sexta-feira, 14 de junho de 2013

Exposição de altares de Santo Antônio

 finaliza nesta quinta-feira

13 altares, 13 nichos em 13 dias em homenagem a Santo Antônio

 Momento forte na noite do dia 13 de junho de 2013,  último dia da exposição e trezena Altares de Santo Antônio, no centro de cultura e arte da UFS. Arte, Fé e Diversidade Sexual em um momento de integração magistral destas três dimensões.

Notícias Sergipe
Por Sílvio Oliveira
Sergipanos e turistas que quiserem visitar a exposição de altares, nichos e estandartes poderão fazer até esta quinta-feira (13). É que a 13º exposição “Santo Antônio: Tempo, Amor e Tradição” finaliza no Dia de Santo Antônio (13), com o último dia da trezena do santo. A entrada é gratuita, mas quem quiser poderá levar 1kg de alimento não perecível em prol da Ação Solidária Santo Antônio.
Os altares estão expostos no Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart), em Aracaju, das 8h às 12h e das 14h às 20h. O curador é o professor Otávio Luiz Cabral Ferreira (foto ao lado).
Cada altar dedicado ao Santo celebra uma instituição, personalidade pública ou empresa, e todos os dias acontecem às tradicionais orações da trezena do Santo Casamenteiro. Também há uma vasta programação de música, teatro, além de apresentações de danças.
A novidade desta 13ª edição são os estandartes confeccionados por Ilma Maria de Souza Santos, que indicam simbologias ligadas a Santo Antônio, a exemplo do pão, do casamento e da devoção aos pobres.
Os 13 nichos foram feitos pelo Núcleo de Alunos do Centro de Apoio Pedagógico para Atendentes de Pessoas com Deficiência Visual.
Último ano
Por ser a 13ª edição, o curador Otávio Cabral lembrou que é o último ano no qual acontece a exposição. “Santo Antônio tem uma numerologia que é 13. Encerramos com os altares e na próxima edição expressaremos uma coletânea de seis categorias: escultura, pintura, desenho, estandartes, instalações e 13 performances, uma em cada dia”, antecipou.
O Centro de Cultura e Artes da Universidade Federal de Sergipe (Cultart) fica na Avenida Ivo do Prado, nº 612, bairro São José.
Fotos: Sílvio Oliveira

Nenhum comentário: