terça-feira, 12 de março de 2013

Manifesta - A Arte Abraça Aracaju


Manifesto MANIFESTA! Aniversário de Aracaju com diversos artistas sergipanos* :)
O local do evento "Manifesta - A arte abraça Aracaju" mudou.
Agora será realizado na PRAÇA DE EVENTOS DA ORLA DE ATALAIA.

A mudança do local se fez necessária devido ao crescimento de público que o evento teve nos últimos dias. Com isso, mais shows, mais artistas e bandas convidadas em participações especiais, mais coletivos se juntando à festa, enfim.

Tem muita gente querendo participar dessa manifestação, viu? Vai ser bonito, galera!

Divulguem a mudança do local o máximo que puderem, para que nada nem ninguém se perca!

Viva Aracaju! Viva o MANIFESTA!

Shows da Maria Scombona, The Baggios, Snooze, Arthur Matos, Celda Fontes, Joésia Ramos, Ato Libertário, Missionários e Lú Lion

Participação de:
Deilson Pessoa,Ivan Reis, naurÊa, Alex Sant'Anna, igor Côrtes, Julia Delmondes, Héloa Rocha, Saulo Sandes e Elvis Boamorte



Página do evento: http://on.fb.me/ZgWAHk

O vocalista da banda Maria Scombona, Henrique Teles, faz um convite e reforça a importância do evento "Manifesta - A Arte Abraça Aracaju", que acontecerá no dia 16 de março, às 16h, no mirante da 13 de Julho. A cidade completará 158 anos e precisamos festejar, repensando caminhos. AQUI


MANIFESTO, MANIFESTA! 
 A hora é agora - entretenimento, educação, transparência e investimento em Sergipe.

E se fosse investido, na cultura sergipana, metade dos chachês pagos a artistas nacionais? O que mudaria na realidade local?

O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju perpetuam uma relação de subserviência, jogando pelo ralo, verbas que serviriam para fomentar a cadeia produtiva local, permitindo às bandas e artistas sergipanos multiplicarem a sua produção.

Quando um artista nacional leva R$ 200 mil em cachê, além de todos os gastos com passagens aéreas, estada e alimentação, subtrai essa mesma quantia aos trabalhadores da cultura local, contribuindo para a escassez de recursos destinados à produção de novos álbuns, videoclipes, cenários, figurinos, divulgação, produção, que colocaria os artistas locais no mesmo patamar dos demais estados.

Enquanto se paga R$ 200 mil a um artista nacional, ao artista local, é imposto cachê que não chega a 10% disso. Uma discrepância absurda e injustificável. O suor do sergipano vale tanto quanto o de qualquer outro. Não há razão para nossos talentos receberem 20 vezes menos do que é pago a artistas de outros estados.

Importa muito esse dinheiro, sim, pois ele vai circular na nossa economia, remunerando o comércio especializado, os estúdios, fotógrafos, designers gráficos, profissionais da comunicação, músicos, técnicos e toda uma gama de profissionais que, hoje, fazem de Sergipe um estado com rica cena artística.

O cidadão, no encantamento pelos grandes nomes da música, deixa de perceber - até mesmo pela obscuridade que ronda as contratações - que temos gasto milhões de reais para sustentar esse tratamento desigual.

A hora é agora. O Serigy All Stars caminha de mãos dadas com outros coletivos e movimentos sociais, formais ou não, para estabelecer uma relação mais imediata com os demais cidadãos e se posicionar diante das políticas públicas vigentes e em fase de implementação. Já não nos conformamos com avanços pontuais, promovidos pelas últimas administrações, que protelaram a revolução anunciada, terminando por referendar a desigualdade.

A hora é agora. Hora de buscar o compromisso com os investimentos locais; hora de reduzir a quantidade desses grandes shows; hora de repensar valores de cachês pagos em festas públicas; hora de publicar com transparência os dinheiros pagos a cada artista, cada banda, cada empresa de produção. Hora de inserir o cidadão comum no benefício direto que a arte do seu lugar pode e deve lhe proporcionar. O cidadão tem o direito de ser informado dos valores de cachês de cada atração em todas as festas onde houver investimento público.

Hora de serem criados critérios para seleção e contratação desses artistas/bandas nacionais - assim como os locais -, dentro da lei, garantindo que haja rodízio, diversificação e valorização dos trabalhos que, promovendo o entretenimento, tenham também compromisso com o enriquecimento da arte aqui feita, para o bem e o fortalecimento da educação e da nossa identidade.

O grupo Serigy All Stars é o encontro de artistas que, a partir do lançamento de uma coletânea, vem se empenhando em discutir e propor uma atuação mais viva e vigorosa da música aqui produzida.

Esse coletivo de artistas que hoje se dirige à nossa população e pede seu apoio conta com nomes reconhecidos por crítica e público em Sergipe e inúmeros estados do País. Tendo vários discos gravados, prêmios recebidos, elogios públicos em grandes jornais e revistas do Brasil.

Nomes como The Baggios, Alapada, Patrícia Polayne, Naurêa, Elvis Boamorte e os Boavidas, Maria Scombona, Joésia Ramos, Ferraro Trio, Cataluzes, Reação, Cabedal, Snooze e muitos outros que, com sua música, levam o nome de Sergipe mundo afora, mostrando que nosso estado vive um momento histórico.

Estamos unidos e conscientes da necessidade de mudanças, começando pela transparência na escolha e remuneração de todos os contratados para as nossas festas públicas. Buscaremos incansavelmente a nossa imprensa, panfletaremos, publicaremos na internet nossas manifestações, até obtermos dos nossos gestores o compromisso de investimento com responsabilidade e coragem na produção artística do nosso estado.

Enquanto isso, continuaremos cantando para a população, pois, se é nela que nos inspiramos para fazer nossa arte, é a ela que devemos a entrega de tudo que construímos, em forma de música.

Parabéns, Aracaju.

Serigy All Stars


Para saber mais sobre a cena cultural sergipana, clique  AQUI
 

Sugestões para os novos prefeitos, gestores de cultura dos municipios e vereadores eleitos em 2012 AQUI




Nenhum comentário: