domingo, 14 de abril de 2013

A FARTURA NA VIDA DA COMUNIDADE

Por:
José Soares de Jesus
Assessor das CEBs
Professor de História e Sociologia da Religião
Mestre em Ciência das Religiões pela UNICAP-PE



A presença do ressuscitado nas margens do mar de Tiberiádes – palavra que significa Ṭabariyyah: uma cidade no norte de Israel.  Foi denominada em honra ao imperador romano Tibério – modifica a fisionomia e a história dos apóstolos Pedro, Tomé, Natanael e mais quatro do grupo que seguia o Nazareno (João 21,1). O trecho de João 21, 1-14, mostra a condição “renovada” do grupo após a ressurreição. Além da audácia e da paz que sentiam, os apóstolos são apresentados como homens que retornam a sua rotina e dentro dela, a perspectiva da mudança é sentida com muita força.
  
Quando refletimos sobre a páscoa em meio a essas pericopes do segundo testamento (N.T.), uma indagação deve nortear-nos: o que muda de fato na vida dos cristãos com a Ressurreição? Tudo não parece normal? Ora, aparentemente sim. Olhando na dimensão bíblica e a partir dela vislumbrando a realidade da sociedade moderna atual tudo parece o mesmo. As tragédias, o sofrimento da natureza, a violência contra o ser humano – de modo mais chocante contra as mulheres e os idosos – a iminência de guerra e outras anomalias parecem desconfigurar o que vemos e assistimos. Na verdade, o céu não trocou de lugar com a terra, mas, na vida dos seguidores e seguidoras de Jesus se estabelecem novos parâmetros. Ai está à diferença da páscoa para nós.

Em primeiro lugar, a certeza da paz. A novidade do Senhor vivo e agindo entre eles estabelece um novo tipo de relacionamento. Seja na ótica de João ou na de Lucas – evangelho e atos – é preciso restaurar o comportamento perante as dificuldades e os conflitos. O Senhor vive e passa a ser o centro da vivência e da pregação da comunidade. Notemos que logo no início Estêvão é martirizado, as perseguições prosseguem e, mesmo assim, existe um clima de paz, serenidade e alegria. A paz não é sinônimo de acomodação ou de “irenismo”. Ela é fruto de busca e de conquista. Como cristãos (as) amadurecidos, temos que devolver a nossas comunidades essa sensação. Somos muito carentes de paz. 

Em segundo lugar, a dimensão da esperança. O ressuscitado cumpre a promessa e envia o Espírito Santo sobre a “nova comunidade” (Atos 2). O Senhor não tergiversa e nem confunde o grupo. Homens e mulheres seguiam de perto o nazareno e, agora, ressuscitado, seguirão a esperança e a concretude das suas promessas. O Espírito de Deus dado a comunidade permitirá que tudo continue como antes; claro que de maneira intensa e iluminada. Aqui não podemos deixar de apontar a canção de Zé Vicente. Com seu talento e mística é um dos maiores divulgadores da luz e da esperança entre nossas comunidades. Canta o Zé: “Quando o Espírito de Deus soprou o mundo inteiro iluminou. A esperança na terra brotou e um povo novo deu-se as mãos e caminhou. Lutar e crer vencer a dor louvar o criador. Justiça e paz hão de reinar e viva o amor”. 

Em terceiro lugar, o sentido da fartura (João 21, 9-12). Pão, peixe, comidas típicas entre nós, água, chuva e outros sinais. Como estamos carentes de partilha. No texto de João, antes de desembarcar os apóstolos vêem o Senhor e encontram comida na beira do mar de Tiberíades. É um sinal inconteste de que onde Deus está à amargura, o egoísmo, o consumo desenfreado e excludente não se perpetua. Para que o Cristo acenderia o fogo senão para sinalizar que ele aquece apenas os que sabem dividir? Não teria sentido o ressuscitado voltar a Galiléia e se auto-apresentar. Não necessitava disso. Sua passagem de volta entre a comunidade aponta para a superação da fome, da dor, do constrangimento. É duro, impiedoso, anti-evangélico ver ao nosso redor a fome que ainda assola irmãos e irmãs. A páscoa não pode estar completa se nossas comunidades não aprenderem a maior lição do nazareno: a partilha do pão!

Baixe e Ouça um dos primeiros LPs gravado por Zé Vicente em parceria com Babi Fonteles

 



O novo CD de Zé Vicente já está nas Lojas Paulinas "Zé Vicente da Esperança",



O novo CD de Zé Vicente      já está nas Lojas  Paulinas Brasil!   "Zé Vicente da Esperança", mais  um  trabalho  a   serviço  da  vida  e  da esperança. Uma das canções chama-se Ciranda do Menino Deus. Ouça/Assista AQUI 

 Zé Vicente fala do novo cd que está por vir! Mais     um    lançamento     da    Gravadora Paulinas-COMEP

 AQUI 
 
Leia também: Beleza e Justiça se abraçam na obra de Zé Vicente. AQUI


Nenhum comentário: