domingo, 10 de fevereiro de 2013

Acidente trágico neste domingo de carnaval com foliões no Conjunto Jardim, municipio de Socorro, Sergipe.

Foto: Wesley Torres

atualizado às 16h30

Trio desgovernado mata criança e atropela 20 em Sergipe

  • Direto de Aracaju - Fonte:Portal Terra
Uma criança morreu atropelada e pelo menos 20 foliões ficaram feridos neste domingo de Carnaval, em Nossa Senhora do Socorro, região metropolitana de Aracajú, após o motorista de um trio elétrico perder controle do veículo. A prefeitura cancelou toda a programação de Carnaval. 
O acidente aconteceu no Conjunto Jardim, quando o veículo desgovernado atingiu foliões e crianças. Um policial do Batalhão de Choque da Polícia Militar conseguiu entrar no trio elétrico desgovernado para controla-lo.
Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e oito viaturas do Samu atendiam as vítimas. A polícia informou que trio elétrico deve ter perdido os freios, o que pode ter provocado  o atropelamento. As vítimas atingidas acompanhavam a festa nas calçadas e na rua.
Os feridos mais graves foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Lamentável e nossos sentimentos de solidariedade as familias, nossas orações para que não aumente o número de vitimas fatais,  que os feridos se restabeleçam da melhor forma possivel e que as  sugestões apresentadas abaixo, sejam levadas em conta pelas autoridades, não apenas para evitar mais tragédias como esta, como também para evitar a tragédia da violência diária que tem provocado o assassinato de tantos jovens que residem na comunidade.


Importante lembrar que outros tipos de situações como estas, podem ser  evitadas,   caso duas extensas áreas públicas disponiveis no Conjunto,  sejam transformadas em locais para a prática de atividades integrada de educação, cultura, esporte e lazer, incluindo comemorações ligadas ao São João e ao Carnaval. Me refiro ao terreno onde funcionou o antigo CAIC e a área do ponto final do ônibus, inclusive o antigo mercado. O governo federal dispõe de programas que repassa dinheiro a fundo perdido para a construção de equipamentos como Praça da Juventude e CEUS da Arte e do Esporte. O Proinveste do governo estadual também prevê investimento para o Conjunto Jardim nesta área.

No mais, que as responsabilidades por esta fato sejam apuradas e que os responsáveis sejam punidos e nos parece necessário que seja realizado um trabalho de fiscalização mais intensa com relação a condição de segurança destes veículos, para prevenir outros tipos de acidentes, a exemplo do ocorrido após o acontecimento recente da  boate Kiss.

Necessário lembrar também que  esse modelo de carnaval baseado no desfile de trio elétricos precisa ser revisto, porque as ruas do Conjunto Jardim são pouco apropriadas, por causa de questões óbvias, tantos em razão da largura, buracos, ladeiras  e etc.., como por causa do peso dos trio elétricos,  o  que contribui para estragar o calçamento.

Da mesma maneira,  o tipo de programação de carnaval adotado pela prefeitura de Socorro e da maioria das prefeituras em geral, precisa ser repensado, porque o padrão musical  é excessivamente imoral ou pornofonico, além deste modelo ter como base a alegria estimulada pelo alto consumo do alcool, não esquecendo que a base cultural é toda inspirada na cultura de massa  baiana.

11 de fevereiro de 2013 no facebook
Conversei com uma aluna ainda há pouco, sobre como está o clima no Conjunto Jardim depois da tragédia de ontem e a resposta foi que está muito pesado, pai já se matou, já mataram um ontem a tarde, o clima está muito triste, pois já morreram muito gente, todos estão de luto.
Respondi que na verdade essa tragédia vem se somar àquelas que acontecem diariamente. Sinto a falta de lideres que se preocupem verdadeiramente com os dramas da comunidade, sendo o principal deles, as diversas mortes de jovens que acontecem semanalmente e que não é do conhecimento da sociedade, talvez porque a imprensa já nem considere isto  como assunto relevante do ponto de vista jornalístico.



Zezito de Oliveira - Educador e Produtor Cultural  com atuação no local


Uma parte da extensa área do ponto final de ônibus pode ser  conferido neste vídeo. AQUI

Leia também:
Prefeitura de Socorro inaugura duas importantes obras  AQUI

Noticia mais completa e atualizada.
Fonte - Portal F5 News

Menino de 12 anos morre atropelado por trio elétrico


Por Marcio Rocha
Durante o percurso de um bloco de carnaval no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, o motorista do trio elétrico Maresia perdeu o controle do veículo e atropelou mais de vinte pessoas que estavam brincando ao seu redor. 
De acordo com informações de foliões no bloco, um número aproximado de cinco mil pessoas desciam a ladeira da avenida principal do conjunto nas proximidades do Colégio Leão Magno e da delegacia. Bombeiros, policiais militares e oito viaturas do SAMU de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros seguiram para o local, para atender os feridos.
Segundo informações de populares, o trio elétrico estava descendo a ladeira e perdeu os freios, avançando contra os foliões na rua e na calçada. Muitas pessoas saíram correndo, mas houve o atropelamento generalizado.
Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar estavam no local e conseguiram o controle do trio elétrico. Se não houvesse a ação policial, o número de vítimas poderia ter sido maior. Em uma ação heroica, um policial militar conteve o veículo desgovernado utilizando sua própria viatura, entrando na frente do trio elétrico, recebendo uma pancada violenta na traseira, conseguindo conter a carreta,  impedindo que mais pessoas fossem atropeladas. Outra viatura também ajudou a frear o trio elétrico.
Adultos e crianças estão feridos e as ambulâncias estão removendo os mais graves para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). O veículo com mais de dez toneladas de peso foi controlado e paralisado na avenida onde houve o acidente. Três vítimas foram feridas com maior gravidade, além de dois policiais militares. As outras sofreram apenas escoriações ao fugir do veículo desgovernado.
Informações indicam que o menino Isaías de Oliveira Neto, de 12 anos, morreu ao dar entrada no HUSE, vítima de esmagamento, o trio elétrico passou por cima do menino. Outro menino de 13 anos está em estado grave de saúde. O soldado Nivaldo, do Batalhão de Choque da PM foi levado para o Hospital Nestor Piva, onde foi medicado e passa bem.
O comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes esteve no local, lamentando o ocorrido com as vítimas. Também esteve o comandante do Batalhão de Choque, major Carlos Rolemberg. Ambos destacaram o ato de heroísmo do soldado Nivaldo em arriscar sua própria vida colocando uma caminhonete contra uma carreta de dez toneladas para evitar que o acidente provocasse danos mais graves às pessoas.
O condutor do trio elétrico foi detido e levado para a Delegacia Plantonista. O restante da programação de carnaval na cidade de Nossa Senhora do Socorro foi cancelada. O prefeito Fábio Henrique disse para F5 News que não há clima para continuar com a festa e que em respeito à memória do menino Isaías e em solidariedade ao luto de sua família, não haverá mais carnaval na cidade. O prefeito decretou luto oficial de três dias homenagem ao menino vítima do acidente.


Atualização.

Morre 2ª vítima de acidente com trio elétrico em Nossa Senhora do Socorro

Fonte- Portal SE Noticias



Motorista tentou frear o veículo, que só parou ao bater em um carro da polícia (Foto: Wesley Torres/Arquivo Pessoal)
Morreu neste domingo Isaías de Oliveira Neto, de 11 anos no HUSE. A vítima estava internada no HUSE, após o acidente com um trio elétrico, em Nossa Senhora do Socorro, que já havia matado 1 pessoa. O hospital não informou a causa do falecimento.
Entenda o caso
Um trio elétrico desgovernado atropelou cerca de 15 foliões que brincavam o carnaval no início da tarde deste domingo (10), no Conjunto Jardim em Nossa Senhora do Socorro (SE), na região metropolitana de Aracaju. De acordo com a polícia, o veículo ficou sem freios e o condutor não conseguiu controlá-lo. Um menino de 11 anos, que foi atingido pelo trio, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), na Zona Oeste da capital.
Segundo a polícia, o acidente aconteceu por volta das 13h, quando centenas de pessoas acompanhavam os festejos carnavalescos na Avenida B. O condutor do trio tentou de diversas maneiras parar o veículo, mas não conseguiu.
Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e ajudaram as equipes de saúde do município no atendimento às vítimas. Outro menino, também de 11 anos, foi levado para o HUSE em estado grave. Ele passa por uma cirurgia e deve ter uma das pernas amputada. Outras três pessoas permanecem internadas em observação no hospital. Os demais feridos, que tiveram escoriações leves, foram atendidos pelas equipes no local e liberados em seguida.
Ainda de acordo com a polícia, o condutor do trio pediu ajuda aos policiais que realizavam a segurança no local para parar o veículo.Um deles utilizou uma viatura, que seguia em frente ao trio, como obstáculo e assim conseguiu fazer com que o veículo desgovernado parasse. Com o impacto da batida entre os veículos, o policial militar teve uma lesão nas costas e precisou ser removido por uma ambulância e encaminhado ao HUSE.
Com informações do G1 SE

Leia também:

Acidentes expõem falta de segurança em trios elétricos  AQUI




Nenhum comentário: