segunda-feira, 18 de março de 2013

III FESTIVAL SERGIPANO DE TEATRO VEM AÍ

Secult e Instituto Banese divulgam resultado do edital do III FESTIVAL SERGIPANO DE TEATRO

- Fonte: Portal Sergipe Cultural

Após dois dias de análise das propostas enviadas à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a comissão organizadora, composta por um representante do Instituto Banese, um representante do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Entretenimento em Sergipe (Sated-SE) e dois representantes da Secult, definiu os 16 grupos que farão parte do III Festival Sergipano de Teatro (FEST).
Foram selecionadas companhias da capital e do interior, que vão apresentar espetáculos dos mais variados gêneros. Muitos grupos contemplados estão presentes pela primeira vez no Festival, o que demonstra o interesse da comissão em diversificar o leque de grupos que participa do evento a cada ano.
Vale ressaltar que alguns grupos foram aprovados com restrição por não apresentarem o documento de liberação dos direitos autorais. De acordo com o edital, a homologação, o pagamento do prêmio e a apresentação, estão condicionados à entrega da declaração dos direitos autorais, no prazo de cinco dias corridos a partir da divulgação do resultado.
Se for necessário, a comissão fará nova reunião para selecionar os projetos até completar a lista de 16, conforme previsto no item VII do edital. A programação, com as datas e locais das apresentações, será divulgada até terça-feira, 19.
Sobre o Festival
O III Festival Sergipano de Teatro acontecerá de 27 de março a 9 de abril, e é um evento marcante da atual política cultural do Governo de Sergipe, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e  Instituto Banese e apoio do Shopping Rio Mar, Fundação Aperipê e Banese.
Fruto de uma construção coletiva entre o poder público e a classe artística, o evento anualmente ganha os teatros e as ruas de Aracaju no mês de março, celebrando o aniversário da cidade, o Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo.
Dentre os objetivos desta importante ação está a valorização da produção cênica de Sergipe e a formação de platéia para os espetáculos, que durante o festival são 100% gratuitos. Para a realização da terceira edição do FEST, a Secult conta com a parceria do Instituto Banese.

Relação de espetáculos aprovados

Espetáculo ‘Nossa Terra: nossos contos – Grupo Boca de Cena;
Espetáculo ‘Ocus Focus!!! Mágica de um palhaço no Oriente’- Cia. O Mínimo;
Espetáculo ‘Caixa de Brinquedos’ – Grupo CIGARI;
Espetáculo ‘A tragédia da Rosa’ Companhia Cobras e Lagartos;
Espetáculo ‘Praia, 1855’ – Companhia História Encena;
Espetáculo ‘Dando nó em pingo d’água’ – Companhia Eitcha;
Espetáculo ‘Contos, cantos e cantigas’ – Grupo Mamulengo de Cheiroso;
Espetáculo ‘Quintal dos Sonhos’ - Grupo Raízes;
Espetáculo ‘A água dividida’ - Grupo Raízes Nordestinas;
Espetáculo ‘O Vômito’ – Grupo A Tua Lona;
Espetáculo ‘O amor de Filipe e Maria, e a peleja de Zerramo e Lampião’ – Grupo Teatro de Cordel de Rabeca;
Espetáculo ‘Fábrica de Alegria’  - Grupo Brinquedolé;
Espetáculo ‘Sorria, flor do dia’ - Companhia Risos e Lágrimas.

Relação de espetáculos aprovados com restrição

Espetáculo ‘C (s)em Nelson’ – Companhia Stultífera Navis;
Espetáculo ‘Corra enquanto é tempo’ - Companhia Riso Cênico
Espetáculo ‘Brigite Confidencial’ - Walmir Sandes Produções


Ampliar os espaços de cultura e preservação da memória de uma Aracaju que se identifica e é reconhecida no sorriso, no olhar e no orgulho de cada sergipano. O Teatro Atheneu faz uma Aracaju melhor.

Nenhum comentário: