sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sebrae realiza primeiro curso de Empreendedorismo Cultural

Notícias Sergipe
Por Míriam Donald - Site original da noticia - F5 News - AQUI
O setor cultural no Brasil tem crescido significativamente; instituições públicas e privadas estão colaborando mais com o campo, que se destaca economicamente, e, diante disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Sergipe promove durante esta semana o curso de Empreendedorismo Cultural, ministrado pelo instrutor do Sebrae, Edmilson Suassuna.
Desde a segunda-feira, 8, o curso ocorre na sede da instituição, em Aracaju (SE) e segue até a sexta, 12, com 20 participantes e carga horária de 20 horas. Segundo Edmilson, o curso trabalha com novas ferramentas de administração que estão sendo utilizadas no mercado, voltadas para economia criativa.
Com discurso já direcionado à área empresarial, o instrutor diz que o setor cultural também necessitava dessa tecnologia. “Foi uma demanda do setor cultural sendo percebida aos poucos e formatada pelo Sebrae”, diz.
Os temas abordados nos treinamentos são oportunidades de negócios em cultura; empreendedorismo cultural e economia criativa elaborando, executando e administrando um projeto cultural; mecanismos de financiamento de projetos; produção cultural; controle financeiro; prestação de contas e elaboração de relatórios finais de projetos culturais.
Questionado sobre a receptividade e expectativa do público, Edmilson afirmou ser bem interessante porque as pessoas estão percebendo a importância da economia criativa, que, no mundo, é um setor que está em segundo lugar no volume de recursos, ficando atrás apenas da indústria bélica. Além disso, é a segunda economia que já faz parte de 3% do PIB brasileiro. “A aceitação está muito boa e os participantes estão interessados e participativos, inclusive já percebem essa nova abertura de mercado de uma economia que cresce consideravelmente”, conta.
Como a procura pelo curso foi grande, o Sebrae/SE já estuda a possibilidade de montar nova turma em junho, a depender da demanda.
 

Nenhum comentário: