sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Cine Realidade com filmes sobre a escola que queremos

 

 Depois de suspenso por algum tempo, retomaremos a programação de filmes do Cine Realidade, a qual terá inicio neste sábado, 30 de setembro de 2017, às 15h, na Escola Estadual Júlia Teles. Desta vez iniciaremos com a mostra temática “O audiovisual como janela para olhar a escola que queremos.” 

Essa mostra surge para auxiliar na ampliação do olhar de alunos, professores e gestores, acerca da necessidade de mudarmos a nossa maneira de pensar e organizar a escola.
A intenção em cada sessão , após a exibição dos filmes, é realizar um debate com os estudantes sobre “a aula que temos e a aula que queremos”, e depois publicar um relatório com os resultados dos debates na internet. 

A mostra de filmes pode ser itinerante , a depender da existência de pessoas interessadas e engajadas na organizações de sessões em outras escolas ou em outros espaços nas comunidades, assim como pela existência de uma estrutura minima. O que pode ser organizada com ou sem a nossa participação. 

Na Escola Estadual Júlia Teles pretendemos realizar uma sessão mensal, intercalada com a programação de rotina do Cine Realidade que prioriza filmes com a temática juvenil inserida nas comunidades de periferia.

Os filmes deste sábado são os seguintes: 

NUNCA ME SONHARAM
Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, ‘Nunca me sonharam’ reflete sobre o valor da educação. Duração: 84 minutos
OCUPAÇÃO PORTELA! E SE TODAS AS ESCOLAS FOSSEM PONTO DE CULTURA? (Em primeira exibição pública)
Em novembro de 2016, alunos do Colégio Estadual Petrônio Portela, em Aracaju ocuparam a escola, ao contrário de outras ocupações, as aulas não foram paralisadas, permanecendo o grupo de alunos durante a noite e no final de semana.
Nesse mesmo mês, foram convidados pelo Ponto de Cultura Juventude e Cidadania para falar sobre as razões da ocupação, e as lições aprendidas e que poderiam ser ensinadas por meio do audiovisual. Duração: 13 minutos
Video Clip "VOA PASSARINHO" - MC. CÉSAR LEVINES. Duração: 4 minutos
 --------------------------------------------
O tema do Cine Realidade deste sábado, 30 de setembro , é especial , porque faremos um relatório com sugestões de alunos e participantes da sessão, para ser entregue aos professores, afim de que possam ser contempladas no planejamento pedagógico. O tema da escola que queremos, prosseguirá em outras sessões, intercalado com o tema prioritário do Cine Realidade, “ a juventude que vive nas periferias territoriais e existenciais.”

Estamos aberto a colaborar com sessões em outras escolas.

----------------------------------
Sobre o Cine Realidade...
A realidade das periferias em tela de cinema

A atividade teve início no dia 15 de agosto de 2015, é realizada nos dias de sábado, quinzenalmente, como uma ação de extensão do projeto Rap Identidade Cultural, e recebe o nome de Cine Realidade.

A primeira sessão foi inaugurada com a exibição do filme "Uma onda no ar", seguido de um debate sobre a democratização dos meios de comunicação, o qual contou com a mediação do radialista Renato Nogueira. 

Após esta sessão, até dezembro, seguiram-se mais outras seis, com média de participação que variou entre 8 e 18 participantes.

Conforme Maíra Ramos, jovem secretária da Ação Cultural e integrante da equipe de produção do Cineclube, "os filmes apresentados tem como contexto, a realidade que os jovens de periferia vivem no dia-a-dia, incluindo aspectos culturais ligados à dança, ao rap, as rádios comunitárias, ao teatro, entre outros elementos que podem mudar a vida da juventude. 

O Cine Realidade não vem apenas para mostrar uma coisa óbvia, mas também para gerar um diálogo entre os jovens sobre o valor de um trabalho educativo e cultural dentro dessas periferias, incluindo o Conj. Jardim."
Outras noticias sobre o Cine Realidade 

Nenhum comentário: