre esses grupos”, diz Diná Rayane Oliveira, que a convite do Portal Infonet e acompanhada de mais duas amigas visitam a casa de folclore com admiração. “Mestre do que? Caceteira de Rindú? Isso nunca vi”, fala Emilyn Caterine.
Religiosidade
O monumento do Cristo Redendor que possui uma das mais
O Cristo Redentor
belas paisagens do alto da cidade, fica em uma área distante (pouco mais de um quilômetro da sede do município). O problema é que para visitar o local, moradores dizem precisam realizar preces para não serem assaltados no caminho.
O Portal Infonet visitou a área e constatou que além da falta de iluminação pública no trajeto, o monumento não oferece segurança. Um problema tratado em reportagem anterior sobre a insegurança e aumento de violência na cidade.
Ecologia
No passado, um ponto de encontro de famílias, turistas e moradores. Assim era o parque João Alves
A paisagem que encanta visitantes, preocupa pela insegurança do local
Filho, popularmente conhecido como ‘Bica de São Cristovão’. Moradores que preferem não ser identificados afirmam que o local, além de não possuir atrativo recreativo é ponto de marginais que assaltam e ameaçam comerciantes.
Há mais de 30 anos, a vendedora Rosangela Pinto, convive no ambiente e diz que alguns poucos clientes ainda frequentam o local pela fidelidade e bom atendimento, mas que não faltam reclamações sobre a estrutura do espaço. “Antes era uma bica, a água era forte. Teve uma reforma há mais de 20 anos, aí transformaram essa bica em 12 bicas, o resultado é uma água fraquinha que não atrai quase ninguém”, salienta a vendedora que reivindica melhorias.
Em resposta a solicitação, o prefeito do município Alex Rocha, disse que existe um projeto para recuperação do parque, mas há dois anos aguarda liberação de
Comerciantes reclamam da falta de estrutura do local
recursos provenientes do governo do Estado.      
Cultura
A secretária da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes, afirmou que quando assumiu a pasta encontrou seis grupos folclóricos desativados. A secretária explica que os grupos não possuíam roupas e estavam desestimulados, mas a secretaria resgatou a tradição através da Caceteira de seu Rindú, da Chegança e de outros grupos.
“Estamos dando cursos, de educação patrimonial ressaltando o valor não somente dos prédios e das igrejas, mas também da cultura imaterial que tem uma riqueza muito grande. Esse curso formou mais de 30 monitores de turismo, estamos fazendo também trabalhos nas escolas”, declara a secretária.
Turistas lamentam horário de fechamento das igrejas
Aglaé Fontes salienta que o município vem desenvolvendo um trabalho com 200 alunos que estão aprendendo a tocar instrumentos musicais sobre a coordenação do professor Vieira. O trabalho promete levantar a estima dos jovens e preservar as manifestações culturais da cidade.
Sobre o potencial turístico da cidade, Aglaé diz que alguns turistas reclamam dos horários de visitação das igrejas, mas ressalta que a responsabilidade e da arquidiocese. A secretária reconhece que a cidade não possui hotéis e pousadas para abrigar os turistas. “Precisamos de pessoas que acreditem no nosso potencial turístico cultural e ecológico e invista em pousadas com condições de receber os turistas”, diz.
Museu
Sobre o funcionamento do Museu Histórico de Sergipe (MHS) a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) esclarece que o museu está aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, fechando às segundas-feiras para manutenção do prédio.
A informação é que o horário de funcionamento foi estabelecido em 2009, através de um pacto entre Secult, Emsetur, Prefeitura Municipal de São Cristóvão, e Subsecretaria de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (Subpac), que levaram em conta os horários em que havia maior fluxo de visitantes no MHS, chegando à conclusão de que manter as portas do museu das 10h às 16h supriria a demanda.
Por Kátia Susanna
 

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