quinta-feira, 16 de maio de 2013

Semana do Proibido. Ouça e/ou Baixe os áudios

16/05 12:12
“A memória que me contam” é um filme nacional de ficção, mas que parte de histórias de vidas reais. A obra, de Lúcia Murat, retrata um grupo de amigos que resistiram à ditadura militar e como seus filhos vão enfrentar o conflito entre o cotidiano de hoje e o passado quando um deles está morrendo. Confira a entrevista do programa Rádio Sociedade, da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro, com a atriz Simone Spoladore.
Apresentação Denise Viola
15/05 16:41
Taiguara foi um dos músicos brasileiros que mais lutaram contra a repressão da ditadura. Teve dois discos inteiros censurados e a família perseguida. Só conseguiu ter sua obra liberada pela censura em 1982. A canção "Que as crianças cantem livres" é uma de suas mais bonitas composições.
Apresentação Marli Arboléia
15/05 16:26
Gilberto Gil sempre mostrou posicionamento político claro contra a ditadura, e a canção Geléia Geral, parceria do compositor baiano com o piauiense Torquato Neto, acabou provocando a ira dos censores e levando Gil à prisão, e posteriormente ao exílio.
Apresentação Marli Arboléia
15/05 13:37
Quando o poder econômico fala mais alto, a liberdade de expressão e de pensamento correm riscos. Por isso, a Constituição Brasileira proíbe o monopólio e o oligopólio nos meios de comunicação por empresas do setor. No spot produzido pelas Rádios EBC para a Semana do Proibido, o diretor e dramaturgo João das Neves afirma que os interesses econômicos promovem uma censura velada na mídia, que influencia o comportamento da população.
Apresentação Mário Sartorello e Élida Fernandes
15/05 13:15
A livre manifestação artística precisa de uma mídia democrática e plural, e o direito à comunicação é a base para que a diversidade de ideias e de pensamentos possa circular sem impedimentos ou censura. No spot produzido pelas Rádios EBC para a Semana do Proibido, o artista plástico Antonio Manuel relata um episódio em que foi censurado durante a ditadura militar, e diz que a luta pela liberdade continua.
Apresentação Mário Sartorello e Élida Fernandes
15/05 12:47
A liberdade de expressão é um direito individual, mas também coletivo, de cada cidadão e cidadã, e os meios de comunicação devem garanti-lo para toda a sociedade. No spot produzido pelas Rádios EBC para a Semana do Proibido, o cineasta Vladimir Carvalho fala sobre a liberdade de expressão, e das barreiras que ainda impedem seu pleno exercício.
Apresentação Mário Sartorello e Élida Fernandes
14/05 18:13
Confira o último capítulo (de um total de cinco) da série especial "Comissão Nacional da Verdade: um regaste ao direito, à memória e à verdade". Ela aborda os desafios dos trabalhos da comissão instituída no ano passado por lei federal e que está apurando as graves violações de direitos humanos ocorridas no país entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Realização: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apoio: Arpub (Associação das Rádios Públicas do Brasil).
Ouça os outros capítulos: 1 / 2 / 3 / 4
Lívia Carla
14/05 18:07
Confira o quarto capítulo (de um total de cinco) da série especial "Comissão Nacional da Verdade: um regaste ao direito, à memória e à verdade". Ela aborda os desafios dos trabalhos da comissão instituída no ano passado por lei federal e que está apurando as graves violações de direitos humanos ocorridas no país entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Realização: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apoio: Arpub (Associação das Rádios Públicas do Brasil).
Ouça os outros capítulos: 1 / 2 / 3 / 5
Lívia Carla
14/05 18:00
Confira o terceiro capítulo (de um total de cinco) da série especial "Comissão Nacional da Verdade: um regaste ao direito, à memória e à verdade". Ela aborda os desafios dos trabalhos da comissão instituída no ano passado por lei federal e que está apurando as graves violações de direitos humanos ocorridas no país entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Realização: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apoio: Arpub (Associação das Rádios Públicas do Brasil).
Ouça os outros capítulos: 1 / 2 / 4 / 5
Lívia Carla
14/05 17:50
Confira o segundo capítulo (de um total de cinco) da série especial "Comissão Nacional da Verdade: um regaste ao direito, à memória e à verdade". Ela aborda os desafios dos trabalhos da comissão instituída no ano passado por lei federal e que está apurando as graves violações de direitos humanos ocorridas no país entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Realização: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Apoio: Arpub (Associação das Rádios Públicas do Brasil).
Ouça os outros capítulos: 1 / 3 / 4 / 5

Nenhum comentário: