terça-feira, 29 de outubro de 2013

Vem aí o 2º Sarau Multicultural - Ecologia Urbana- Cidades Sustentáveis

Ecologia Urbana será tema do 2º Sarau Multicultural Itinerante.~~ Uma temática bastante pertinente em especial, depois dos transtornos causados pelas fortes chuvas em Aracaju e da ausência de um planejamento qualificado para minimizar os efeitos deste tipo de situação ou de politicas e gestão que contribuem para agravar ainda mais, os impactos negativos na vida da população em especial, das que moram nas periferias. Sem contar o caos do transporte público e dos problemas da mobilidade urbana.

O 2º Sarau Multicultural será realizado em 08 de novembro, desta vez no formato itinerante, no anexo da Igreja São Pio X, na Av. Visconde de Maracaju, bairro 18 do Forte, das 19h30 ás 22 horas. Este sarau itinerante cujo tema é Cidades Sustentáveis – Ecologia Urbana, conta com participação de agentes culturais ligados as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e ao Centro de Estudos Biblicos (CEBI) e a escolha do tema Ecologia para este Sarau Multicultural, remete a realização exitosa das Jornadas Ecológicas lógicas realizadas em 2011 e 2012 e que contaram com a participação desses agentes.

 Neste 2º Sarau Multicultural contaremos na roda de conversa, com a participação de José Firmo, especialista em gestão urbana e planejamento municipal e Lizaldo Ferreira, ambientalista e poeta, ambos da coordenação do Fórum em Defesa da Grande Aracaju e com reflexão e ativismo de muitos anos em prol de uma Aracaju mais humana, sustentável, democrática e mais justa.

Além dos dois ativistas ambientais acima, teremos a presença de Marcos Santana, também especialista em gestão urbana e planejamento municipal e com experiência de gestão em diversos órgãos públicos como Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe/PRONESE, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hidricos e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso)

 Dentro da programação, estaremos apresentando algumas textos poéticos de autores brasileiros e da autoria de Lizaldo Vieira com temática voltada a questões ligadas a ecologia e aos cuidados com a integridade da criação, além de músicas de MPB com temática ecológica e danças circulares regionais.

Como acontece em todo o Sarau estaremos apresentando uma programação que consta de exibição audiovisual, nesta edição com o curta “Do Outro Lado do Rio” produzido pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira. Este trabalho conta a história de um pescador embrutecido pelas circunstâncias da vida e retrata o dia a dia com sua filha, uma menina tímida e cheia de sonhos. A gravação foi feita em Aracaju e na Barra dos Coqueiros sob a orientação da equipe do Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina – Kinoarte.

O Sarau Itinerante é um projeto da Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania e conta com o apoio do programa Fala Jovem, produtora BR Tribe e nesta edição também com o apoio da Paróquia São Pio X.

 Atenção: Para este primeiro sarau itinerante pedimos a quem vier, que traga frutas, doces bolos regionais e sucos para compartilhar. Quem trouxer dinheiro poderá adquirir livros, cds, dvds e objetos de artesanato a preços bem acessíveis, como também pode trazer estes tipos de produtos para doar ao Bazar Cultural. A renda será utilizada para ajudar na cobertura das despesas.

Nenhum comentário: