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DANÇAS CIRCULARES

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ATENÇÃO!!!


A comunidade bom pastor está localizada próximo ao Terminal Rodoviário da Av. Maracaju no bairro  Stos. Dumont.
O acesso ao local de realização da oficina de danças circulares partindo do centro,  deve ser feito através da Av. Visconde de Maracaju, sentido Soledade, Lamarão e Conj. João Alves. Ao passar em frente ao terminal Maracaju, entrar na segunda rua a direita após o terminal, na esquina desta segunda rua encontra-se a Igreja Adventista. Esta rua é a Efrem Fernandes Fontes, no numero 65 está localizado a comunidade bom pastor, que fica localizada a  400 metros da Igreja Adventista.
A oficina no sábado tem previsão de inicio para as  8 horas e no domingo, 9 horas.


COLETIVO AÇÃO CULTURAL PROMOVE A EDIÇÃO 2015 DA OFICINA DE DANÇAS CIRCULARES DOS POVOS.

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“As Danças Circulares dos Povos formam um rico caleidoscópio de sonoridades, cenários, gestos e histórias que nos proporcionam uma viagem intercultural e a consciência de que fazemos parte de um todo maior. As danças convidam-nos a estabelecer conexões, conhecer o corpo em movimento, desenvolver sensibilidades, vivenciar o encontro com espontaneidade e alegria.” (Maria Barroso)


Desde meados dos anos 2000, para alimentar a chama das rodas de danças circulares em Aracaju , a Ação Cultural promove a edição anual da oficina de danças circulares, sob a coordenação de Àlvaro Pantoja , que integrou o extinto Cenap, um pioneiro e criativo coletivo de arte educadores populares , responsável por uma das mais importantes portas de entrada para as danças circulares dos povos em nossa região. 

Esta edição 2015, terá como local de realização a Comunidade Bom Pastor,  localizada à Rua Efrem Fernandes Fontes, 65- Bairro Santos Dumont, próximo ao Terminal Rodoviário Maracaju e acontecerá nos dias  6 e 7 de junho. 

Dessa vez, e o repertório escolhido pelo focalizador Àlvaro Pantoja, constará de danças circulares com músicas ciganas dos Balcãs; danças circulares com música popular brasileira; danças circulares dos Florais de Bach. O valor da inscrição é de R$150,00, incluindo CDs e apostilas com as músicas do encontro. Quem antecipar o pagamento até 05 de maio receberá um desconto de R$10,00. 

Público a que se destina: Educadores (as), técnicos (as), agentes sociais e culturais e pessoas de diferentes áreas interessadas na integralidade do ser humano e em conhecimentos que potencializem a revitalização das pessoas e experiências pedagógicas e de cura.


A taxa de inscrição também poderá ser paga em duas vezes e o depósito pode ser realizado através da conta do  Banco do Brasil -


Agência 2611-5   Conta 27.014-8

Para participar, siga as instruções abaixo:
1- Efetue o pagamento de sua inscrição ( Banco do Brasil - Agência 2611-5   Conta 27.014-8 );
2- Preencha a ficha abaixo com todos os dados solicitados (incluindo a data e o número do depósito);
3- Envie-a para o seguinte e-mail: zezitodeoliveira@gmail.com

Data do Depósito: ......................
Número de documento/depósito: ..............................

Nome.:.............................................................................................................

End.:............................................................Bairro.:........................................

Cidade.:.........................................CEP.:........................................................

Tel.:................................ E-mail.:....................................................................

Instituição/Organização/Entidade:...................................................................


OBS.: Pedimos que sua confirmação de inscrição e depósito seja efetuada o quanto antes para que possamos nos organizar com antecedência para o Encontro!!! É IMPORTANTE ,portanto, esse retorno por e-mail! Agradecemos desde já a compreensão, a colaboração e a participação de todos!
Mais informações: Irene Smith - 9836-1945 (vivo) - Maxivel Ferreira 8815-1116 (Oi) - Zezito de Oliveira 8117-2290 (claro) ou 8864-5927 (Oi)
Sobre o focalizador da oficina de danças circulares


Àlvaro Pantoja é  Educador/Formador, licenciado em Filosofia e doutorado em Ciências da Educação. Durante 15 anos foi membro do coletivo de educadores/formadores do Centro Nordestino de Animação Popular (CENAP), com atuação no campo das metodologias do trabalho social e educativo. Desde 2001 tem atuado como focalizador em rodas, encontros, ateliers/workshops e cursos de Danças Circulares, em diversas cidades do nordeste brasileiro (Recife, João Pessoa, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luis, Fortaleza e Sobral);  desde 2009 na cidades do Porto e Braga (Portugal).


LEIA/VEJA MAIS:


Reportagem da Tv Aperipê sobre a Oficina de Danças Circulares de Janeiro de 2011.

http://www.youtube.com/user/acaoculturalsergipe1?feature=mhsn#p/u/0/yfogJxMZjRw


Cenas escolhidas das danças circulares em Sergipe


http://acaoculturalse.blogspot.com/2011/02/blog-post.html


Como foi a oficina de danças circulares de janeiro de 2011?


http://consorciocultural.blogspot.com/2011/01/blog-post.html


QUATRO ARTIGOS, UM ENSAIO E ALGUNS VIDEOS SOBRE DANÇAS CIRCULARES


3º Baile de Danças Circulares faz desconhecidos darem as mãos e proporciona um mosaico cultural

Tá certo.... o final de todo baile é o silêncio. Mas o desse baile foi diferente. Não foi somente a música que acabou. Era um silêncio diferente, daqueles que faz a gente olhar para dentro, refletir. Vamos rodar a roda do tempo... antes do fim... vamos ao começo.

Findou que num sábado à noite, entre opções culturais noturnas de Aracaju – é possível citar bandas de rock independente no pub do Capitão Cook ou comer crustáceos e bater papo com os amigos nos barulhentos bares da Passarela do Carangueijo – surgiu uma curiosa: um Baile de Dança Circular.

Leia mais:

http://www.overmundo.com.br/overblog/baile-de-integracao

O primeiro contato que tive com as danças circulares se deu em Recife, no ano de 1999, quando participei de um primeiro encontro com William Vale, de Belo Horizonte. A partir de então, continuo tendo essa experiência até os dias de hoje.

Ao receber o convite através do Centro Nordestino de Animação Popular(PE), fiquei em dúvida se a proposta iria muito além de um repertório com base nas divertidas (mas já conhecidas) rodas infantis. E foi muito além mesmo! Pela primeira vez, tive contato com danças de roda de adultos, oriundas de diversos povos e tradições, e de algumas idealizadas por coreógrafos contemporâneos, com exceção das cirandas de Olinda e Recife, a qual já me havia sido apresentada em outras ocasiões, nas minhas andanças por Pernambuco.
Leia mais:

http://www.overmundo.com.br/overblog/a-danca-da-vida-2-movimento-1

Segundo Alcino Ferreira e Clemente Lizana(in memorian), no texto “A questão do corpo nos movimentos populares”, educadores populares da Equipe Habeas Corpus de Recife: “Os nossos corpos são portadores, por assim dizer, de feridas e de cicatrizes imprimidas pela organização do universo político e pela repressão social.”

Já Frei Betto, em artigo de sua autoria intitulado corpo cósmico, afirma: “Esse corpo que somos dorme e sonha, sofre e goza, sabe-se feliz ou contrai-se em tristeza, esbanja saúde ou fragiliza-se na doença. Sobretudo, é capaz de algo inacessível a todos os outros animais: sorrir . E, no entanto, ainda vivemos num mundo submerso em lágrimas. Porque esse corpo, provido de sentimentos e emoções, guarda rancores, iras e ódios, embora tão capaz de compaixão, ternura e amor.”

Leia mais:

http://http://www.overmundo.com.br/overblog/a-danca-da-vida

O Baile de Danças Circulares realizado no Gonzagão, no sábado, 11 de Outubro de 2008, encerrou com bastante alegria, em Sergipe, o ciclo de comemoração ao centenário de nascimento de Bernhard Wosien, iniciado com a realização da Roda Aberta de Diálogo sobre as Danças Circulares, na noite do dia 26 de setembro, e prosseguindo com a Oficina, nos dias 27 e 28 daquele mês, na Fundação de Seguridade Social (GEAP).

O bailarino, coreógrafo e professor alemão Bernhard Wosien iniciou, a partir dos anos 30 do século passado, o registro e difusão de muitas danças tradicionais européias, tendo sido essa prática posteriormente incorporada por pessoas de outros continentes, garantindo assim que o patrimônio dançante das populações originárias e/ou tradicionais viesse a ser experimentado pelas novas gerações.

http://www.overmundo.com.br/overblog/bailando-com-as-estrelas

“Que impulso irresistível leva o homem a dançar? Por que, ainda no estado natural mais primitivo, em lugar de economizar suas energias para encontrá-las mais intactas no momento da ação, necessária a seu sustento ou sua defesa, desperdiça-as em movimentos fisicamente esgotantes?

Sem dúvida, por uma necessidade interior, muito mais próxima do campo espiritual que do físico. Seus movimentos, que progressivamente vão se ordenando em tempo e espaço, são a válvula de liberação de uma tumultuosa vida interior que ainda escapa à análise. Em definitivo, constituem formas de expressar os sentimentos: desejos, alegrias, pesares, gratidão, respeito, temor, poder...

No entanto, esses sentimentos estão intimamente relacionados com a necessidade material do grupo humano primitivo. Necessidade de amparo, abrigo, alimento, defesa e conquista; de preocupação, saúde e comunicação. Tais requisitos levam-no, primeiro, a observar a natureza e a relação que existe entre os fenômenos naturais propícios ou contrários à sua necessidade. A cada uma destas manifestações ele atribui um espírito e uma vontade semelhantes à sua.

Leia mais:

http://acaoculturalse.blogspot.com/2008/03/danas-circulares-uma-proposta-cultural.html

VIDEOS

Reportagem da Tv Aperipê sobre Encontro de Danças Circulares em Sergipe, com entrevista do focalizador Álvaro Pantoja - 08-03-2008.

http://www.youtube.com/watch?v=n3l5aGVmCzI


Trabalho acadêmico da segunda mostra de vídeo clipes experimentais dos alunos de Publicidade da Universidade Católica de Pernambuco, disciplina de PUP Audiovisual II. Orientado pelo professor Rodrigo Duguay. Equipe Caroline Quintas, Rafaela Salsa, Renata Monteiro e Pablo Murilo.

http://www.youtube.com/watch?v=gB-kEjdZ8_4&feature=player_embedded