domingo, 7 de abril de 2013

Grupo Raizes Nordestinas encena a peça teatral A ÁGUA DIVIDIDA, adaptada a partir do texto A exceção e a Regra de Bertolt Brecht.


A VIDA IMITANDO A ARTE
Virginia Lúcia
"Intitulado ‘Águas Divididas’, o espetáculo se baseia numa parábola que conta a história da viagem de um comerciante (o explorador) que sai com um guia e um carregador (explorados) em busca de petróleo (a riqueza) através de uma região deserta. O enredo é permeado de muita reflexão sobre a condição humana dentro do universo superficial e capitalista em que a sociedade está inserida."

Na noite do dia 04 de abril, quinta-feira passada, ocorreu aqui em Sergipe, no Teatro Lourival Baptista em Aracaju a encenação da peça teatral A ÁGUA DIVIDIDA, adaptada a partir do texto A exceção e a Regra, do Autor, Poeta e Filósofo alemão Bertolt Brecht. O espetáculo fez parte da programação do III festival sergipano de teatro. A vida imitando a arte produzia naquele instante uma situação emblemática para simbolizar a injustiça e a impunidade que se enraíza cada vez mais em nosso Brasil. Vejam como a mensagem de Brecht ainda é tão atual:
Praticamente no mesmo instante do espetáculo era anunciada a absolvição de um assassino, tendo como cena principal o julgamento dos assassinos do casal de extrativistas Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, em 24 de maio de 2011, em Nova Ipixuna – PA. Os irmãos Lindonjonson Silva da Rocha e Alberto Lopes do Nascimento foram condenados pelas mortes do casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, em 24 de maio de 2011, em Nova Ipixuna.
Já o fazendeiro José Rodrigues Moreira, considerado o mandante do crime, foi absolvido pelo Júri (estariam intimidados?). Lindonjonson recebeu a pena acumulada de 42 anos e 8 meses, enquanto que o irmão Alberto foi condenado a 45 anos. Agora é só esperar que desses anos todos da pena imputada, devem cumprir 5 ou 7 anos apenas, se não fugirem antes. Ê Brasil, pátria da impunidade. Os carrascos vão presos e o mandante é absolvido. O povo se revoltou e teve até quebra-quebra. A acusação irá recorrer.

Sinopse
Um pequeno grupo participa de uma disputa em direção à cidade de Urga. A expedição que chegar primeiro receberá como prêmio uma concessão para explorar petróleo. Durante a viagem é mostrado de modo radical a relação entre um patrão, um guia e um carregador, o que reflete a relação entre explorador e explorados. Aqui são representados as justificativas e os mecanismos que legitimam o abuso de um e a submissão do outro. O Autor Bertolt Brecht concede destaque final peara o papel do aparelho judicial, e sua performance em defesa da classe dominante e acobertamento de seus crimes. Assassinado pelo patrão quando lhe oferecia um cantil com água em pleno deserto, o carregador morto é julgado culpado, sendo seu algoz absolvido, queixoso ainda pelos danos e prejuízos sofridos. Esta peça de Brecht foi escrita entre os anos 1929/1930, classificada como sendo um exemplar do teatro didático.
O Grupo Raízes Nordestinas de Poço Redondo – Se apresentou esse trabalho dentro da programação do III Festival Sergipano de Teatro. Os espectadores foram premiados com uma bela execução da peça, surpreendente pela qualidade geral, sobretudo musical e pelo êxito na execução da estética brechtiniana, alcançado pela direção do Professor Eduardo Fernando Montagnari, que assina a concepção, canções e tradução . Com este trabalho do Grupo Raízes Nordestinas Sergipe dá mais um passo na construção do teatro sergipano que mais uma vez faz o dever de casa, levando à cena uma obra de tão grande relevância para a história universal do teatro. Esperamos agora que o grupo tenha iniciativa e apoio para circular com esse espetáculo. Estiveram presentes à apresentação um público formado de artistas, estudantes, professores e representantes de movimentos sociais e o público em geral. A ficha técnica principal do trabalho é assim formada:

Elenco - Temístocles Caldeira, Altair Soares, José de Barros, Ramielli Rafael, Sueli dos Anjos, Ingracia Couto, Cícero dos Anjos, Rafaela Alves,
Arranjos e direção musical - Rinaldo Lima
Músicos - Cleilto Clawer, Janisson Santana, Rinaldo Lima e Rafaela Alves
Produção - Rafaela Alves
Maquiagem - Ingracia Couto
Concepção, canções e direção (tradução) - Eduardo Montagnari

“Tratem de achar um remédio para o abuso
Mas não se esqueçam de que o abuso é sempre a regra”.

O Sr. Brecht solicita expressamente:

- Nunca ache natural o que acontece e torna a acontecer
Num tempo de confusão e violência
De desordem ordenada
Num tempo de arbitrariedade proposital
De impunidade descarada
Num tempo sombrio e triste
De humanidade desumanizada
Para que nada seja considerado imutável, nada!
Absolutamente nada!
Nunca diga: - isso é natural!

Bertolt Brecht (1989-1956)


Nenhum comentário: