sexta-feira, 12 de abril de 2013

Criminalização dos Pontos de Cultura!




O Ponto de Cultura COEPi - Comunidade Educacional de Pirenópolis - sofre assédio moral da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Mais um episódio das frequentes tentativas de criminalização dos pontos de cultura e do terceiro setor em nosso país! A COEPi vem esclarecer e pedir o apoio de todos os agentes, coletivos,entidades e redes culturais.

A COEPi é a entidade responsável pela gestão Projeto do Pontão de Articulação da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. Por sua atuação política na articulação das redes e no enfrentamento aos desmandos e desmonte do Cultura Viva desde 2011, está sofrendo com perseguições, assédio moral e abuso de poder por parte dos atuais gestores do Programa.

Os atuais responsáveis pela gestão do Programa Cultura Viva no MinC insistem em construir uma narrativa da "inviabilidade" desta política pública, e agora partem para a desqualificação de dirigentes e organizações que estiveram na linha de frente da implementação de uma das políticas culturais mais exitosas já desenvolvidas no Brasil, que hoje é referência para diversos países da América Latina.


Saiba mais sobre o caso: http://bit.ly/ZjXDoW

A COEPi - Comunidade Educacional de Pirenópolis vem esclarecer e pedir a apoio de todos os agentes, coletivos, entidades, rede culturais para defender o Ponto de Cultura que está sofrendo assédio moral e abuso de poder.

Colabore enviando uma denúncia para Controladoria Geral da União solicitando esclarecimento dos questionamentos apontados na Constatação 008 no que se refere à celebração do Convênio nº. 726301/2009 com Entidade não selecionada no processo seletivo inaugurado pelo Edital nº. 04/2009 (pág. 386 do processo que consta o relatório preliminar da CGU sobre o edital 04/2009 onde cita a COEPi como não tendo participado do processo de seleção).

A citada constatação não corresponde ao que realmente ocorreu no processo seletivo, o que pode ser facilmente comprovado através da leitura atenta dos autos do processo.

Para saber mais sobre Pontos de Cultura e Cultura Viva, clique AQUI.

Histórias de Ponto - A página da Lei Cultura Viva inicia uma narrativa documental, pedagógica, cultural, jurídica e política da sua relação com os Pontos de Cultura e o atual Ministério da Cultura.

Conheça a história do Ponto de Cultura Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi), Goiás:

A COEPi foi o 27° Ponto de Cultura a ser conveniado, em 2005, no nascimento do Programa Cultura Viva e, após 5 anos, foi selecionada para ser Pontão de Articulação da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura em edital público e lícito para facilitar a articulação e comunicação das 5.000 iniciativas ligadas aos Pontos de Cultura e Programa Cultura Viva do Brasil.

Fundada em 1996, a COEPi possui sede própria com 3.000m2 e ampla área verde. Beneficiando localmente cerca de 4.000 pessoas e nacionalmente 20 mil pessoas. Com vivências de tradição oral, agroecologia, cultura digital, artes integradas em diálogo com a educação formal do município e forte incidência política local, com assento em vários Conselhos Municipais de Pirenópolis, bem como na Construção dos três Fóruns Nacionais dos Pontos de Cultura de participação comunitária, convênios com o Ministério da Cultura, Ministério do Meio Ambiente e Ministério de Ciência e Tecnologia para realização práticas culturais, políticas e ambientais, a COEPi tem apoio do setor privado por sua Excelência Social na implantação de tecnologias socioambientais sustentáveis.


Veja as ações da COEPi: http://www.coepi.org.br/

Nenhum comentário: