sábado, 10 de março de 2018

Cultura para quem precisa de cultura no Fórum Social Mundial (2)


Relação de atividades do eixo Culturas das Resistências no site do FSM.

https://wsf2018.org/es/atividades/categorias/culturas-de-resistencias/

Pessoal, já participei de Fóruns, como inscrito, como colaborador. Essa aparente confusão é "natural". O FSM não é como os eventos padrões. Tem um dinamismo próprio, são muitos eventos em um só, inclusive autônomos. Ou seja, nem tudo acontecerá exatamente como programado. E muito ocorrerá sem ser "oficial".
Minha dica, usem a UFBA como referência. E se preparem para "bater pernas". Arranjem um mapa, acordem cêdo e relaxem se nem tudo for "perfeitinho".
E façam amigos, ou no mínimo camaradas. Inclusive, estes novos amigos lhes darão também boas dicas.
Outro Mundo é Possível.


 Sergio Luz

Para ter acesso a um grupo de informações  autogestionário e colaborativo no facebook, clique https://www.facebook.com/groups/1745061099122232/



 O espetáculo Desmemória América Latina é resultado de uma residência artística da atriz Michelle Ferreira em 2014 na Cidade do México, por meio de bolsa concedida pelo Governo do México para artistas estrangeiros desenvolverem projetos de criação compartilhada junto a profissionais mexicanos. 

O segundo solo da atriz Michelle Ferreira, que também assina a dramaturgia, é baseado na trilogia Memória do Fogo, de Eduardo Galeano bem como em outros textos deste autor uruguaio que faleceu em 2015. 


A peça aborda as memórias e a identidade dos latino-americanos. Quem somos e o que valemos enquanto povo é uma das questões do espetáculo. A montagem ainda coloca em cena questões culturais, políticas, econômicas e sociais referentes ao território latino-americano e questiona a nossa identidade, muitas vezes referenciada pelas culturas norte-americana e européia e a história das nossas colonizações a partir da visão do colonizador e não do colonizado.

Nesse sentido, a peça propõe ao público uma reflexão sobre a construção de nossas identidades e de nossas memórias a partir dos povos que já se encontravam aqui antes da chegada dos colonizadores.

La memoria de América Latina que va más allá de los libros de historia. ¿Cuáles son las historias que no nos contaron? ¿Quiénes somos y qué valemos como pueblo? Éstas son algunas preguntas de ese discurso escénico-político-antropológico.

DataQuinta-feira, 15 de março às 19:00 – 19:50


Local - IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
Rua Barão de Jeremoabo, s/n, PAF IV, Campus Universitário de Ondina, Ondina, 40170115 Salvador.
 Evento no facebook - https://www.facebook.com/events/1703443036365307/

 

--------------------------------------------------------------------
Território Cultural do Fórum Social Mundial 2018 “Resistir é criar – Resistir é transformar” 

COMITÊ FORMADO POR ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E MOVIMENTOS SOCIAIS PARA PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

ENTIDADES COMPONENTES DO COMITÊ DE POLITICAS CULTURAIS: Conselho Estadual de Cultura, Movimento Social dos Povos Brasileiros – Organização Filhos do Mundo /TV Kirimurê – Instituto Hori - ITEIA – Rede Colaborativa de Cultura, Arte e informação, Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura, Comissão Estadual dos Pontos de Cultura, Fórum de Cultura da Bahia , Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias e Verde Trem. 


.
PROGRAMAÇÃO: de 13 a 17 de março de 2018
 13 de Março – 17h  - Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial ( Concentração no Campo Grande) .

14 de Março – 08h/18h Manhã: 09 às 12h Local MAB – Museu de Arte da Bahia – Avenida Sete de Setembro, n° 2340, Corredor da Vitória, Salvador – Bahia. 

08 às 09h: Credenciamento 

09h às 11h: Análise de Conjuntura da Situação do Brasil à luz das Políticas Públicas de Cultura  Palestrante: Juca Ferreira - Secretário de Cultura de Belo Horizonte/MG e Ex-Ministro de Cultura do Brasil  Palestrante: Albino Rubim - Pesquisador em Cultura e Sociedade e Ex-Secretário de Cultura da Bahia e Ex- Presidente do Conselho Estadual de Cultura  Mediador: Emílio Tapioca (Presidente do Conselho de Cultura da Bahia) 

11h15min – 12h: Conversa com o Artista/ Visitação à exposição - Local: MAB  Artista: Renato da Silveira Exposição: “A peleja da Galera Omô Loldô contra o Condado Brasiliense”. 

Tarde: 14h às 17:30h 14h - Plenária de Posse dos Conselheiros e Conselheiras de Cultura da Bahia - eleição 2018  Fala da Secretária de Cultura da Bahia – Arany Santana  Fala da Mesa Diretora – Emílio Tapioca (Presidente do CEC/BA) e Ana Vaneska (Vicepresidente do CEC/BA). 

15h30- Apresentação do Projeto Cultura Legal – Ministério Público “Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura”  Fala do Conselheiro Estadual de Cultura e Promotor Público da Bahia / MPE – Edvaldo Vivas 

16h15 – “220 anos da Revolta de Búzios” – Comissão Organizadora  Fala do Conselheiro Estadual de Cultura e Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon (FPC) – Zulú Araújo 

16h45 – Setorial das Artes: Planos Setoriais  Fala da Conselheira Estadual de Cultura e Diretora da FUNCEB – Renata Dias  Fala do Conselheiro Estadual de Cultura da Bahia – Fernando Teixeira.

 15 de Março 9hs/17h30h Local MAB – Museu de Arte da Bahia – Avenida Sete de Setembro, n° 2340, Corredor da Vitória, Salvador – Bahia. 

Manhã: 9h – 11h30min OS DESAFIOS DA LEI CULTURA VIVA  Palestrantes – Lula Dantas – Comissão Nacional dos Pontos de Cultura  Pedro Jatobá – Iteia: Rede Colaborativa de Cultura, Arte e Informação.  Mediação: Helder Bonfim - Fórum de Cultura da Bahia 

À tarde: 13hs – 17hs 13h – O Papel dos Conselhos de Cultura – Apresentação: Emílio Tapioca  Palestrantes: Pawlo Cidade – Secretário de Cultura de Ilhéus.  Aurélio Schommer– Conselheiro Estadual de Cultura da Bahia. – CEC  Mestre Paulão – Conselheiro Nacional de Política Cultural (CNPC), Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e Conselheiro Municipal de Guapirimirim (RJ). Mediação:  Ana Vaneska - Conselheira estadual de Cultura - Vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia / Presidente da Câmara Técnica de Patrimônio. 

 15h - Dança e Identidade  Alunos da Escola de Dança da FUNCEB Apresentação de 4 (quatro) performance  

Bate papo 16h - Fala Sociedade  Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias  Pedra de Bendegó – Conselheiro Estadual de Cultura - Carlos Silva  Verde Trem – Gilson Jesus Vieira  Boca de Brasa – Douglas Almeida / Edilson 

 16 de Março – 9hs – 18hs Local MAB – Museu de Arte da Bahia – Avenida Sete de Setembro, n° 2340, Corredor da Vitória, Salvador – Bahia. 
9h - 12h - Assembleia das Mulheres - 

UFBA À tarde 13h – 18h - 13h - PATRIMÔNIO EM MOVIMENTO Apresentação: | Ana Vaneska - Vice Presidente do Conselho Estadual de Cultura / Presidente da Câmara Técnica de Patrimônio Palestrantes:  Eugenio Lins – Arquiteto, Doutor em História das Artes pela universidade do Porto/Portugal, Superintendente do IPHAN Bahia 2004/2007, Coordenador do INRC da Chapada Diamantina.  João Carlos Cruz de Oliveira – Conselheiro Estadual de Cultura / CEC – Diretor Geral do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia Mediador:  Mateus Torres – Conselheiro Estadual de Cultura / CEC - Coordenador de Preservação e Fomento do CCPI – Centro de Culturas populares e Identitárias. 

 15h00 – Povos e Comunidades Tradicionais – Educação Anti-Racista Palestrante:  Francisco Nascimento - Conselheiro Estadual de Cultura e Mestrando em Ensino e Relações Étnico – Raciais - UFSB, membro do Terreiro Bantu/Indígena Caxuté - Mediadora:  Suely Mello – Conselheira Estadual de Cultura / Comissão Estadual dos Pontos de Cultura 

16h00 – Capoeira e Gestão Sócio Cultural - Roda de Conversa Palestrantes:  Mestre Balão - Mestre de Capoeira e empreendedor sócio, cultural e esportivo. Fundador do CTE Capoeiragem e Presidente do Instituto CTE Capoeiragem.  Lucas Seara - Advogado. Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela UFBA. Consultor com experiência em organizações da sociedade civil, em organismos internacionais e na gestão pública. Atualmente Coordena a Plataforma OSC LEGAL. Mediadora:  Maria Paula Fernandes Adinolfi – Antropóloga do IPHAN / Coordenadora da Salvaguarda da Capoeira na Bahia 

17h – 19h - Porque o Samba nasceu foi na Bahia Palestrantes:  Rosildo Rosário – Membro fundador do Grupo Cultural Chegança Fragata Brasileira da cidade de Saubara. . Professor da rede pública nas cidades de Saubara e Santo Amaro, pedagogo formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Especialista em História e Cultura Afro Brasileira.  Alexnaldo dos Santos - Coordenador geral da ASSEBA - Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia onde atua como sambador, oficineiro, e produtor cultural do grupo. Mediador:  Cristiano Pedreira – Representante do Instituto Hori / Associação Comunitária e Recreativa do Afoxé Filhos do Congo



Acesse o site.  https://wsf2018.org/

Nenhum comentário: