sábado, 17 de maio de 2014

Sergipe se prepara para participar da TEIA dos Pontos de Cultura em Natal


Entre os dias 19 e 25 de maio a cidade de Natal (RN) receberá expressões artísticas de todo o país. É que nesta data acontece a TEIA, um evento que reunirá representantes e integrantes de Pontos de Cultura das cinco regiões do país. Entre as premissas deste encontro nacional estão a ruptura de hierarquias culturais e a construção de novas legitimidades no processo de transformação de um Brasil a se revelar.

O evento acontece desde 2007, mas Sergipe participará pela primeira e será representado por 14 delegados que foram eleitos através de votação. Essa escolha aconteceu durante o Fórum dos Pontos de Cultura de Sergipe, realizado no mês de março. Gleide Chagas, do Ponto de Cultura ‘Dançando com arte: resgate, história e tradição do Reisado da Barra dos Coqueiros’, foi uma das escolhidas e não esconde sua ansiedade pela participação no evento.

“A expectativa é grande, pois será um momento de troca, onde interlocutores de vários Pontos estarão presentes e poderemos vivenciar o que eles passam e como estão atuando em suas comunidades pelo Brasil a fora”, afirma. Gleide informa ainda que o grupo de Reisado, criado a partir do Ponto de Cultura, foi selecionado para se apresentar nas mostras culturais da TEIA. Além dele, o grupo de dança do Ponto de Cultura Albertina Brasil, de Nossa Senhora da Glória, também se apresentará nas mostras artísticas.

Durante a TEIA os delegados eleitos e demais participantes estarão incluídos em uma vasta programação, que contém seminários, palestras, minicursos, fóruns, exposições, debates, rodas de conversa, intercâmbios, intervenções urbanas, além de shows e apresentações culturais. Os debates serão norteados por diversos eixos que prometem contribuir para a integração e engrandecimento dos Pontos de Cultura do país.

O coordenador do Ponto de Cultura Ação Cultural, de Aracaju, Zezito Oliveira, participará de um eixo-temático que tratará da sustentabilidade, pois acredita que instituições como Pontos de Cultura podem trabalhar para superar a dependência dos recursos públicos. “A TEIA é um momento ímpar para nós que trabalhamos a cultura em nossas comunidades, pois será um momento de encontro, aprendizado e troca. Espero poder aprender bastante e também contribuir para o crescimento dos Pontos e desta política público criada pelo programa Cultura Viva”, enfatiza.

Secult presente
O poder público também marcará presença durante o evento. O Governo do Estado de Sergipe será representado por duas colaboradoras da Secretaria da Cultura (Secult): Celiene Lima, que é diretora do Núcleo de Produção e Difusão Cultural, e Tiara Camera, que é coordenadora dos Pontos de Cultura na Secult. Elas participarão do Encontro de Gestores de Pontos de Cultura, que acontecerá dentro da TEIA, e será fundamental para o programa avançar na formulação de indexadores que qualifiquem o planejamento e a avaliação dos Pontos em todo o país.

“Vamos contribuir com informações sobre a realidade dos Pontos de Cultura de Sergipe com o objetivo de avançar na adequação dos marcos regulatórios do programa à nossa realidade regional, além de buscar informações sobre a realidade do programa para prestar atendimentos mais qualificado aos nossos Pontos”, explica Tiara Camera.

Sobre a TEIA
A Teia é o encontro dos Pontos de Cultura do Cultura Viva e das representações da Diversidade que integram o Brasil Plural. Em sintonia com as estratégias e diretrizes gerais do Plano Nacional de Cultura, a Teia Nacional da Diversidade 2014 inaugurará um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários de grupos, coletivos, comunidades, Pontos de Cultura e iniciativas que integram os Programas Cultura Viva e Brasil Plural.

A TEIA da Diversidade tem o objetivo de consolidar o Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural – Cultura Viva (PCV) como o programa de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura. Também é um espaço que se propõe a refletir criticamente sobre: a  proposta de realinhamento do novo PCV para um programa de base comunitária, a partir da Portaria 118 de 30 de dezembro de 2013; O processo de integração de programas, projetos e ações do Sistema MinC ao Cultura Viva; E sobre as contribuições da TEIA 2014 para o desenvolvimento do Programa.

Confira a lista de delegados sergipanos que irão à TEIA
Jaquelene Linhares -Ponto de Cultura Axé Ô;
Gleide Chagas – Ponto de Cultura Dançando com arte: resgate, história e tradição do Reisado da Barra dos Coqueiros;
Rui Marcelo – Arte Lutheria do Agreste Sergipano;
Thiago dos Santos – – Ponto de Cultura Clube das Mães de Tomar do Geru;
Aldemir José – Ponto de Cultura Casa de Cultura Zumbabus;
Messias Cordeiro – Ponto de Cultura Albertina Brasil;
Sérgio Lima – Ponto de Cultura Circolando;
José Alves - Ponto de Cultura Umbaúba Cultura e Arte: Uma alternativa às drogas e à violência;
Marina Ribeiro – Ponto de Cultura Batuque de Algola;
José Messias - Ponto de Cultura Rendar a Arte Com Fios da Cultura;
Kassem Afif – Ponto de Cultura Caixotes da Memória;
Zezito Oliveira – Ponto de Cultura Juventude e Cidadania - Ação cultural;
Michelle Ferreira - Ponto de Cultura Raízes da Cultura;
Rosineilde Silva – Ponto de Cultura Som da África.

Nenhum comentário: