quinta-feira, 18 de abril de 2013

Senado debate projeto que define regras de financiamento da Cultura

Lourenço Canuto - Agência Brasil 17.04.2013 - 18h20 | Atualizado em 17.04.2013 - 18h52


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, fala à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (Marcos Oliveira/Agência Senado)
Brasília - A obtenção de mais recursos para o Fundo Nacional da Cultura, previsto em  projeto que está em tramitação na Câmara Federal, deverá tornar a cultura "uma política de estado", disse hoje (17) a ministra da pasta,  Marta Suplicy, em audiência pública no Senado.  Os recursos virão por meio do Programa Nacional de Fomento à Cultura (Procultura), que foi criado pelo Projeto de Lei 6.722/2010.
O Procultura, considerado um dos projetos prioritários da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura em 2013 , define as regras de financiamento da Cultura e substituirá a Lei Rouanet quando sancionado. Hoje, as empresas podem abater até 4% do Imposto de Renda sobre patrocínio de projetos culturais. A meta do Procultura é que essa dedução chegue a 6%. 
Segundo a ministra, a Lei Rouanet "não atende mais às necessidades" do segmento.  Depois que for aprovado, o texto será examinado pelo Senado Federal e é "uma das maiores expectativas do Ministério da Cultura para este ano".
A ministra falou sobre os projetos da pasta em audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte e disse que uma das metas é estimular a construção de  360 Centros de Ensino Unificados das Artes e do Esporte (CEUs das Artes), sendo que 100 deles devem ficar prontos até o final do ano. Os CEUs das Artes se destinam a estimular a cultura nas cidades com até 50 mil habitantes e a instalação depende das prefeituras, pois os municípios têm que fazer licitação para a construção com financiamento pela Caixa Econômica Federal.
O presidente da comissão, senador Ciro Miranda  destacou a importância da cultura para a formação e a preservação da memória da população. "A preocupação no país com questões prioritárias é tão grande que há um esquecimento quase geral da importância da cultura".
Edição: Fábio Massalli
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Leia também: 

Mobilização da Frente Parlamentar da Cultura em Brasília 

 Carregado em 08/11/2011 

Em linguagem didática, vídeo mostra como foi a mobilização de artistas, intelectuais e parlamentares no Congresso Nacional, em Brasília, para defender a aprovação dos projetos prioritários para o setor. Roberto Frejat, Fernanda Abreu, Sérgio Ricardo, Sandra de Sá, Dudu Falcão e outras personalidades artísticas se uniram aos integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura para exigir mais atenção do Congresso Nacional e do Governo Federal. Conheça as principais reivindicações da classe artística e dos parlamentares comprometidos com o desenvolvimento da cultura no país.


AQUI

Ministra Marta Suplicy fala de editais para criadores e produtores negros e vale-cultura

Publicado às 22/11/2012
BOM DIA, MINISTRO - 22.11.12: A entrevistada do BDM desta quinta-feira (22) foi a ministra da Cultura, Marta Suplicy. Ela falou sobre o lançamento dos editais para criadores e produtores negros, o Vale-Cultura, a votação do Procultura, além das arenas culturais para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

AQUI


Cultura no Brasil - Pesquisa de opinião pública nacional - datasenado.  AQUI

Nenhum comentário: