quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Refundação do Brasil - Rumo à Sociedade Biocentrada (ref. 2257338)

A Refundação do Brasil - Rumo à Sociedade Biocentrada (ref. 2257338)


 
 

Indique esse produto





Descrição
 
Este livro, fruto de 20 anos de reflexões sobre o Brasil, busca explicar a estrutura econômica, social, política e cultural da formação social que aqui foi construída.

Tendo como ponto de partida a descoberta do Brasil, Luiz Gonzaga de Souza Lima mostra que no país não foi construída uma sociedade, como sempre se supôs, mas uma grande empresa internacional e com vocação mundial. Era, na realidade, a modernidade nascendo, e na modernidade reinam a economia e a razão analítica instrumental. O Estado não surgiu como fruto de um contrato social com a população, mas para organizar politicamente um território econômico, a serviço da grande Empresa Brasil

Souza Lima reconhece, porém, que através da artificialidade da construção brasileira, a modernidade produziu duas de suas mais belas criações: ´o povo brasileiro, fruto de uma mistura mundial de povos, e a cultura que emergiu dessa mistura de humanidades. Mistura de muitas histórias´.

O autor destaca que a cultura no Brasil possui uma qualidade especial: ´A cultura brasileira, por suas qualidades, solicita outro mundo. Um mundo democrático e plural, diverso e igual, habitado por povos autônomos e aberto à convivência planetária e à aventura do encontro, misturando-se e refundando-se por decisão soberana dos sujeitos´.

Assim, Souza Lima, embora nos mostre os detalhes brutais que envolveram a ocupação do território brasileiro, nos enche de esperanças com seu entusiasmo ao abordar a refundação do Brasil como sociedade biocentrada, uma sociedade humana de verdade.
 
Especificações
 
338 páginas - 16x23 - ISBN 978-85-7656-227-6 - 2011

Sumário

Prefácio - Leonardo Boff

Um Novo Olhar: Outras Palavras sobre o Jeito do Brasil 1

A Globalidade: O Mirante para a Avistagem do Brasil 41

As Raízes da Globalidade: A Construção do Sistema
Internacional e das Periferias Modernas 69

Os Limites do Universalismo Moderno 115

A Empresa Brasil 131

Da Administração Colonial ao Estado Econômico
Internacionalizado 173

O Povo Brasileiro 195

A Cultura Brasileira 209

Cultura e Política no Brasil 235

Raízes 249

A Busca de Novos Caminhos 257

De Volta à Utopia: A Refundação do Brasil 265

A Política da Mudança e a Mudança da Política 291
 
Dados técnicos
 
Sobre o autor:

LUIZ GONZAGA DE SOUZA LIMA é mineiro, 67 anos, cientista político, professor universitário. Vivenciou uma intensa experiência de militância política nos anos sessenta, seja no âmbito da esquerda católica brasileira, na Juventude Estudantil Católica (JEC), seja no âmbito do movimento político, na Ação Popular (AP), da qual participou da fundação e foi dirigente. Em 1962, ainda secundarista, foi eleito para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte. Integrou a gestão afastada pelo golpe de 1964. Na universidade a partir de 1965, aprofundou a militância nos quadros da AP, participando ativamente da radicalização do processo político brasileiro. Eleito presidente do DCE da PUC-Minas, com mandato de nov/67 a nov/68, passou parte da gestão em prisões da ditadura. Depois do AI-5 deixou o país. Foi exilado político na Itália e no Chile.

Estudou psicologia na PUC-Minas e é doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Milão. Lecionou Sociologia do Desenvolvimento e Política Internacional na mesma Universidade, de 1974 a 1979.

Em Milão também dirigiu o Centro Studi Problemi Internazionali (CESPI), onde coordenou pesquisas realizadas na África Central e América Latina.
Com a Anistia, retorna ao Brasil em 1979, passando a ensinar Ciências Políticas e Política Internacional na PUC-Rio, onde também dirigiu a criação do Instituto de Relações Internacionais (IRI ) nos anos 1979/80/81/82, voltando a dirigi-lo em 1985/86/87. Foi professor e pesquisador do Centro João XXIII e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBRADES), órgão anexo à CNBB, entre 1980/88. Integrou o grupo fundador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE).

Em 1990, recolheu-se em Cumuruxatiba, pequeno povoado de pescadores e índios pataxó, próximo ao Monte Pascoal, onde permaneceu até l992, tempo em que se dedicou a estudos e reflexões sobre a formação brasileira.
A partir de 1992 foi professor da Faculdade de Direito da Universidade. do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ensinando Teoria Política e Política Internacional. Anistiado em novembro de 2008, aposentou-se da universidade.

Autor de seis livros e dezenas de artigos científicos, publicados na Itália, Argentina, Alemanha e Brasil.

Hoje vive entre a Fazenda Inglesa, em Petrópolis, e Cumuruxatiba, na Bahia, e se dedica a compartilhar suas reflexões e a escrever ensaios sobre a crise contemporânea.

Nenhum comentário: