terça-feira, 13 de julho de 2010

Sobre a Ação Cultural - Principais Perguntas

Quando Ação Cultural foi criada?

A Ação Cultural foi criada em reunião realizada no dia 13 de agosto de 2004, na Casa da Cidadania, na Rua Maruim, 333, no centro de Aracaju e é composta por artistas e produtores culturais emergentes, além de educadores envolvidos com ação cultural em bairros populares. Os esforços para criar uma entidade desse tipo, vêm desde o ano de 2002, no Conjunto Jardim, município de Socorro. No entanto, após diversas reuniões no local o projeto não logrou êxito.

Quem foram os fundadores da Ação Cultural?

A criação da entidade em 2004 reuniu além de remanescentes dessa iniciativa, outros agentes culturais da periferia, em especial dos bairros: Eduardo Gomes, Siqueira Campos e Industrial, sujeitos de uma mobilização vitoriosa em torno da aprovação pela Câmara Municipal de Aracaju da Lei que cria o Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).
Como o esforço de mobilização envolveu diversos artistas individuais, representantes de grupos culturais e entidades, a articulação recebeu a denominação de Rede PROVAI.
Com o esvaziamento das reuniões da Rede PROVAI o grupo dos agentes culturais “resistentes” resolve priorizar o fortalecimento da Ação Cultural.

Qual a  missão da Ação Cultural?

A entidade tem como missão e fim institucional apoiar e realizar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, artístico e cultural das comunidades.

Como a Ação Cultural se organiza? (em termos amplos)

A Ação Cultural se organiza buscando empoderar agentes e grupos culturais que atuam na periferia realizando de forma compartilhada: Reuniões, pesquisas de diagnóstico, oficinas de elaboração de projetos, produção de artigos/release, divulgação on-line, organização de portfólios, promoção de fóruns de debates, oficinas e mostras artísticas.
Para garantir um alcance mais amplo e eficaz das atividades elencadas acima, a Ação Cultural tem buscado participar de oficinas, seminários e cursos de capacitação, bem como de fóruns e redes, como também incentiva a participação dos agentes e grupos culturais comunitários neste sentido.

Principais realizações da Ação Cultural (da fase embrionária (2001-2002 até 2009)

Realização do I Fórum Comunitário de Politicas Públicas e criação da Rede de Agentes Culturais do Conjunto Jardim. – Reunião de diversos representantes de grupo cultural e professores com o objetivo de tecer relações de apoio mútuo, trocas de experiências e ações conjuntas. A partir dessas reuniões é que foi gestado o Projeto Ecarte. Esse trabalho foi desenvolvido de forma voluntária e contou com o apoio do Colégio Leão Magno Brasil e Caic Antonio Rolemberg que cederam instalações e equipamentos. A Igreja Nossa Senhora Rosa Mistica cedeu instalações, apoio a divulgação e incentivo através do Pároco, na época Padre Givanildo, que estimulou os adolescentes e jovens envolvidos com arte e cultura e que frequentavam a igreja para participarem das reuniões.


Projeto Estatuto da Crianças e do Adolescente com Arte (Ecarte): É uma ação que antecede a criação da Ação Cultural, prosseguindo até 2006, com inicio de discussão e ações para a retomada, iniciada a partir de setembro de 2009. Realizado entre os anos de 2001 à 2006, no Conj. Jardim, região metropolitana de Aracaju, bairro formado por habitantes de baixa renda, com precária oferta de serviços públicos e de cultura e lazer. O projeto reuniu de 15 a 60 adolescentes em situação de vulnerabilidade social e estudantes da rede pública de ensino. As meninas foram maioria, representando 70% do total de participantes. Do ponto de vista étnico/racial, a maioria são afro-amerindio descendentes.

Mobilização a favor da Lei que cria o Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – Antecedeu a criação da Ação Cultural e foi um dos espaços de gestação da entidade. Esta mobilização iniciada em 2003, com o nome de Rede Provai, reuniu no momento mais intenso de participação cerca de 15 representantes de grupos e entidades, representando 200 adolescentes e jovens, engajados em trabalhos com arte e cultura em bairros com baixo IDH e altos indíces de violência urbana. Deixou de existir no ano de 2005, fortalecida de um lado pela aprovação da Lei na Câmara Municipal de Aracaju e enfraquecida pela não implementação da lei pelo poder executivo. Neste ano, foi iniciado os Fóruns Populares de Cultura, que uniu representantes de alguns grupos e entidades remanescentes da PROVAI

Fóruns Populares de Cultura – Realizado em 2005, 2006 e e 2007. Constituiu-se em uma iniciativa cultural voltada para a articulação/formação de artistas, técnicos, produtores/gestores culturais, educadores, lideranças juvenis e estudiosos especializados na área artístico/cultural, com atuação em Sergipe, com ênfase aos aspectos relacionados à cidadania cultural e metodologias do trabalho social-educativo com linguagens artísticas. O Fórum foi realizado na perspectiva de contribuir para a qualificar o trabalho realizado com crianças, adolescentes e jovens, não apenas daqueles realizados pela Ação Cultural, como por outras pessoas e entidades. Em termos de parceria para a custeio das das despesas, contou no ano de 2006, com a contribuição de R$3.730,00, oriunda da Coordenadoria Ecumênica de Serviço e em 2007 participou da seleção pública de projetos do prêmio BNB de cultura e recebeu R$ 9.971.00. As despesas da edição 2005 foram cobertas totalmente com contribuição voluntária.

Encontro mensal de Danças Circulares, Oficinas semestrais e Bailes anuais. Desde 2005, a Ação Cultural assume a coordenação dessa atividade que acontece desde o ano de 2001 em Aracaju. Iniciativa cultural que conta com a participação de estudantes e profissionais de diversas áreas (professores, pedagogos, psicólogos, terapeutas holisticos, assistentes sociais, funcionários públicos e etc., )com atuação em Sergipe. As danças circulares são utilizadas no trabalho cultural, educativo, social e terapêutico, como canal e instrumento de comunicação criativa, de auto-conhecimento, de saúde integral, de celebração e integração. As parcerias foram/são realizadas com a Comunidade Católica Bom Pastor, Complexo Cultural “O Gonzagão”, Fundação de Seguridade Social(GEAP) e Centro de Criatividade. Estas possibilitam a cessão do espaço fisico para os encontros mensais, oficinas semestrais e bailes anuais. Os responsáveis pelos circulos de dança, assumem o trabalho de forma voluntária. Na realização das oficinas semestrais é solicitado uma contrribuição em dinheirro para cobrir as despesas com a vinda de um focalizador mais experiente para ampliar o repertório de danças. Em termos quantitativos os encontros mensais reuném entre 10 e 20 pessoas, as oficinas semestrais entre 20 e 30 pessoas e os bailes semestrais, entre 20 e 50 pessoas. As mulheres representam 70% das (os) participantes.

Consórcio Cultural: É uma iniciativa cultural, criada em 2007, voltada para grupos culturais, artistas e produtores que trabalham na periferia e/ou emergentes. Inicialmente ficava restrito a área geográfica do conjunto Augusto Franco e ao seu entorno, em Aracaju. Tem como objetivo buscar capacitação na área da gestão e produção cultural, desenvolver parcerias para potencializar as iniciativas culturais populares e buscar meios que possibilitem dar visibilidade aos artistas e grupos culturais emergentes. Até junho de 2009 a parceria principal foi com o Complexo Cultural “O Gonzagão”, que cedia suas instalações fisicas para reuniões e eventos artisticos, bem como funcionários de apoio e serviços de telefone, computador e internet. Outro parceiro importante era/é é o Sebrae (atual parceiro master) que cede consultores técnicos e espaços fisicos para a realização de oficinas e cursos. A Ação Cultural faz a articulação/mobilização do grupo. As reuniões são mensais e reúne uma média de 10 pessoas. A palestras e oficinas reúnem entre 20 e 30 pessoas. Os homens representam 60% dos participantes

Prioridade para o ano de 2010

1 - Retomada e ampliação do Projeto Ecarte.

2 - Realização do Sarau Cultural Itinerante. Realizado com grande sucesso no mês de setembro de 2009. Tem como objetivo criar oportunidade para divulgar a produção artistica dos sócios e colaboradores da Ação Cultural, fortalecendo vinculos de amizade, as singularidades e a diversidade. Pretende-se realizar um sarau por semestre com a meta de atingirmos 50 pessoas (jovens e e adultos de diversos bairros de Aracaju e de outros municipios).

3 - Criação do Núcleo de Elaboração de Projetos.

4 - Retomada dos cursos de capacitação e qualificação em gestão e produção cultural,através da parceria Consórcio Cultural-Sebrae (SE).

VEJA O CANAL DE VIDEO DA AÇÃO CULTURAL NO YOU TUBE
http://www.youtube.com/user/acaoculturalsergipe1

NESTE OUTRO CANAL, VOCÊ TAMBÉM CONFERE IMAGENS DA AÇÃO CULTURAL
http://www.youtube.com/user/Maxilander007

Nenhum comentário: