sábado, 10 de março de 2018

Cultura para quem precisa de cultura no Fórum Social Mundial.

Abaixo,  as informações que estamos recebendo sobre a programação cultural no Fórum Social Mundial (FSM),  e sobre atividades que convergem ligando  temas do eixo culturas das resistências  com outros eixos temáticos do FSM.




Abdias Nascimento e o genocídio da população negra no Fórum Social Mundial 2018, Salvador/BA. Confira a programação completa: 
Dia 14 de março (quarta-feira):
Abertura com performance poética musicada de Nelson Maca. Debate sobre o livro “O Genocídio do Negro Brasileiro”, com Kabengele Munanga (UFRB), Marluce Macedo (UNEB), Samuel Vida (UFBA) e Sandro Sussuarana (Sarau da Onça). Lançamento da nova edição do referido livro e da biografia de Abdias Nascimento.
Horário: 8h30
Local: Teatro Martim Gonçalves, Escola de Teatro da UFBA - sujeito à lotação do espaço.

Dia 15 de março (quinta-feira):
Slam Abdias / Troféu IPEAFRO Sankofa. Atrações: DJ Bieta, Coletivo Boca Quente, Sarau da Onça, poeta Giovane Sobrevivente, Maestrina Elem e Banda Meninos da Rocinha do Pelô. Sessão de autógrafos dos livros.
Horário: 16h
Local: Sala Mestre King – Sede da Funceb (Pelourinho) - sujeito à lotação do espaço

Dia 16 de março (sexta-feira):
Filme “Abdias Nascimento Memória Negra”, do cineasta baiano Antonio Olavo. Recitação de poesias com Milsoul Santos e poetas locais. Conversa com Antonio Olavo,
professor Kabengele Munanga e Elisa Larkin Nascimento, viúva de Abdias Nascimento e autora da biografia. Sessão de autógrafos dos livros.
Horário: 19h
Local: Sala Walter da Silveira (Barris) – sujeito à lotação do espaço



Relação de atividades do eixo Culturas das Resistências no site do FSM.


https://wsf2018.org/es/atividades/categorias/culturas-de-resistencias/

 Pessoal, já participei de Fóruns, como inscrito, como colaborador. Uma aparente confusão é "natural". O FSM não é como os eventos padrões. Tem um dinamismo próprio, são muitos eventos em um só, inclusive autônomos. Ou seja, nem tudo acontecerá exatamente como programado. E muito ocorrerá sem ser "oficial".
Minha dica, usem a UFBA como referência. E se preparem para "bater pernas". Arranjem um mapa, acordem cedo e relaxem se nem tudo for "perfeitinho".
E façam amigos, ou no mínimo camaradas. Inclusive, estes novos amigos lhes darão também boas dicas.
Outro Mundo é Possível.

 Sergio Luz
 Para ter acesso a um grupo de informações  autogestionario e colaborativo no facebook, clique https://www.facebook.com/groups/1745061099122232/


https://www.facebook.com/events/440602966353321/
Neste momento histórico de enormes retrocessos na América Latina e em outros continentes, o GT Nacional do Frepop – Fórum de Educação Popular convida educadoras e educadores populares a se engajarem nas atividades do Fórum Social Mundial 2018.

Entre os retrocessos destes tempos sombrios, no Brasil, país sede do FSM2018, desenvolve-se um golpe parlamentar, midiático e jurídico, que impõe um regime antidemocrático a toda a sociedade com consequências duras as camadas populares. O Golpe em curso promove retrocessos em direitos conquistados na Constituição de 1988, muitos deles, regulamentados e exercidos somente no no início deste século e coloca o futuro de gerações em risco.
Para construirmos juntos uma agenda de protagonismo popular na Política, na Cultura, nos Direitos Humanos e nas frentes de atuações de educadores e educadoras, convidamos para participar das atividades no FSM2018, organizadas por sujeitos históricos que semeiam a esperança, entre estes, o Frepop e dezenas de educadoras e educadores que se articulam no processo de sua organização.
Realizaremos na programação do FSM2018 duas atividades. A primeira ocorrerá dia 14 pela manhã, em articulação com o Fórum Mundial de Direitos Humanos, Universidade Popular dos Movimentos Sociais e Rede CulturaEduca denominada Atividade de Convergência: Educação, Cultura e Direitos Humanos. A segunda atividade será realizada dia 15 a tarde, será uma roda de conversa com o tema gerador: O papel da Educação Popular na organização e resistência contra o avanço conservador e golpista na América Latina. As duas atividades têm como local a Tenda de Direitos Humanos, que estará montada na UFBA, campus de Ondina, e terão educadoras e educadores convidados com a tarefa provocar o debate.
Convidamos você a participar, compartilhar e divulgar a seus contatos e redes sociais, este momento que marcará o início de um novo ciclo de organização da esperança para as camadas populares do Brasil e do mundo.


















Nenhum comentário: