domingo, 29 de julho de 2012

A Vida DoLadodeCá

O Brasil acompanhou nos últimos anos a "redescoberta" do povo brasileiro, batizado por estudos de mercado como a Nova Classe Média e Classe C. Muito se diz em revistas, jornais e em corredores de empresas sobre os percentuais deste público, o que a pesquisa X ou Y relatou, etc. Mas o que será que estas pessoas, a tal Nova Classe Média, têm a dizer a respeito? Quais são suas opiniões sobre a ascensão da periferia e muitos outros temas? 

Assim surgiu A Vida DoLadoDeCá, um estudo documental que olha no olho das pessoas e ouve o que elas têm a dizer, de dentro pra fora das comunidades. A observação das relações com a periferia, abordando questões pontuais, tem como princípio a liberdade e espontaneidade. Para isso, a metodologia de desenvolvimento do estudo respeita a narrativa dos participantes, sem viés ou interferências. A Vida DoLadodeCá chega ao mercado para dar vida aos números através de narrativas pessoais e histórias vividas no cotidiano deste público.

O lançamento do A Vida DoLadodeCá inaugura o Núcleo de Criação DoLadodeCá formado por artistas, designers e graffiteiros de periferia, idealizado por Tatiana Ivanovici e dirigido por Irene Knoth. O Núcleo de Criação foi montado para atender as marcas e agências que querem ter a linguagem correta para falar adequadamente com os diferentes públicos que integram a chamada Nova Classe Média. 

Esta edição inaugural aborda 3 temas: 
• Universo Digital, a nova rua da periferia
• Mulheres, pulso firme e unhas feitas
• Marcas, a percepção da periferia

A Vida DoLadodeCá é mais uma iniciativa da Rede DoLadodeCá em parceria com a Apis3 e IK Ideas.

Agradecimentos especiais a todos os entrevistados, Cooperifa, Vila Fundão, Comunidade do Jd. Elba, Gavião, Projeto Samba Autêntico, Antonio Ribeiro, Vanessa Gobbi, Paula Z. Gabriel, Barbara Zachi, Agencia Lema, São Matheus em Movimento, Grupo OPNI.

Idealização: Rede DoLadodeCá
Fotografia: Carina Zaratin
Câmera: Antonia Teixeira
Produção: Suyan Mariotti
Arte: Núcleo de Criação DoLadodeCá
Pós-Produção: Porqueeu Filmes
Coordenação Edição: Bruno Godi Paolini
Editor: Evandro Ambrósio
Assistente: Renato Junqueira Baston


ACESSE AQUI

Nenhum comentário: