quinta-feira, 14 de março de 2013

A arte abraça Aracaju e a parabeniza pelos 158 anos junto com toda comunidade.

O coletivo de músicos sergipanos Serigy All Stars, atentos à necessidade de ação da classe musical na abertura de diálogo junto à sociedade, lançou o Manifesto, Manifesta – um conjunto de ações que pretende intimar o poder público a assumir o papel de valorizar a cultura local bem como dar manutenção ao mercado interno com medidas efetivas.

E para mostrar aos gestores a força e carisma que a música sergipana tem junto ao público, os músicos darão de presente a Aracaju: um show organizado de forma colaborativa e independente, um acontecimento histórico e inédito em prol da valorização dos artistas sergipanos. A meta é unir músicos e comunidade, exigindo tratamento justo e aplicação coerente dos recursos destinados à cultura e lazer, para que o investimento traga benefícios ao estado e envolva a cadeia produtiva de nosso próprio mercado musical que, apesar de produzir material de excelente qualidade, tem sido relegado pelos entes públicos.

O show acontece na Orla de Atalaia neste sábado, 16 de março, a partir das 16 horas no palco armado próximo à Delegacia do Turista. Entre as atrações, Maria Scombona, The Baggios, Snooze, Arthur Matos, Celda Fontes, Joésia Ramos e Ato Libertário, com participações de Deilson Pessoa, Naná Escalabre (Alapada), Saulo Sandes (Cabedal), NaurÊa, Alex Sant’Anna, Igor Côrtes, Julia Delmondes, Ivan Reis, Gabriel Noah (Benzina), Melcíades Filho (Máquina Blues), Elvis Boamorte, Héloa Rocha, Luiz Eduardo (Crove), Missionários, Lu Lion, Reação, Igor Mangueira e Vinícius BigJohn.

A programação prevê ainda a encenação da Esquete Mário Jorge com o Grupo Stultífera Navis, exibição de vídeos com o Azedume. Além disso, o grupo Ciclo Urbano chegará ao local em passeio ciclístico. Será feito registro fotográfico do evento e tomadas de vídeo com público e artistas no intuito de produzir material documentário. As imagens ficarão por conta dos Coletivos Trotamundos e Snapic de Fotografia e Azedume de audiovisual.
Página do evento: http://on.fb.me/ZgWAHk

O vocalista da banda Maria Scombona, Henrique Teles, faz um convite e reforça a importância do evento "Manifesta - A Arte Abraça Aracaju", que acontecerá no dia 16 de março, às 16h, no mirante da 13 de Julho. A cidade completará 158 anos e precisamos festejar, repensando caminhos. AQUI


MANIFESTO, MANIFESTA! 

 A hora é agora - entretenimento, educação, transparência e investimento em Sergipe.

E se fosse investido, na cultura sergipana, metade dos chachês pagos a artistas nacionais? O que mudaria na realidade local?

O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju perpetuam uma relação de subserviência, jogando pelo ralo, verbas que serviriam para fomentar a cadeia produtiva local, permitindo às bandas e artistas sergipanos multiplicarem a sua produção.

Quando um artista nacional leva R$ 200 mil em cachê, além de todos os gastos com passagens aéreas, estada e alimentação, subtrai essa mesma quantia aos trabalhadores da cultura local, contribuindo para a escassez de recursos destinados à produção de novos álbuns, videoclipes, cenários, figurinos, divulgação, produção, que colocaria os artistas locais no mesmo patamar dos demais estados.

Enquanto se paga R$ 200 mil a um artista nacional, ao artista local, é imposto cachê que não chega a 10% disso. Uma discrepância absurda e injustificável. O suor do sergipano vale tanto quanto o de qualquer outro. Não há razão para nossos talentos receberem 20 vezes menos do que é pago a artistas de outros estados.

Importa muito esse dinheiro, sim, pois ele vai circular na nossa economia, remunerando o comércio especializado, os estúdios, fotógrafos, designers gráficos, profissionais da comunicação, músicos, técnicos e toda uma gama de profissionais que, hoje, fazem de Sergipe um estado com rica cena artística.

O cidadão, no encantamento pelos grandes nomes da música, deixa de perceber - até mesmo pela obscuridade que ronda as contratações - que temos gasto milhões de reais para sustentar esse tratamento desigual.

A hora é agora. O Serigy All Stars caminha de mãos dadas com outros coletivos e movimentos sociais, formais ou não, para estabelecer uma relação mais imediata com os demais cidadãos e se posicionar diante das políticas públicas vigentes e em fase de implementação. Já não nos conformamos com avanços pontuais, promovidos pelas últimas administrações, que protelaram a revolução anunciada, terminando por referendar a desigualdade.

A hora é agora. Hora de buscar o compromisso com os investimentos locais; hora de reduzir a quantidade desses grandes shows; hora de repensar valores de cachês pagos em festas públicas; hora de publicar com transparência os dinheiros pagos a cada artista, cada banda, cada empresa de produção. Hora de inserir o cidadão comum no benefício direto que a arte do seu lugar pode e deve lhe proporcionar. O cidadão tem o direito de ser informado dos valores de cachês de cada atração em todas as festas onde houver investimento público.

Hora de serem criados critérios para seleção e contratação desses artistas/bandas nacionais - assim como os locais -, dentro da lei, garantindo que haja rodízio, diversificação e valorização dos trabalhos que, promovendo o entretenimento, tenham também compromisso com o enriquecimento da arte aqui feita, para o bem e o fortalecimento da educação e da nossa identidade.

O grupo Serigy All Stars é o encontro de artistas que, a partir do lançamento de uma coletânea, vem se empenhando em discutir e propor uma atuação mais viva e vigorosa da música aqui produzida.

Esse coletivo de artistas que hoje se dirige à nossa população e pede seu apoio conta com nomes reconhecidos por crítica e público em Sergipe e inúmeros estados do País. Tendo vários discos gravados, prêmios recebidos, elogios públicos em grandes jornais e revistas do Brasil.

Nomes como The Baggios, Alapada, Patrícia Polayne, Naurêa, Elvis Boamorte e os Boavidas, Maria Scombona, Joésia Ramos, Ferraro Trio, Cataluzes, Reação, Cabedal, Snooze e muitos outros que, com sua música, levam o nome de Sergipe mundo afora, mostrando que nosso estado vive um momento histórico.

Estamos unidos e conscientes da necessidade de mudanças, começando pela transparência na escolha e remuneração de todos os contratados para as nossas festas públicas. Buscaremos incansavelmente a nossa imprensa, panfletaremos, publicaremos na internet nossas manifestações, até obtermos dos nossos gestores o compromisso de investimento com responsabilidade e coragem na produção artística do nosso estado.

Enquanto isso, continuaremos cantando para a população, pois, se é nela que nos inspiramos para fazer nossa arte, é a ela que devemos a entrega de tudo que construímos, em forma de música.

Parabéns, Aracaju.

Serigy All Stars

Para saber mais sobre a cena cultural sergipana, clique  AQUI
 

Sugestões para os novos prefeitos, gestores de cultura dos municipios e vereadores eleitos em 2012 AQUI




Nenhum comentário: