quarta-feira, 1 de maio de 2013

Somos Tão Jovens - O Filme sobre Renato Russo


 

Trailer do filme AQUI


Com reportagem do Correio Braziliense

Com estreia sexta, Somos tão jovens traça retrato vigoroso de Renato Russo.  
 O cineasta Antônio Carlos da Fontoura não queria um filme triste sobre uma pessoa doente

Ricardo Daehn
Publicação: 01/05/2013 08:26 Atualização: 01/05/2013 16:14
Em entrevista ao Correio, quatro meses antes de morrer (em 1996), Renato Russo fez uma análise concisa da adolescência, já distanciado do período de hormônios efervescentes e de grandes descobertas da vida: “Alívio”. Juventude rimava com dificuldade. Num contrapeso, à frente da superprodução Somos tão jovens, o cineasta Antônio Carlos da Fontoura estava decidido a conservar o frescor, isento da percepção quase melancólica do astro do rock nacional, morto aos 36 anos: “Não queria fazer um filme triste sobre uma pessoa doente”. Nessa outra vibração, o reverso — de celebração exagerada de um mito, despontado no grupo Aborto Elétrico — também poderia dar margem à armadilha. “Eles (Renato, Fê e Flávio Lemos) não eram os reis do rock, eram moleques fazendo banda de garagem”, sublinha o diretor do filme, que chegará às telas na sexta-feira.


Cena de Somos tão jovens: um Renato Russo 'brasiliense' tocado pela poesia e pela filosofia  (Cena de Somos tão jovens)
Cena de Somos tão jovens: um Renato Russo "brasiliense" tocado pela poesia e pela filosofia

Indissociável ao sucesso da Legião Urbana, uma cinebiografia de Renato Russo daria margem também à overdose de glórias. “Eu podia fazer o filme do roqueiro famoso, viajando de avião e dando show pra 1 milhão de pessoas. Não quis fazer isso. Quis fazer como o Júnior criou o Renato Russo e como Brasília criou ele”, delimita. Lidar com o peso de um futuro ídolo — à frente de multidão de admiradores — contou com a habilidade e o bom senso do protagonista da fita, Thiago Mendonça. “Preocupar-me com gestual ensaiado e com a legião de fãs, de modo anterior a meu trabalho, não seria saudável. Se ficasse muito preso a isso, eu ia medrar. Claro que foi uma responsabilidade muito grande, mas foi tudo muito natural. As entrevistas e os vídeos dele que vi foram organicamente absorvidos”, explica o ator.

------------------------------------------//----------------------------------------------------------

 Set de filmagens de Somos Tão Jovens, sinopse comentada, cenas de bastidores e muito mais!

Continuação da entrevista com Dado Villa-Lobos e com os responsáveis por Somos Tão Jovens, o filme: o diretor Antonio Carlos da Fontoura e o coroteirista Luiz Fernando Borges. Eles falam sobre roteiro, pesquisas e como foi a produção do filme 'Somos Tão Jovens', grande homenagem a Renato Russo e à geração do rock de Brasília. O papo foi no Jardim Botânico, onde nasceu a ideia de contar a história da adolescência de Renato Russo. AQUI 
e AQUI

Leia também:

 O Portal do Som ( 2) - Música e Tragédia Urbana.

AQUI
 





Nenhum comentário: