quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Grupo de Trabalho Cultura Sergipe rumo ao FSM promove a 2ª plenária de cultura em Japaratuba

Com as bênçãos do Bispo do Rosário e do Padre Geraldo (também prefeito da cidade durante oito anos), já falecidos, tivemos ontem a segunda plenária concorrida do Grupo de Trabalho da Cultura Sergipe, rumo ao Fórum Social Mundial.
Do lado da cidade contamos com o auxilio luxuoso do Ponto de Cultura Caatingart e da Casa da Juventude Arthur Bispo do Rosário. Do lado de cá, a contribuição do departamento cultural e da diretoria do SINTESE (sindicato dos professores da rede estadual e municipal ) , do músico e agente cultural Carlos Caducha e deste que vos escreve.
Mais uma vez, é bom estar em uma cidade que é uma das potências em matéria de cultura popular em nosso estado, assim também como na interface cultura e juventude e cultura e educação.
Mais uma vez, é bom estar na companhia de gente boa e que nasceu e/ou que mora nas terras próximas ou nos terrenos arenosos, à beira-mar, alagáveis no inverno. Conforme explica a Wikipédia, ao dizer o significado do nome Japaratuba, de origem tupi.
A final, só alegria! E como alegria é um estado que chamamos Bahia, temos um encontro marcado com baianos e gente do Brasil e do mundo inteiro, na semana de 13 a 17 de março próximo.
E por último, lembrado a canção que respondi a um colega professor, poeta e sindicalista, presente a plenária, o qual me falou da satisfação com a condução e com a presença de uma quantidade expressiva de jovens e alguns adultos.
Disse: “Assim como os artistas, nós professores, sindicalistas, intelectuais acadêmicos e/ou orgânicos, precisamos ir aonde o povo está. Se já estamos fazendo isso, precisamos ir mais longe, mais fundo, chegar mais perto das mentes e do coração. “
Gratidão a quem participou, colaborou, acreditou e que reconheceu ou que reconhece.
Zezito de Oliveira

Nenhum comentário: