quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Secult dialoga com os novos Pontos de Cultura de Sergipe

Com o objetivo de formar uma verdadeira rede colaborativa e realizar um trabalho integrado, representantes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) reuniram-se na tarde dessa terça-feira, 17, com os 16 novos Pontos de Cultura de Sergipe para apresentar a dinâmica da instituição e conhecer de perto as perspectivas de cada Ponto.

No encontro foi apresentado o trabalho de cada organização que a partir de agora passa a ser Ponto de Cultura, além de alguns setores da Secretaria que atuarão diretamente com elas nesse projeto. “O que queremos é constituir uma verdadeira rede de Pontos de Cultura em Sergipe. Nossa cadeia está crescendo e precisamos fortalecê-la cada vez mais para ajudarmos na consolidação desta nova política de cultural do país”, destacou Alisson Couto, coordenador dos Pontos de Cultura na Secult.

Integração

O secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, esteve presente na reunião e reforçou a importância que o programa Mais Cultura, do qual faz parte os Pontos, tem para a política cultural do Governo de Sergipe. Em seu discurso, ele destacou também que a chegada dos 16 novos pontos representa o fortalecimento da rede em Sergipe.

“Ficamos muito felizes em aumentar a quantidade de Pontos de Cultura em Sergipe. Começamos o ano com o desafio de integrar esta rede, fazendo a cultura chegar a cada ponto do nosso Estado. Este é o objetivo maior da Secult e, com o esforço de vocês, temos certeza que ele irá se concretizar”, acentuou o secretário.

A necessidade de divulgação do trabalho realizado pelos Pontos também foi discutida com os participantes da reunião. O coordenador de Comunicação da Secretaria da Cultura, Glauco Vinícius, explicou que os Pontos precisam manter contato com a imprensa tradicional, marcar presença nas mídias digitais e divulgar suas ações nas comunidade onde atuam. Ele ainda esclareceu que um planejamento de comunicação específico para o programa está sendo traçado.

Prestação de contas

Ainda durante o encontro, a diretora da Assessoria Técnica da Secretaria da Cultura, Aline Magna Lima, falou sobre o processo de compra de material e utilização da verba conquistada pelos Pontos. Aline explicou que o processo de prestação de contas é bastante minucioso e que necessita de bastante atenção por parte dos conveniados.

“Os representantes dos Pontos precisam estar atentos e executar o trabalho dentro do plano que foi proposto, pois a prestação de contas é bastante criteriosa e deve seguir as normas exigidas pela Controladoria do Estado”, explicou Aline Magna.

Encontro proveitoso

Para os representantes dos Pontos, o encontro foi bastante proveitoso e ajudou a esclarecer importantes questões. “É muito bom que haja esse contato entre os Pontos e a Secult. Assim realizaremos um trabalho ainda mais integrado em prol da Cultura”, analisou o representante da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, Rui Borges. A banda, que é uma das mais tradicionais do país é responsável pelo Ponto de Cultura ‘Arte da luthria no agreste sergipano’.

O representante do Ponto ‘Boca de Cena na Rua’, concordou com a opinião do colega e completou que ações como o Ponto de Cultura devem ser permanentes. “É muito bom passar a integrar este grupo. A partir de agora, iremos disseminar ainda mais a arte teatral na comunidade que integramos”, frisou Rogério Alves, presidente do grupo.

Sobre os Pontos de Cultura

A partir de agora, 30 instituições são beneficiadas pelo ‘Pontos de Cultura’ - ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (Minc), adotado pela Secult de Sergipe, que articula várias ações deste programa, através de iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, onde os Pontos são responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas suas comunidades.

Os Pontos devem ser projetos sem fins lucrativos de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais; além de instituições que atuem na produção artístico cultural há pelo menos dois anos, contribuindo para a inclusão social dos envolvidos. Apenas aqueles que se enquadrarem nestas exigências receberão recursos financeiros do Programa Mais Cultura.


Leia mais:

AQUI

Nenhum comentário: