VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Cine Realidade inova em sua 5ª sessão e obtém repercussão positiva

A inovação foi a realização de uma sessão somente com curtas e média metragem e a presença de dois debatedores.
Na 5º sessão do Cine Realidade tivemos a participação especial de Fernanda Almeida e Estranho. Ao invés de filmes longas metragens , assistimos a curtas metragem. "O Muro é o Meio" , questiona a forma como a sociedade vê as pixações. O ambiente do filme é a Universidade Federal de Sergipe, já que vários alunos fazem o protesto por meio da pixação. Essa arte é um pouco marginalizada pela galera que não entende o real poder da pixação  ou usa de tal para coisas fúteis. Já o curta "A  eterna maldição do cacique Serigy" retrata de forma atual, mais não deixando sua essência histórica, a lendária história do cacique que liderou os índios de nossa estado contra a invasão dos portugueses . Muitos jovens presentes a sessão não conheciam nem a lenda da maldição e nem a história do cacique Serigy. Aí deu pra notar que as nossa escolas precisam adotar a história do próprio estado, pois uns até já ouviram falar sobre o cacique, mas  não sabem do que se trata, a sua importância e nem o que ele representa para Sergipe . O curta "Incultura", mostra alguns momentos da vida de  alguns jovens de uma favela na Colômbia que, apesar da divisão do território por duas quadrilhas de traficantes, se unem através do teatro e a partir disso é mostrado que a arte, pode ser mais forte do que a realidade que nos rodeia. Esse filme lembrou o filme Maré – A nossa história de amor, apresentado na 4ª sessão do cine-realidade. Tanto um como outro, lembram a realidade de muitos jovens da periferia. 
Maíra Ramos Santos, 

Gostei muito dos curtas metragens apresentado na 5ª sessão do Cine Realidade, em especial do filme “ A eterna maldição do cacique Serigy”, uma lenda conhecida por pouca gente. 
Também gostei da participação de Fernanda e Estranho como debatedores, inclusive por causa do  debate ser realizado após a exibição de cada curta , foi produtivo e não ficou chato. Sobre o filme da Colômbia, INCULTURA, gostaria que tivesse as legendas em tamanho grande para entender melhor, porém gostei mesmo assim. 
Raoni Corrêa Santos - assistente de produção, 13 anos, integrante do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania.
Quatro questões me chamaram a atenção nos debates após os filmes exibidos na 5ª sessão do Cine-Realidade.

A primeira trata da  necessidade de conhecermos mais a História de Sergipe, em especial dos lutadores e lutadoras do povo como o cacique Serigy e Aperipê. Alguns dos estudantes presentes nunca tinham ouvido falar, outros sabiam muito pouco e teve quem ficou sabendo mais sobre Serigy há poucos anos.
O filme o MURO É O MEIO propõe um outro olhar sobre as pixações, vista normalmente pelo aspecto negativo.

Quanto ao filme sobre a primeira oficina de audiovisual do Ponto de Cultura, foi destacado por alguns presentes, a alegria e o prazer que os adolescentes entrevistados demonstraram por conta da realização da atividade.

O filme INCULTURA foi comparado ao Maré - Nossa História de Amor, porém com um final mais para cima, apresentando a arte como sinal de solidariedade e de esperança, mesmo em meio a tragédia da guerra de territórios provocada pelo mercado de drogas.
Zezito de Oliveira - produtor executivo,  coordenador pedagógico voluntário do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania e professor na Escola Júlia Teles

 


Dos quatro curtas apresentados, dois deles, podem ser vistos na internet. Uma boa oportunidade para quem não pode ir.





Para saber mais...

segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Como foi a 4ª Sessão do Cine-Realidade que apresentou o filme Maré - Nossa História de Amor.
http://acaoculturalse.blogspot.com.br/…/como-foi-4-sessao-d…
domingo, 13 de setembro de 2015
Cineclube Realidade e a sessão sobre o filme "Entre a Luz e a Sombra". Duas propostas para serem multiplicadas.
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
Tem inicio Cine-Realidade, primeiro cineclube em uma escola sergipana com temática voltada para histórias e cenários das periferias.
http://acaoculturalse.blogspot.com.br/…/tem-inicio-o-cine-r…
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Primeiros resultados da primeira fase da exibição do Kit Democratizando - Cinema e Direitos Humanos no Conj. Jardim.
http://acaoculturalse.blogspot.com.br/…/resultados-da-prime…
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Mostra Cinema e Direitos Humanos na Escola Estadual Júlia Teles.
domingo, 28 de outubro de 2012
Tem inicio as atividades do cineclube itinerante da Ação Cultural
http://acaoculturalse.blogspot.com.br/…/tem-inicio-as-ativi…
terça-feira, 12 de março de 2013
CINECLUBE ITINERANTE JUVENTUDE E CIDADANIA.
http://acaoculturalse.blogspot.com.br/…/cineclube-itinerant…
domingo, 28 de outubro de 2012
Tem inicio as atividades do cineclube itinerante da Ação Cultural

Nenhum comentário: