terça-feira, 14 de abril de 2015

Bboletim da secretaria da cidadania e diversidade cultural do ministério da cultura.

Novos rumos para a cultura no Brasil

Mais de 500 pessoas participaram das atividades do Encontro de Redes que marcou o lançamento da Lei Cultura Viva em Brasília na última semana. O evento mobilizou Pontos de Cultura, gestores estaduais e municipais, fazedores de cultura, ativistas, movimentos sociais e culturais, parlamentares, autoridades, secretários e ministros de Estado.
photo302177415318317427  1
Solenidade de lançamento da lei Cultura Viva. Foto: Christian Braga (Cobertura Colaborativa)
A portaria de regulamentação da Lei Cultura Viva, publicada no Diário Oficial da União no dia 8/4, criou novos instrumentos para ampliação da rede e simplificação dos processos de gestão.
O Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura irá permitir a autodeclaração e o reconhecimento de milhares de iniciativas culturais em todo o país. Já o Termo de Compromisso Cultural será o novo instrumento de repasse de recursos, de forma mais ágil e com prestação de contas simplificada.
***

Compartilhe as novidades!

As principais mudanças apresentadas de forma simplificada. Acesse o banco de memes e compartilhe o material da Lei Cultura Viva.
Lei Cultura Viva MEMES 11 principais mudancas-02
Clique na imagem e acesse a Instrução Normativa
***

Pontos de Cultura agora são política de Estado

16883655577 822ccf48ee z
Foto: Janine Moraes (Minc)
"Esta legislação transforma em política pública um dos projetos mais ousados do país, que são os Pontos de Cultura", destacou a secretária de Cidadania e Diversidade, Ivana Bentes, durante a solenidade de lançamento da lei. Com a presença de dezenas de autoridades, a atividade marcou o início de uma nova fase para a cultura.
O ministro Juca Ferreira participou do lançamento e afirmou que a cultura é muito complexa em suas manifestações. "A política pública não pode fazer opção por A, B ou C. Tem de ir dos Pontos de Cultura à ópera".

Leia mais

***

Gestão compartilhada

150413 CB sem titulo18191819
Foto: Christian Braga (Cobertura Colaborativa)
O novo papel dos gestores públicos do setor cultural, o acompanhamento direto e preciso dos Pontos de Cultura e a busca constante de soluções foram os principais pontos das reuniões entre os gestores estaduais e municipais das redes de Cultura Viva. Cerca de 50 gestores participaram da atividade.

Leia mais

***

Interfaces Cultura Viva

Os secretários e diretores do MinC debateram cultura de redes, educação e cultura, participação social, fomento à cultura e uma nova cultura jurídica.
17089675412 e469b7e2fb k
Foto: Christian Braga (Cobertura Colaborativa)
***

Parlamentares da Cultura

photo426104105324357905
Foto: Christian Braga (Cobertura Colaborativa)
Para posicionar a cultura na centralidade do debate político no país, a SCDC convocou a bancada de parlamentares amigos da cultura que, em diálogo com o governo e a sociedade civil, firmaram o compromisso para avançar com a pauta da cultura no legislativo.
A atividade contou com a presença da autora da Lei Cultura Viva, a deputada federal Jandira Feghali e a senadora Fátima Bezerra, com os deputados federais Rubens Otoni e Marcelo Matos, entre outros.

Assista na íntegra

***

Cultura indígena presente

Os novos Pontos de Cultura Indígenas, a instalação de antenas Gesac para o acesso à internet nas aldeias indígenas e a preparação para o Encontro “Brasil Indígena” foram alguns dos pontos debatidos na reunião do Grupo de Trabalho Indígena. Os representantes indígenas se reuniram com os gestores da SCDC, SAI e SPC / MinC, definindo um calendário de encontros do Colegiado Setorial de Culturas Indígenas.
photo302177415318317316
Foto: Christian Braga (Cobertura Colaborativa)
Durante a programação, o Memorial dos Povos Indígenas do DF recebeu cerca de 200 participantes do encontro para um ritual que reuniu lideranças indígenas e de matriz africana.
***

Pontos e redes estão otimistas

photo30217741531831sq7430
Foto: Christian Braga (Cobertura Colaborativa)
A transformação do Programa Cultura Viva em política de Estado, garantindo perenidade, mais recursos e menos burocracia, a autodeclaração dos Pontos e a criação de mecanismos que simplificarão a prestação de contas foram comemorados pelos ponteiros durante os três dias de programação do encontro de redes.

Leia mais

***

Matrizes Africanas no MinC

Os Pontos de Cultura de Matriz Africana realizaram a Oficina de Participação Sociocultural dos Povos de Terreiros e de Matriz Africana, programação autogestionada que integrou o lançamento da Lei Cultura Viva. Como parte dos resultados da atividade, a construção de um plano de trabalho e mobilização para o ano de 2015.
10402791 706831972773548 3996753644236943470 n
Foto: Christian Braga (Cobertura Colaborativa)
“Também podemos mapear e reconhecer as comunidades de terreiro como Pontos de Cultura, a partir de um calendário de encontros e de circulação pelo país. Estamos muito felizes com a receptividade do MinC, e em especial, com a sensibilidade do ministro Juca Ferreira para com a cultura de Matriz Africana. É importante saber que podemos contar com parceiros nesta ação”, afirmou Aderbal Ashogun, coordenador da Rede Nacional de Cultura Ambiental Afro-Brasileira.
***

Universidade das Culturas

photo302177415318317353
Foto: Christian Braga (Cobertura Colaborativa)
É prioridade da atual gestão do MinC inserir práticas e saberes culturais nos processos educativos. A Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural, pasta recém-criada pelo Ministério, a Universidade de Brasília, entre outras universidades e projetos que trabalham na perspectiva de formação livre participaram do debate durante o lançamento da Lei Cultura Viva.

Leia mais

***

Circuito Cultura Viva

photo252311002470787974
Foto: Bernardo Guerreiro (Cobertura Colaborativa)
No dia seguinte ao lançamento da lei Cultura Viva, o Circuito Cultura Viva partiu para mais uma etapa de diálogos e escutas, desta vez em Minas Gerais. No percurso, que percorreu quatro cidades - Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Poços de Caldas e Três Corações - a equipe da SCDC ouviu as críticas e as principais reinvidicações de Pontos de Cultura, artistas e fazedores culturais.
***

Linkoteca

Veja os debates e entrevistas do lançamento da lei Cultura Viva na íntegra. Baixe as fotos do primeiro, segundo e terceiro dia.
***

Acesse as outras edições do nosso boletim:

Nenhum comentário: